Política • 13:41h • 29 de julho de 2024
G20 no Rio marca cooperação histórica entre Brasil e EUA para o clima
Parceria estratégica foi firmada durante a reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20 no Rio
Da Redação | Com informações do Ministério da Fazenda | Foto: Diogo Zacarias
Em um momento significativo para a agenda climática global, Brasil e Estados Unidos firmaram uma parceria estratégica para o clima. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, assinaram o documento durante a reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20, realizada na sexta-feira (26/7) no Rio de Janeiro (RJ).
A Parceria pelo Clima foi formalizada dias após um encontro bilateral entre Haddad e Yellen na mesma cidade. O documento destaca a cooperação entre os dois países para enfrentar as crises ambiental e climática globais, enfatizando a importância de ações conjuntas para apoiar transições justas e o desenvolvimento econômico sustentável.
O acordo prevê que Brasil e EUA trabalharão juntos tanto multilateralmente quanto bilateralmente para desenvolver políticas e reformas em instituições internacionais, visando a utilização mais eficiente e efetiva de capitais público e privado para enfrentar os desafios climáticos mais urgentes. A parceria focará em tecnologias para produção de energia limpa, cadeias de valor resilientes, mercados de carbono íntegros e conservação de florestas e biodiversidade.
Acesse aqui a Declaração Conjunta Parceria sobre o Clima do Ministério da Fazenda e do Tesouro dos Estados Unidos
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita