• Representatividade e infância: o que a Barbie autista revela sobre meninas com TEA
  • Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro
  • Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 09:24h • 27 de novembro de 2024

Fala racista de modelo causa indignação. Saiba diferença de racismo e injúria racial

Adilson Moreira, professor de Direito da Universidade de Harvard, explica a diferença entre crimes de racismo e injúria racial

Da Redação com informações da CUT | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O crime de racismo é um tipo de crime que ofende ou é praticado contra uma coletividade de indivíduos.
O crime de racismo é um tipo de crime que ofende ou é praticado contra uma coletividade de indivíduos.

A apresentadora Ana Paula Minerato foi demitida da escola de samba Gaviões da Fiel e Band FM, na última segunda-feira (25), após o vazamento de áudios em que a mesma faz comentários racistas direcionados à cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, durante uma conversa no WhatsApp.

O caso indignou as redes sociais e ficou entre os assuntos mais comentados no X (antigo Twitter) no dia 25. Nos áudios, Minerato conversa com o ex-namorado e faz comentários racistas sobre o cabelo e a cor da cantora.

Após o conteúdo, a cantora Ananda rebateu as falas racistas em seu Instagram, segundo o G1. "Se acha tão bonita assim para desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você?", questiona.

Em nota, a Gaviões da Fiel e a emissora de rádio Band FM repudiaram veementemente os comentários racistas de Ana Paula e afirmaram que não compactuam com qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Injúria racial ou crime de racismo: saiba a diferença

Mas, afinal, se racismo é um crime inafiançável, e a injúria racial é derivada do racismo e, portanto, deveria ser tipificada da mesma forma, por que ainda é tão difícil punir o racismo com rigor no Brasil, mesmo com provas?

Adilson Moreira, doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, afirma que é preciso promover dois tipos de transformação na legislação brasileira atual.

De acordo com o professor, é preciso explicar que a injúria racial é quando se ofende a honra subjetiva de um indivíduo, utilizando a raça, o xingamento racista para atingir a honra de alguém.

“É preciso mudar a lei em dois sentidos: classificar o crime de injúria racial como crime de racismo e aumentar a pena de todas as manifestações de crime de racismo porque, atualmente, mesmo quando as pessoas são condenadas, elas são condenadas a três semanas ou pagam a pena com uma cesta básica e coisas dessa natureza”, afirma Adilson, que é também autor dos livros “O que é racismo recreativo?” e “Pensando como um negro”.

Já o crime de racismo, acrescenta, é um tipo de crime que ofende ou é praticado contra uma coletividade de indivíduos.

Na legislação brasileira, o crime de racismo é regulado pela Lei nº 7716, de 1984, que tornou o racismo crime inafiançável. A injúria, crime contra a honra, é um tipo de crime regulado pelo Código Penal.

Adilson nos ajuda a entender esses dois conceitos e a falha na legislação brasileira quando se trata da questão racial. Ele nos cita dois exemplos.

“Um homem negro vai se candidatar a uma vaga de emprego e a pessoa que vai entrevistar diz: "Não vou te contratar porque você é negro ou negra”.

Aqui, segundo ele, temos um crime de racismo. Mas, se nós estamos na rua e alguém chama uma pessoa negra de macaco, isso será um crime de injúria racial, de acordo com a legislação brasileira.

“É curioso que quando nós lemos as defesas das pessoas acusadas tanto do crime de racismo como a injúria racial, elas sempre mencionam “não posso ser racista porque a minha empregada é negra, a babá dos meus filhos é negra, porque eu tenho um amigo negro, porque tive uma professora negra", finaliza o professor.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:39h • 26 de janeiro de 2026

API, LGPD e mensagens em 2026: o que empresas podem ou não fazer na comunicação digital

Regras de proteção de dados e políticas das plataformas exigem equilíbrio entre automação, privacidade e conformidade legal

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:23h • 26 de janeiro de 2026

Representatividade e infância: o que a Barbie autista revela sobre meninas com TEA

Especialista em neurodesenvolvimento analisa como a identificação simbólica influencia autoestima, pertencimento e diagnóstico ao longo da infância

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:49h • 26 de janeiro de 2026

Quase 90% das praias do litoral paulista estão próprias para banho, aponta Cetesb

Levantamento avalia 175 pontos; 151 estão aptos e 24 foram classificados como impróprios na semana passada

Descrição da imagem

Economia • 17:22h • 26 de janeiro de 2026

Pequenos empreendedores podem renegociar dívidas com a União até 30 de janeiro

Edital prevê diferentes modalidades de transação, com descontos que podem chegar a até 100% sobre juros, multas e encargos legais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:54h • 26 de janeiro de 2026

Afroturismo ganha força nas férias de janeiro com roteiros que revelam a história negra do Brasil

Destinos afrocentrados se destacam em diferentes regiões do país ao unir cultura, memória e experiências conduzidas por quem vive os territórios

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:28h • 26 de janeiro de 2026

Estudo da Unesp busca terapias inovadoras contra Covid-19

Pesquisador vinculado a centro financiado pela Fapesp estuda anticorpos monoclonais capazes de neutralizar diferentes variantes do SARS-CoV-2

Descrição da imagem

Mundo • 15:55h • 26 de janeiro de 2026

Ipem-SP orienta consumidores sobre novas regras para refrigeradores

Novas regras da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence) entraram em vigor em 1º de janeiro de 2026, tornando critérios de eficiência energética mais rigorosos

Descrição da imagem

Cidades • 15:19h • 26 de janeiro de 2026

Piscina Municipal de Cruzália passa a funcionar até as 19h a partir desta segunda-feira

Novo horário entrou em vigor hoje, dia 26, e amplia acesso da população ao espaço de lazer

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar