• Empresas de Assis oferecem oportunidades em várias áreas com prazos até 31 de agosto
  • Repasse de ICMS garante mais de R$ 12 milhões para cidades da região de Assis
  • Ônibus do Exame de Papanicolau atenderá população de Assis entre terça e quinta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 10:01h • 15 de janeiro de 2025

Famílias de vítimas da ditadura receberão documentos retificados

Emissão reconhece que mortes resultaram de atos de violência do Estado

Agência Brasil | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Com a retificação e emissão de novos documentos, há o reconhecimento de que as mortes foram resultado de atos de violência do Estado.
Com a retificação e emissão de novos documentos, há o reconhecimento de que as mortes foram resultado de atos de violência do Estado.

Os familiares de 434 mortos e desaparecidos durante a ditadura civil-militar no Brasil, parcela que teve oficialmente os casos registrados, por meio da Comissão Nacional da Verdade (CNV), receberão certidões de óbito atualizadas de seus parentes em fevereiro. Com a retificação e emissão de novos documentos, há o reconhecimento de que as mortes foram resultado de atos de violência do Estado, ou seja, de que se tratou de uma série de acossamentos cometidos contra pessoas que questionavam a tomada do poder pelos militares e as violações de direitos perpetradas durante o período.

A medida atende aos princípios contidos na Resolução 601/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os cartórios deverão encaminhar os documentos ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Segundo o CNJ, a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) tem provocado o Estado brasileiro a assumir a responsabilidade pelas perseguições, muitas das quais resultaram em execuções das vítimas pelas mãos dos agentes de repressão. Desde 2017, as retificações estão sendo feitas e, do total de casos registrados e confirmados, somente dez foram concluídas administrativamente.

Apesar de finalizadas, ocultavam informações importantes para o contexto dos crimes. Nem a data, nem a causa da morte eram indicadas no documento emitido. Na documentação, existia apenas menção à Lei nº 9.140/1995, que reconhece como mortas as pessoas desaparecidas por participar ou serem acusadas de participar de atividades políticas no intervalo entre de 2 de setembro de 1961 a 5 de outubro de 1988.

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, lamentou que não tenha havido um pedido formal de perdão até hoje. "Embora nunca tenha havido um pedido formal de desculpas, como deveria ter havido, pelo menos nós, do CNJ, tomamos as providências possíveis de reparação moral dessas pessoas que foram perseguidas e sofreram o desaparecimento forçado", disse Barroso, durante a aprovação do ato, na semana passada.

Encaminhamento e as entregas de documentos

De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade representativa dos cartórios de todo o país, no caso de registros de óbitos já existentes, o Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ON-RCPN), que responde à organização, demandará a alteração ao respectivo cartório, o que deverá ser feito em até 30 dias. Quando o corpo não tiver sido localizado e, portanto, não existir óbito lavrado, a Arpen-Brasil remeterá o processo ao Cartório de Registro Civil dos locais de falecimento da pessoa morta ou desaparecida. O prazo para emissão é o mesmo.

No caso de local de morte incerto ou não sabido, o envio será feito pelo cartório de domicílio da pessoa interessada. Já na ausência das informações, a remessa se dará ao cartório responsável pela lavratura do nascimento das pessoas mortas e desaparecidas políticas constantes no relatório final da CNV. As certidões de pessoas mortas ou desaparecidas políticas, cujos familiares e outros entes queridos não forem localizados para a entrega, deverão ficar sob a guarda de museus ou outros espaços de memória, ouvidos os familiares e entidades engajados na causa.

Após a alteração, o cartório enviará a certidão de óbito, em meio digital, ao Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais (ONRCPN), que encaminhará à CEMDP. Todo o processo será gratuito e a CNV será responsável por realizar a entrega das certidões às famílias das vítimas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 13:02h • 26 de agosto de 2025

Uso incorreto de antibióticos em hospitais amplia risco de resistência

Levantamento aponta uso excessivo e descarte inadequado dos medicamentos, agravando problema de saúde pública e ambiental

Descrição da imagem

Educação • 12:24h • 26 de agosto de 2025

CNPq flexibiliza regras e bolsistas podem ter outras fontes de renda

CNPq flexibiliza regras e bolsistas podem ter outras fontes de renda

Descrição da imagem

Economia • 12:04h • 26 de agosto de 2025

REFIS 2025 oferece parcelamentos e condições especiais para contribuintes em Assis

Programa estará disponível entre 1º e 30 de setembro para contribuintes que desejam regularizar débitos com o município

Descrição da imagem

Educação • 11:39h • 26 de agosto de 2025

Brasil quer 64% das crianças alfabetizadas até o fim de 2025

Meta faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que já tem adesão de todos os estados e quase todos os municípios. Em 2024, resultado ficou em 59,2%

Descrição da imagem

Economia • 11:14h • 26 de agosto de 2025

Trabalhadores rejeitam baixos salários e jornada 6x1; comércio do Brás sofre com falta de mão de obra

Em 2024, mais de 7 milhões de trabalhadores pediram demissão no país. A maioria atuava no comércio, em jornadas exaustivas e com remuneração próxima ao salário mínimo. Empresários reclamam da escassez de mão de obra, mas especialistas apontam que o problema está nas condições precárias oferecidas

Descrição da imagem

Classificados • 10:52h • 26 de agosto de 2025

Empresas de Assis oferecem oportunidades em várias áreas com prazos até 31 de agosto

Diversas empresas da cidade e região estão com processos seletivos abertos, muitos deles com prazo final até domingo

Descrição da imagem

Cidades • 10:09h • 26 de agosto de 2025

Maracaí suspende coleta seletiva temporariamente para manutenção da Coopascam

Moradores devem guardar materiais recicláveis em casa até a retomada do serviço

Descrição da imagem

Saúde • 09:32h • 26 de agosto de 2025

Médicos lançam guia de prevenção à saúde no trabalho

Documento foi distribuído para sindicatos, empresas e órgãos públicos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?