• PAT de Assis divulga novas vagas de emprego em diversas áreas nesta semana
  • Vocem apresenta projeto 2026 com foco na base, gestão responsável e novo ciclo em Assis
  • ICMS reforça caixa de Assis com mais de R$ 2,2 milhões e fecha janeiro acima de R$ 4,6 milhões
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 11:40h • 30 de outubro de 2024

Garra completa 48 anos: conheça a unidade de elite da Polícia Civil

Treinado e bem equipado, o Grupo Armado de Repressão a Roubo preza pela integridade física do cidadão e atua em ocorrências extremas

Da Redação com informações da Secretaria de Segurança de SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O Garra é uma “divisão diferenciada da corporação”, que usa de mecanismos próprios para preservar não só a vida dos policiais durante o auxílio em alguma ocorrência, mas também do cidadão.
O Garra é uma “divisão diferenciada da corporação”, que usa de mecanismos próprios para preservar não só a vida dos policiais durante o auxílio em alguma ocorrência, mas também do cidadão.

Criado em outubro de 1976, o Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra) é um setor de elite da Polícia Civil responsável por prestar apoio a delegacias de todo o estado de São Paulo em ocorrências de gravidade. Bem equipado e com técnicas especializadas, para além do roubo e assalto, o grupo age em casos de sequestro, roubo a bancos, operações e cumprimento de mandados.

No primeiro semestre de 2024, o Garra prestou atendimento e apoio em 397 ocorrências, prendeu 75 infratores e capturou 16 procurados pela Justiça, atuou no cumprimento de 109 mandados de busca e apreensão, além de ter apreendido milhares de porções de drogas, armas, veículos e celulares.

O delegado-geral de polícia, Artur Dian, observa que o grupo tático é “eminentemente repressivo”. “Sua função não é investigar, mas garantir com segurança a ação de campo de quem investiga”.

O efetivo do Garra passa por treinamentos constantes e estuda as principais tecnologias e armas de combate para estar à frente de qualquer ataque criminoso. Todos os policiais que integram a divisão, pertencente ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), se voluntariam para entrar, como é o caso do investigador James Hodinguer. Ele conta que mesmo antes de entrar para a Polícia Civil, sempre quis realizar o trabalho tático, operando armamentos, granadas de luz e som e auxiliando na proteção das equipes que realizam o trabalho investigativo por trás. 

Ainda conforme Hodinguer, o Garra é uma “divisão diferenciada da corporação”, que usa de mecanismos próprios para preservar não só a vida dos policiais durante o auxílio em alguma ocorrência, mas também do cidadão, uma vez que muitas das ações do grupo são em casos de sequestro, cárcere privado, entre outros.

Delegado há 21 anos, sendo pelo menos 15 à frente do Garra, Eduardo Brotero afirma que para entrar no grupo, os policiais devem passar por um curso prévio antes de iniciar o trabalho de campo. Nas aulas, são avaliados desde o preparo físico até a noção de direitos humanos dos agentes. “Trabalhamos com todos os departamentos da Polícia Civil que solicitam apoio operacional justamente porque estamos muito bem equipados e treinados para atuar em qualquer ocorrência em que haja a necessidade de uma proteção a mais”, explicou.

Brotero completa dizendo que a vida e a integridade física do cidadão são os pilares do Garra, e sempre que estiverem expostos a criminosos, o “Garra estará preparado para agir”.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:51h • 27 de janeiro de 2026

Confira as promessas de destino para 2026

Com base nas tendências de mercado, o próximo ano consolida destinos tradicionais e revela novas experiências

Descrição da imagem

Policial • 17:18h • 27 de janeiro de 2026

Delegacia Seccional de Assis recebe 22 novos escrivães para reforçar atendimento policial

Profissionais formados pelo DEINTER-8 já começaram a atuar nas unidades da região, ampliando a capacidade operacional da Polícia Civil

Descrição da imagem

Economia • 16:50h • 27 de janeiro de 2026

Simples Nacional registra crescimento expressivo de empresas do agronegócio, aponta estudo

Levantamento do IBPT mostra avanço de 7,1% em um ano, com forte presença de MEIs, renovação do setor e protagonismo regional

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:23h • 27 de janeiro de 2026

Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo

Número de assassinatos em 2025 chegou a 80

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:49h • 27 de janeiro de 2026

Assis terá Carnaval gratuito de 14 a 17 de fevereiro com o Carnassis 2026

Evento será realizado no espaço coberto atrás da Estação Ferroviária com entrada gratuita e programação cultural

Descrição da imagem

Saúde • 15:10h • 27 de janeiro de 2026

Oftalmologista orienta pais a priorizarem exames de rotina antes da volta às aulas

Avaliação visual pode identificar problemas que afetam o aprendizado e o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:43h • 27 de janeiro de 2026

Feira da Noite acontece nesta terça-feira em Assis com show do Grupo CRV

Evento começa às 17h no Espaço Coberto André Francisco de Assis e reúne produtores locais, gastronomia e apresentação musical às 19h

Descrição da imagem

Cidades • 14:13h • 27 de janeiro de 2026

Tarumã abre inscrições para Bolsa de Estudos 2026 com prazo até 20 de fevereiro

Programa oferece apoio financeiro à formação acadêmica e inscrições começaram na segunda-feira, dia 26

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar