• Recesso municipal altera funcionamento dos serviços em Assis até 2 de janeiro
  • Vila Agro desta sexta-feira reúne feira rural, gastronomia e show em Assis
  • Tempo segue fechado e com chuva em Assis no último fim de semana antes do Natal
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 08:52h • 19 de dezembro de 2025

Etecs e Fatecs desenvolvem tecnologias para deficientes visuais

Alunas da Etec, de Novo Horizonte, e da Fatec Campinas apresentam equipamentos de detecção de obstáculo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O dispositivo funciona preso ao braço da pessoa e o app envia orientações ao usuário por meio de fones de ouvido
O dispositivo funciona preso ao braço da pessoa e o app envia orientações ao usuário por meio de fones de ouvido

É comemorado no dia 13 de dezembro o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, data criada para motivar reflexões, combater o preconceito e propor soluções para os desafios enfrentados por pessoas nessa condição. No Brasil, são cerca de 7 milhões de pessoas cegas ou com algum tipo de deficiência visual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), número que demanda políticas públicas de inclusão mais urgentes.

Sensíveis à essa questão, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte, e da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas desenvolveram projetos que proporcionam mais segurança e autonomia aos deficientes visuais.

Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Campinas desenvolveram o aplicativo GuiaVoz com sensores integrados para identificar obstáculos como escadas, portas, elevadores e outros pontos de risco e depois alertar o usuário por meio de comandos de voz. O dispositivo funciona preso ao braço da pessoa e o app envia orientações ao usuário por meio de fones de ouvido.

Planejado inicialmente para pessoas com deficiência visual, o GuiaVoz pode beneficiar também pessoas que estejam em locais desconhecidos. Em eventos, por exemplo, o aplicativo pode orientar visitantes, facilitando o acesso a salas, laboratórios e auditórios. “Mais que um projeto de tecnologia, o GuiaVoz é um convite à empatia e à inclusão porque une inovação e responsabilidade social, tornando os espaços mais humanos, acessíveis e preparados para todos”, explica o orientador Diogo Robles.

O projeto foi apresentado na 16ª Feteps e testado por visitantes com deficiência visual. As estudantes responsáveis pela inovação, Giovana Silva e Maria do Nascimento, destacaram que o retorno foi bastante positivo e o sistema, aprovado nos testes. “A aceitação pelos usuários reforçou que o GuiaVoz atende uma necessidade real e pode evoluir para ajudar muitas pessoas futuramente”, afirmou Giovana.

Tecnologia mais acessível

Na Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, as alunas Flávia Toledo, Gabriela Clancher e Giulia Bueno, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, também desenvolveram uma tecnologia assistiva para garantir mais autonomia aos deficientes visuais.

O projeto Giglafla: sensor para deficientes visuais consiste num sistema de assistência portátil para pessoas deficientes visuais, baseado na plataforma Arduino e sensor ultrassônico capaz de detectar obstáculos e buracos no caminho.

A detecção é feita por meio da medição contínua entre o sensor e os objetos que estão à frente do usuário e emite alertas sonoros. Segundo Flavia, já existem no mercado dispositivos semelhantes, mas a um custo de R$ 5 mil aproximadamente, enquanto o protótipo desenvolvido pelas alunas tem um custo estimado em R$ 300 reais. “Essa diferença torna o nosso projeto mais acessível e adequado à população com deficiência visual que tem mais restrições financeiras”, afirma.

Para o coordenador do projeto, Daniel Bruno da Silva, a tecnologia assistiva permite integrar o deficiente visual à vida cotidiana e futuramente esse protótipo poderá ser adaptado a diversos formatos de acessórios como bengala, chapéu, cinto e óculos, com acionamento de alerta vibratório que sinaliza obstáculos ou buracos no caminho do usuário. “Acessibilidade não significa apenas permitir o acesso físico, mas também garantir a participação plena das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida”, afirma.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:46h • 19 de dezembro de 2025

Alta Paulista celebra tradição com mestres da cachaça e experiências únicas

Região conta com cinco representantes na nova rota temática lançada pelo Governo de SP; iniciativa soma à outras três rotas: Vinho, Café e Queijo

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:41h • 19 de dezembro de 2025

Carreta da Alegria oferece passeios gratuitos neste sábado em Quatá

Ação natalina acontece na Praça da Fonte, das 17h às 22h, com prioridade para pessoas com TEA e PcDs na primeira volta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:10h • 19 de dezembro de 2025

Agenda cultural de Palmital entra na reta final com programação a partir de sexta

Agenda segue até terça-feira, 23, com apresentações gratuitas no centro da cidade

Descrição da imagem

Cidades • 15:36h • 19 de dezembro de 2025

Prefeitura de Marília orienta população a não deixar sacolas de lixo no chão

Sacos plásticos nas vias públicas entopem os bueiros, provocando alagamentos na região urbana

Descrição da imagem

Variedades • 15:05h • 19 de dezembro de 2025

Por que dezembro concentra mais conflitos entre casais e afeta crianças e adolescentes

Sobrecarga emocional, pressão financeira e convivência intensa tornam o fim do ano um período de maior instabilidade dentro de casa

Descrição da imagem

Policial • 14:48h • 19 de dezembro de 2025

Entenda o papel da Polícia Científica na investigação de acidentes fatais

Análises técnicas, uso de tecnologia e princípios da física permitem reconstruir a dinâmica das ocorrências com precisão

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:13h • 19 de dezembro de 2025

Natal 2025 em Pedrinhas Paulista reúne música, coral e entrega de presentes nesta sexta-feira

Evento no Cine Teatro Municipal terá apresentações culturais e participação do Papai Noel, com programação aberta à população

Descrição da imagem

Educação • 13:41h • 19 de dezembro de 2025

Curso de Direito da FEMA tem reconhecimento renovado pelo Conselho Estadual de Educação

Avaliação positiva do CEE confirma qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura oferecida pela instituição

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025