• Assis realiza nova escuta pública da Política Nacional Aldir Blanc nesta quinta-feira
  • UNESP Assis promove grupo de acolhimento psicológico para mulheres na UBS Maria Izabel
  • Previsão do tempo: Assis terá tempo firme no 4º final de semana de agosto, com máxima de 34ºC
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 18 de fevereiro de 2025

Foliões a bordo: cruzeiros devem atrair mais de 50 mil pessoas

Ao todo, 14 navios farão embarques e escalas durante o período, impulsionando o turismo e a economia nos destinos visitado

Da Redação com informações do Mtur | Foto: Divulgação Clia Brasil

A indústria de cruzeiros tem investido continuamente em tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, com um compromisso claro: zerar a emissão de carbono até 2050.
A indústria de cruzeiros tem investido continuamente em tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, com um compromisso claro: zerar a emissão de carbono até 2050.

O Carnaval se aproxima e muitos foliões veem nos cruzeiros a oportunidade perfeita para viajar e viver experiências inesquecíveis. De 28 de fevereiro a 5 de março, 14 navios, entre cabotagem e longo curso, farão embarques e escalas pela costa brasileira, movimentando mais de 50 mil pessoas entre passageiros e tripulantes, segundo a CLIA no Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Os roteiros dos cruzeiros incluem destinos como Rio de Janeiro, Salvador, Santos, Búzios, Maceió, Ilhabela, Ilha Grande, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Angra dos Reis, Fortaleza e Paraty, além de Buenos Aires e Montevidéu, impulsionando significativamente o turismo e a economia local. No Rio de Janeiro, o Pier Mauá receberá nove navios, com cinco deles atracando simultaneamente em dois dias consecutivos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, fala da importância do segmento para a atividade turística no país. “O turismo no Brasil está aquecido e com números positivos de faturamento, ocupação, movimentação de passageiros, mostrando que o brasileiro está viajando mais, com dinheiro no bolso e podendo priorizar atividades de lazer com a família e amigos”, afirmou.

De acordo com o mais recente estudo da CLIA no Brasil, o impacto econômico médio (direto, indireto e induzido) gerado por cada cruzeirista é de R$ 668,91 nas cidades de escala e R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque.

"O Carnaval é uma das épocas mais procuradas para viagens, e os cruzeiros oferecem uma experiência única, combinando conforto, lazer e a oportunidade de explorar diversos destinos em uma única viagem. Além de momentos inesquecíveis para os passageiros, essa movimentação impulsiona a economia, gera empregos e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”, destaca Marco Ferraz, presidente da CLIA no Brasil.

O impacto econômico das viagens de cruzeiro vai além do período da viagem: segundo a CLIA Global, 60% dos cruzeiristas retornam posteriormente aos destinos que conheceram a bordo para estadias mais longas, ampliando ainda mais os benefícios para as cidades visitadas.

Os navios oferecem uma programação completa para todos os perfis de viajantes: opções gastronômicas inclusas, teatro, shows, academia, spa, games, piscinas e, claro, festas temáticas para quem quer aproveitar o Carnaval em grande estilo. "Grandes eventos, como o Carnaval, são convites perfeitos para embarcar e viver novas experiências, ainda mais considerando o excelente custo-benefício dos cruzeiros", complementa Marco Ferraz.

Sustentabilidade

Além do entretenimento e dos impactos positivos para o turismo e a economia, a sustentabilidade também está no centro das operações do setor. A indústria de cruzeiros tem investido continuamente em tecnologias para reduzir emissões e aumentar a eficiência energética, com um compromisso claro: zerar a emissão de carbono até 2050.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 18:29h • 21 de agosto de 2025

9 hábitos que aliviam dores nas articulações no inverno, segundo ortopedista

Ortopedista explica como reduzir desconfortos, manter a mobilidade e até quando a cirurgia pode ser necessária

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:33h • 21 de agosto de 2025

SP tem roteiros para viajantes solteiros; confira 5 dicas

Entre vinícolas e parques temáticos, Setur-SP destaca experiências em estádios de futebol, mergulhos monitorados e uma jornada pelas cavernas do Vale do Ribeira

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 21 de agosto de 2025

Arquitetura, magia e gastronomia: 7 razões para visitar a Disneyland Paris

Especialista em Disney explica por que o parque francês é único e deve entrar no roteiro de viagem dos brasileiros

Descrição da imagem

Esporte • 16:44h • 21 de agosto de 2025

Voleibol adulto feminino agita noite em Echaporã com amistosos gratuitos

Jogos acontecem nesta quinta-feira, dia 21, no Ginásio de Esportes, com entrada gratuita e presença do público local

Descrição da imagem

Saúde • 16:13h • 21 de agosto de 2025

Cresce número de mortes por ataques de abelhas e falta tratamento específico no Brasil

Número de ocorrências cresceu 83% em três anos e mortes mais que dobraram, enquanto falta tratamento específico

Descrição da imagem

Educação • 15:55h • 21 de agosto de 2025

USP é a melhor universidade ibero-americana pelo terceiro ano consecutivo, segundo ranking

Além da USP, a Unesp e a Unicamp se destacaram entre as 500 melhores instituições classificadas, ocupando o grupo entre a 401ª e a 500ª posição

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:22h • 21 de agosto de 2025

Corrida com cães: especialistas destacam cuidados indispensáveis para a prática

Exercícios físicos com pets fortalecem vínculos e promovem saúde, mas exigem atenção a limites e recomendações veterinárias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:36h • 21 de agosto de 2025

Canetas emagrecedoras podem interferir no transplante capilar, alertam especialistas

Cirurgião recomenda suspender uso três semanas antes do procedimento para garantir eficácia e segurança da cirurgia

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?