Responsabilidade Social • 18:27h • 03 de setembro de 2025
Geração Prateada transforma trabalho em propósito e pertencimento após os 60+
Pesquisa da FGV mostra aumento no número de idosos ocupados e especialistas destacam impacto positivo do trabalho na saúde mental, na autonomia e no pertencimento social
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1

O número de pessoas com 60 anos ou mais ocupadas no Brasil cresceu 68,9% entre 2012 e 2024, passando de 5,1 milhões para 8,6 milhões, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com base em dados do IBGE. O aumento revela a presença cada vez mais ativa da chamada Geração Prateada no mercado de trabalho e levanta a reflexão sobre os significados dessa atividade na vida dos idosos.
Para a psicóloga e consultora de RH, Bia Tartuce, o trabalho nessa fase da vida vai muito além da renda. A atividade profissional contribui para a autoestima, fortalece vínculos sociais, traz sensação de utilidade e proporciona liberdade e propósito. Segundo ela, após anos dedicados ao cuidado de outros, muitos idosos encontram na vida profissional uma forma de realização pessoal e de valorização do tempo, visto como recurso precioso.
Esses significados também são retratados no documentário Envelhescência, dirigido por Gabriel Martinez, que apresenta a rotina de seis pessoas acima dos 60 anos. O filme mostra como o trabalho pode coexistir com atividades físicas, hobbies e realização de sonhos, reforçando a ideia de que envelhecer pode ser sinônimo de viver de forma plena e produtiva.
O estudo da FGV, no entanto, indica que mais da metade da população idosa ocupada, 53,8%, está na informalidade, em atividades com baixa qualidade e menor rendimento. Embora a necessidade financeira seja um fator determinante para a busca por emprego, os dados e relatos mostram que os significados do trabalho vão além da remuneração, reunindo elementos como pertencimento, autonomia e saúde mental.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital