• Representatividade e infância: o que a Barbie autista revela sobre meninas com TEA
  • Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro
  • Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:02h • 11 de dezembro de 2024

Formação em educação inclusiva é lançada pelo MEC

Curso visa formar professores de educação básica que atuam em salas de aula comuns, promovendo um ensino mais inclusivo e equitativo.

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Segundo os representantes do MEC, o curso é muito esperado por uma grande parcela de professores, além de representar um divisor de águas dentro da política de educação especial na perspectiva inclusiva.
Segundo os representantes do MEC, o curso é muito esperado por uma grande parcela de professores, além de representar um divisor de águas dentro da política de educação especial na perspectiva inclusiva.

O Ministério da Educação (MEC) lançou na segunda-feira, 9 de dezembro, o curso “Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. A cerimônia aconteceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube.

A iniciativa tem como objetivo capacitar professores da educação básica que atuam em salas de aula regulares, aprimorando suas práticas pedagógicas em alinhamento com as políticas educacionais inclusivas. Com a meta de oferecer 1,25 milhão de vagas, o programa busca promover um ensino mais inclusivo e equitativo em todo o país.

Durante o evento, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, e o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Alexandre Mapurunga, participaram por vídeo, destacando a relevância do curso. Segundo eles, a capacitação atende a uma demanda significativa entre os professores e representa um marco nas políticas de educação especial, reforçando que a formação sólida dos educadores é essencial para garantir o direito à educação inclusiva.

Presenças e atividades

Estiveram presentes no lançamento o reitor da UFRRJ, Roberto de Souza; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Laércio Costa; o diretor de Educação a Distância da Capes, Antonio Carlos Amorim; e o coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial do MEC, Marco Antônio Melo. Também participaram representantes nacionais da Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O encontro contou com atividades como uma aula inaugural e uma roda de discussão, voltada exclusivamente aos participantes presenciais. Educadores e especialistas também contribuíram com debates e reflexões sobre os desafios e as práticas da educação inclusiva.

Sobre o curso

Oferecido na modalidade de educação a distância (EaD), o curso utilizará uma abordagem inovadora com quatro módulos, totalizando 120 horas. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem da Capes (Avacapes) e combinarão atividades síncronas e assíncronas.

Os conteúdos abordarão temas como os aspectos históricos e legais da educação especial, desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem, currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas. Além disso, os participantes desenvolverão propostas de ação utilizando recursos didáticos e materiais pedagógicos que promovam a inclusão dos alunos da educação especial em salas de aula regulares.

Essa capacitação reforça o compromisso do MEC com a formação de professores, buscando uma educação inclusiva e de qualidade para todos.  

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:39h • 26 de janeiro de 2026

API, LGPD e mensagens em 2026: o que empresas podem ou não fazer na comunicação digital

Regras de proteção de dados e políticas das plataformas exigem equilíbrio entre automação, privacidade e conformidade legal

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:23h • 26 de janeiro de 2026

Representatividade e infância: o que a Barbie autista revela sobre meninas com TEA

Especialista em neurodesenvolvimento analisa como a identificação simbólica influencia autoestima, pertencimento e diagnóstico ao longo da infância

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:49h • 26 de janeiro de 2026

Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho, aponta Cetesb

Levantamento avalia 175 pontos; 151 estão aptos e 24 foram classificados como impróprios na semana passada

Descrição da imagem

Economia • 17:22h • 26 de janeiro de 2026

Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro

Edital prevê diferentes modalidades de transação, com descontos que podem chegar a até 100% sobre juros, multas e encargos legais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:54h • 26 de janeiro de 2026

Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil

Destinos afrocentrados se destacam em diferentes regiões do país ao unir cultura, memória e experiências conduzidas por quem vive os territórios

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:28h • 26 de janeiro de 2026

Estudo da Unesp busca terapias inovadoras contra Covid-19

Pesquisador vinculado a centro financiado pela Fapesp estuda anticorpos monoclonais capazes de neutralizar diferentes variantes do SARS-CoV-2

Descrição da imagem

Mundo • 15:55h • 26 de janeiro de 2026

Ipem-SP orienta consumidores sobre novas regras para refrigeradores

Novas regras da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2026, tornando critérios de eficiência energética mais rigorosos

Descrição da imagem

Cidades • 15:19h • 26 de janeiro de 2026

Piscina Municipal de Cruzália passa a funcionar até as 19h a partir desta segunda-feira

Novo horário entrou em vigor hoje, dia 26, e amplia acesso da população ao espaço de lazer

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar