• Suspeito é capturado por policiais civis após perseguição em ruas da região central de Assis
  • Assis estrutura política oficial de turismo e busca inclusão no mapa nacional
  • Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 16:36h • 26 de janeiro de 2025

Governo de SP abre chamamento para coleta de sementes nas unidades de conservação

Objetivo é estimular a realização de projetos de recuperação de áreas degradadas. Também foi lançado um catálogo com informações completas sobre cerca de 200 espécies nativas existentes nas áreas protegidas do estado

Da Redação com informações da Semil | Foto: Divulgação

A Fundação Florestal poderá oferecer apoio técnico e logístico, com o fornecimento de informações sobre as áreas de coleta, dados técnicos sobre as espécies e os valores de referência para a execução dos projetos. Ela também fiscalizará o trabalho de coleta.
A Fundação Florestal poderá oferecer apoio técnico e logístico, com o fornecimento de informações sobre as áreas de coleta, dados técnicos sobre as espécies e os valores de referência para a execução dos projetos. Ela também fiscalizará o trabalho de coleta.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da Fundação Florestal, lançou um chamamento público para credenciamento e seleção de projetos de coleta remunerada de sementes de espécies nativas nas Unidades de Conservação estaduais. A iniciativa faz parte da estratégia do governo de São Paulo para promover a recuperação florestal no estado utilizando vegetação nativa, inclusive espécies ameaçadas de extinção.

“Com esse chamamento estamos garantindo mais oferta de sementes, que é um dos desafios em projetos de restauração florestal. Além de contribuir com nossa meta de colocar em restauração 37,5 mil hectares até 2026, também tem impacto direto sobre comunidades indígenas e quilombolas, que podem ser remuneradas no contexto desses projetos pelo serviço de coleta de sementes”, ressalta a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O chamamento público se dá em duas fases: a primeira é de credenciamento, e o prazo para envio dos documentos é de 30 dias da data da publicação (22/01). Na segunda, os credenciados terão 60 dias para apresentar os projetos, indicando em quais áreas pretendem realizar a coleta, as espécies, quantidades e destinação. Aqueles que tiverem os projetos aprovados receberão a autorização para a coleta de sementes e propágulos, estruturas em que as células de algumas plantas adultas se soltam para dar origem a “filhotes”.

A autorização terá validade de até 5 (cinco) anos e poderá ser renovada por igual período. Ela implicará o pagamento de outorga à Fundação Florestal, que será determinada pelo peso de sementes e pelo número de plântulas coletadas. O material coletado deve ser transportado até o ponto de verificação indicado pela Fundação, onde será feita a contagem e identificação. Os preços de referência estão disponíveis no site da Fundação Florestal, no endereço https://fflorestal.sp.gov.br/coleta-de-sementes/calculadora/. Eles servirão como parâmetro de cobrança pela coleta realizada.

A obrigação de pagar pode ser transformada em obrigação de dar ou fazer, o que garante que os habilitados possam devolver ao Estado com a execução de projetos de restauração, montagem de viveiros, entre outros. As redes de coletores locais contarão com desconto de 25% (vinte e cinco por cento), como forma de estimular a economia local e a geração de empregos.

Podem participar do chamamento pessoas físicas e jurídicas que possuam experiência comprovada em atividades de coleta de sementes, conservação ambiental, restauração ecológica ou temas relacionados. Para isso, deverão se credenciar e apresentar o demonstrativo de experiência e a declaração de compromisso com as normas ambientais, entre outros documentos.

A Fundação Florestal poderá oferecer apoio técnico e logístico, com o fornecimento de informações sobre as áreas de coleta, dados técnicos sobre as espécies e os valores de referência para a execução dos projetos. Ela também fiscalizará o trabalho de coleta.

No estado, a FF administra 119 Unidades de Conservação, sendo 66 de proteção integral (estações ecológicas, parques estaduais, monumentos naturais e refúgios de vida silvestre) e 53 unidades de uso sustentável (áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, florestas estaduais, reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável).

O chamamento faz parte de uma série de iniciativas o contexto do Refloresta SP, programa de recuperação da vegetação no estado. Nos últimos dois anos, o estado de São Paulo ganhou uma área em restauração de 17 mil hectares, o equivalente a 16,5 mil campos de futebol. Significa que uma área equivalente a 108 Parques Ibirapuera entrou em processo de recuperação. A meta do governo de São Paulo é de restaurar a vegetação nativa e estabelecer sistemas produtivos biodiversos em 1,5 milhão de hectares até 2050 e, para atingir tal escala, o chamamento é estratégico para garantir o suprimento de sementes de qualidade, valorizando a rica biodiversidade paulista.

Catálogo de árvores

Para orientar a coleta de sementes, a Fundação lançou um catálogo de árvores das unidades de conservação, com mais de 200 espécies catalogadas. O documento traz informações completas sobre cada espécie, tais como características e localização geográfica em São Paulo, melhor técnica de coleta de sementes, período mais adequado do ano para a realização da coleta, número médio de sementes por quilo, beneficiamento e recomendação de plantio.

“O objetivo é ter um guia para aqueles que pretendem realizar a coleta de sementes, fornecendo os subsídios que eles precisam para montar os projetos com sucesso”, explica Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal. O catálogo está disponível no site da Fundação.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:21h • 25 de agosto de 2025

OLX, Temu e AliExpress estão entre os e-commerces que mais geram desconfiança no Brasil

Estudo aponta que 71% dos consumidores já identificaram anúncios falsos em redes sociais e alertam para risco de golpes digitais

Descrição da imagem

Mundo • 19:33h • 25 de agosto de 2025

Estudos comprovam: filhos de pais ativos têm notas mais altas e mais autoconfiança

Presença paterna ou de figuras substitutas influencia notas, comportamento e até autoestima das crianças

Descrição da imagem

Policial • 18:48h • 25 de agosto de 2025

Suspeito é capturado por policiais civis após perseguição em ruas da região central de Assis

Suspeito de 27 anos foi detido após perseguição a pé e encaminhado ao sistema prisional da região

Descrição da imagem

Saúde • 18:44h • 25 de agosto de 2025

Aromaterapia ganha espaço no cuidado com idosos e atletas; conheça os benefícios

Óleos essenciais são aliados naturais para bem-estar, sono, memória e até desempenho esportivo

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:39h • 25 de agosto de 2025

Iniciativas públicas e comunitárias aproximam brasileiros dos livros

Brasil tem 6.021 bibliotecas públicas e comunitárias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:13h • 25 de agosto de 2025

Plantas no Mediterrâneo florescem até 18 dias mais cedo por causa das mudanças climáticas

Estudo com participação da Unesp mostra impactos no ecossistema e alerta para riscos na polinização e na produção de alimentos

Descrição da imagem

Cidades • 16:41h • 25 de agosto de 2025

Cidadania Itinerante de SP leva serviços essenciais a oito cidades nesta semana

Iniciativa conta com unidades móveis equipadas e uma equipe especializada para garantir atendimento ágil, sem burocracia, especialmente para moradores de áreas afastadas de unidades fixas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:19h • 25 de agosto de 2025

Webinar reúne jornalistas para debater fact-checking e combate à desinformação

Encontro promovido pela LatAm Intersect discute fact-checking, apresenta ferramentas tecnológicas e incentiva boas práticas informativas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?