• Fuvest abre inscrições para o vestibular 2026 da USP
  • Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis
  • Quando chamar o SAMU 192? Consórcio CIVAP reforça orientações na região de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 10:11h • 26 de março de 2025

Fiocruz lança IA para ajudar no registro de pesquisas clínicas

Ferramenta terá base de aprendizagem atualizada em regulação

Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Também existe uma expectativa de que Rebec@ atraia pesquisadores de outros países com interesses de pesquisa na América Latina.
Também existe uma expectativa de que Rebec@ atraia pesquisadores de outros países com interesses de pesquisa na América Latina.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou na segunda-feira (24) uma inteligência artificial generativa para o registro de pesquisas clínicas. A expectativa é que Rebec@, nome dado à IA, possa responder sobre documentos e prazos para submissão de registros, tipos de estudos, regras para a aprovação e para se tornar voluntário em pesquisas.

As pesquisas clínicas são estudos feitos em pessoas para medir segurança e eficácia de novos medicamentos, vacinas e procedimentos de manejo clínico. São fundamentais para a chegada de alternativas terapêuticas.

Segundo a Fiocruz, Rebec@ está conectada a uma base de aprendizagem atualizada em regulação e boas práticas em pesquisa clínica. Ela funcionará 24 horas por dia e sete dias por semana.

A IA trabalha com diferentes temas considerados prioritários pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como condições de saúde, doenças, populações específicas. Para alguns, há fast-tracks, vias de revisão expressa com aprovação em até 48 horas. Rebec@ pode ajudar a identificar se a pesquisa está entre as prioridades.

A previsão é incorporar, ainda este ano, fast-tracks para estudos com todos os patógenos definidos como prioridade da OMS na América Latina. O lançamento global das inovações está previsto para o dia 20 de maio, Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, na 78ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.

“Cada funcionalidade tem um custo baixíssimo e é sustentável não só porque otimiza recursos hoje. O efeito é exponencial, com externalidades positivas cumulativas que afetam toda cadeia de inovação. Agilizar a colaboração científica nacional e internacional e a transparência da informação é agilizar a chegada segura de vacinas ou outras inovações à sociedade. O impacto no SUS é direto”, destaca a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira.

Testes

A IA vem sendo testada informalmente pela rede global International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP), padrão ouro da Organização Mundial da Saúde em transparência da informação. Somente pesquisas com aval do registro no Clinical Trials (EUA) ou em plataformas da rede ICTRP, são aceitos pelas revistas científicas mais reconhecidas.

“Isso faz toda a diferença, ainda mais em situações de risco e emergências de saúde, como pandemias, em que a colaboração científica e a publicação de resultados exigem credibilidade mesmo correndo contra o tempo”, diz a coordenadora de Rebec@, Luiza Silva.

Josué Laguardia, um dos professores responsáveis pela coordenação do Registro Brasileiro, destaca que Rebec@ pode agilizar em muito o atendimento, pois há padrões que se repetem entre as dezenas de usuários que passam diariamente pelos revisores humanos do Registro.

“Rebec@ pode dar atenção ininterruptamente a estas dúvidas mais frequentes, enquanto paralelamente revisores lidam com os demais casos de modo personalizado durante o expediente da Fundação, com pronto atendimento ou até hora marcada”, diz Laguardia.

Também existe uma expectativa de que Rebec@ atraia pesquisadores de outros países com interesses de pesquisa na América Latina.

“Acreditamos que pode ser o início de um ecossistema de pesquisa realmente integrado para a região e que pode ser viável atuar como um condomínio de incubação de registros primários para países que ainda não tem nossa expertise em curadoria de informação no padrão ICTRP. Estamos buscando entender as regulações éticas das nações vizinhas”, diz Laguardia.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 09:24h • 20 de agosto de 2025

Rolo de massagem ajuda na mobilidade e alivia dor lombar crônica

Testada em voluntários, opção para tratamento da doença aumentou a velocidade de movimento do tronco, podendo evitar fadiga precoce

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 20 de agosto de 2025

Rodas de conversa com psicólogas, escolha do local de provas: veja novidades da Fuvest 2026

Fuvest Escuta atende à necessidade de oferecer suporte psicológico àqueles vestibulandos sujeitos a crises de ansiedade ou estresse

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 20 de agosto de 2025

Vacinas do Butantan entram em programa de incentivo à inovação

Programa reconhece capacidade tecnológica do Butantan, que passa a ter estímulo e condições de desenvolver as vacinas

Descrição da imagem

Mundo • 08:18h • 20 de agosto de 2025

DER-SP adota sistema inédito de prevenção a incêndios em rodovias

Ferramenta classifica as áreas lindeiras e faixas de domínio conforme o risco de propagação do fogo; região de Ribeirão Preto concentra os trechos com maior nível de atenção

Descrição da imagem

Cidades • 08:03h • 20 de agosto de 2025

Assis lança REFIS 2025 com até 100% de desconto em juros e multas para regularização de débitos

Contribuintes terão até 30 de setembro para aderir ao programa que facilita o pagamento de dívidas municipais e fortalece a arrecadação para saúde, educação e infraestrutura

Descrição da imagem

Educação • 07:10h • 20 de agosto de 2025

Fuvest abre inscrições para o vestibular 2026 da USP

Na seleção pelo vestibular 2026, são oferecidas pela USP 8.147 vagas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:10h • 19 de agosto de 2025

Bebê nasce de embrião congelado há mais de 30 anos e levanta debate sobre ciência da fertilidade

Caso nos Estados Unidos mostra como a técnica de congelamento permite preservar a chance de gestação por décadas

Descrição da imagem

Policial • 19:31h • 19 de agosto de 2025

Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis

Dois homens foram presos em flagrante nesta terça-feira após furtarem veículo e residência; bens foram devolvidos às vítimas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?