Educação • 16:08h • 30 de julho de 2025
Explosão do EAD leva universidades a adotar IA para garantir qualidade em larga escala
Plataforma desenvolvida no Brasil ajuda professores a criarem avaliações personalizadas e ganha espaço em instituições diante da expansão do ensino a distância
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria JN | Foto: Divulgação

O ensino a distância (EAD) cresceu mais de 700% no Brasil nos últimos dez anos, segundo dados do último Censo da Educação Superior. O avanço, que amplia o acesso ao ensino superior, também representa um desafio: manter a qualidade pedagógica em meio ao aumento exponencial de alunos e à sobrecarga dos docentes.
Diante deste cenário, instituições de ensino de todo o país têm adotado a inteligência artificial como aliada estratégica. Um exemplo é a PUC Minas, que durante o 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), apresentou sua experiência com a plataforma brasileira "Maieutics ai". A ferramenta automatiza a criação de avaliações inéditas com base em materiais fornecidos pelos próprios professores, respeitando a autonomia e autoria docente.
“O Maieutics Studio nos oferece suporte direto na criação de questões acadêmicas, o que otimiza o trabalho do professor e libera tempo para outras atividades fundamentais, como o relacionamento com os alunos”, afirma Ludmila Reis Pinheiro, especialista em EAD da PUC Minas. Segundo ela, o uso responsável da tecnologia ajuda a preservar o papel central do professor e garante mais tempo para o que realmente importa: o aluno.
Desenvolvida por uma edtech brasileira, a plataforma permite que os docentes escolham tópicos, grau de dificuldade, tipo de questão e ainda personalizem todas as sugestões geradas. A economia de tempo é significativa: uma pesquisa com 13 mil professores mostra que a IA pode reduzir em até 85% o tempo gasto com avaliações, o que representa cerca de 20 horas mensais por docente.
A aposta em tecnologia também ocorre em um momento de mudanças no setor, com o novo marco regulatório da EAD (Decreto nº 12.456/2025), que reorganiza a oferta de cursos a distância e define critérios de qualidade e estrutura para polos e currículos. Com a média de alunos por professor já acima de 170 na rede privada, soluções como a Maieutics ai ajudam a garantir qualidade mesmo em grande escala.
“Nosso objetivo é devolver ao professor o que ele tem de mais precioso: o tempo. Automatizamos tarefas repetitivas sem abrir mão da personalização e da autoria docente”, reforça Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics ai. Para ele, a conexão entre quem ensina e quem aprende é o que sustenta o futuro da educação, mesmo com o uso intensivo de tecnologia.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital