Saúde • 16:01h • 16 de setembro de 2025
Exercício físico aliado ao ômega-3 reduz inflamação e protege contra periodontite
Estudo publicado na Scientific Reports mostra que a prática moderada de atividade física combinada com suplementação de ômega-3 melhora a resposta imune e diminui a gravidade da periodontite apical crônica, condição que pode levar à perda de dentes
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

A periodontite apical crônica é uma inflamação no ápice do dente, geralmente causada por cáries não tratadas que permitem a entrada de bactérias até a raiz. Essa condição pode provocar perda óssea e, em casos graves, levar à perda do dente. Também está associada a doenças como diabetes, síndrome metabólica, arteriosclerose e problemas renais, em uma relação de agravamento mútuo.
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Unesp, com apoio da Fapesp, avaliaram 30 ratos divididos em três grupos: um sem tratamento, outro submetido a natação e um terceiro que, além dos exercícios, recebeu suplementação de ômega-3. Os resultados mostraram que a atividade física reduziu a inflamação e a perda óssea, mas a combinação com ômega-3 trouxe melhorias ainda mais significativas, regulando a resposta imune e limitando a infecção.
As análises revelaram que os animais suplementados apresentaram os menores níveis de citocinas pró-inflamatórias e menos células ligadas à destruição óssea. Exames de microtomografia também confirmaram que a perda de osso alveolar foi menor entre os grupos que receberam intervenção.
Segundo o professor Rogério de Castilho Jacinto, orientador do estudo, muitas vezes o paciente não percebe que tem periodontite apical devido ao caráter silencioso da doença. Mas, em situações de baixa imunidade, ela pode evoluir para dor, formação de pus, inchaço no rosto e até perda dentária.
Para os autores, os achados reforçam a importância do exercício físico e do consumo de ômega-3 na regulação do sistema imune. Embora sejam necessários estudos clínicos em humanos, os pesquisadores destacam que essa é mais uma evidência dos benefícios já conhecidos dessas práticas para a saúde em geral – agora também com impacto positivo na saúde bucal.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital