• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 12:14h • 19 de outubro de 2025

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

Serão avaliados riscos presentes como contato com adultos e de compras

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.
No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou, na quarta-feira (15), portaria que aponta que aplicativos e jogos eletrônicos, além dos produtos audiovisuais, também poderão ter classificação indicativa.

Outro anúncio foi a criação de uma nova faixa etária indicativa, a de 6 anos de idade, para filmes, programas e também para os novos itens passíveis de classificação. Até agora, as classificações existentes são livre, 10 anos, 12, 14,16 e 18 anos.

“A portaria que assinamos é especialmente inovadora ao incluir a chamada interatividade digital”, disse o ministro. Ele explicou que, atualmente, a classificação indicativa se baseava apenas em conteúdo que continham sexo, nudez, drogas e violência.

“Mas a partir de agora serão avaliados riscos presentes em jogos eletrônicos, aplicativos de toda espécie à venda nas redes sociais. Serão averiguadas a possibilidade de contato com adultos desconhecidos, as compras online não autorizadas e as interações potencialmente perigosas. com agentes de inteligência artificial”, explicou Lewandowski.

O objetivo, segundo o ministro, é criar mecanismos que contribuam para a construção de um ambiente midiático e digital mais seguro, educativo e respeitoso para as crianças brasileiras.

Proteção

O governo ainda lançou vídeos do programa Famílias Fortes, para fomentar políticas para reduzir fatores de risco relacionados à violência, à saúde mental e ao uso de drogas.

“Nosso objetivo é que até o fim de 2026 o programa beneficie três mil famílias, pelo menos”.

Outro anúncio foi a aprovação de projeto do governo para dar prioridade à tramitação de procedimentos penais envolvendo mortes violentas de crianças e adolescentes. “A proposta também instituiu um sistema de monitoramento unificado para esses casos”.

O objetivo é acelerar as investigações e julgamentos de crimes como homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. quando as vítimas são crianças e adolescentes.

Ainda nesta quarta, o governo assinou o Pacto Nacional pela Escuta Protegida de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência.

Cenário preocupante

Ricardo Lewandowski destacou que dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 revelam um cenário muito preocupante para a infância e adolescência. O ministro citou que, nos últimos dois anos, as mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes aumentaram 4,2%, e totalizaram 2.356 casos.

“Este lamentável cenário exige uma ação imediata e coordenada do Estado brasileiro. O projeto Crescer em Paz reafirma o compromisso do governo com a proteção e a dignidade das crianças e dos adolescentes”.

A partir do novo pacto, foi criado, segundo Lewandowski, um sistema unificado para receber denúncias de violações online. com um protocolo de atendimento.

Urgências

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou que o dever do Estado é garantir plenitude de acesso aos direitos para que seja possível assegurar um projeto de vida plena. “São mais de 54 milhões de crianças e adolescentes no país, mas os dados sobre sua situação de segurança são preocupantes”, citou.

Outro dado destacado é que houve o aumento de 245,6% de interrupções no calendário escolar por conta da violência. “Isso nos mostra a urgência da pauta de prevenção e proteção à vida e à integridade física de nossas crianças e adolescentes”.

No ambiente digital, foram 2.543 registros criminais de bullying e 452 de cyberbullying, com uma concentração em ambos os casos em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

“Superar esse cenário é o que tentamos fazer no governo federal. Uma das nossas maiores vitórias no campo de garantias foi a aprovação do ECA Digital nesse ano, o que estendeu a proteção do ECA”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância