Saúde • 16:01h • 16 de setembro de 2025
Exercício físico aliado ao ômega-3 reduz inflamação e protege contra periodontite
Estudo publicado na Scientific Reports mostra que a prática moderada de atividade física combinada com suplementação de ômega-3 melhora a resposta imune e diminui a gravidade da periodontite apical crônica, condição que pode levar à perda de dentes
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP
A periodontite apical crônica é uma inflamação no ápice do dente, geralmente causada por cáries não tratadas que permitem a entrada de bactérias até a raiz. Essa condição pode provocar perda óssea e, em casos graves, levar à perda do dente. Também está associada a doenças como diabetes, síndrome metabólica, arteriosclerose e problemas renais, em uma relação de agravamento mútuo.
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Unesp, com apoio da Fapesp, avaliaram 30 ratos divididos em três grupos: um sem tratamento, outro submetido a natação e um terceiro que, além dos exercícios, recebeu suplementação de ômega-3. Os resultados mostraram que a atividade física reduziu a inflamação e a perda óssea, mas a combinação com ômega-3 trouxe melhorias ainda mais significativas, regulando a resposta imune e limitando a infecção.
As análises revelaram que os animais suplementados apresentaram os menores níveis de citocinas pró-inflamatórias e menos células ligadas à destruição óssea. Exames de microtomografia também confirmaram que a perda de osso alveolar foi menor entre os grupos que receberam intervenção.
Segundo o professor Rogério de Castilho Jacinto, orientador do estudo, muitas vezes o paciente não percebe que tem periodontite apical devido ao caráter silencioso da doença. Mas, em situações de baixa imunidade, ela pode evoluir para dor, formação de pus, inchaço no rosto e até perda dentária.
Para os autores, os achados reforçam a importância do exercício físico e do consumo de ômega-3 na regulação do sistema imune. Embora sejam necessários estudos clínicos em humanos, os pesquisadores destacam que essa é mais uma evidência dos benefícios já conhecidos dessas práticas para a saúde em geral – agora também com impacto positivo na saúde bucal.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço