Educação • 11:10h • 13 de agosto de 2025
Estudantes do interior podem disputar vaga para representar o Brasil no mundial de programação
Competição celebra 30 anos em 2025 e busca estudantes de Assis e região para representar o Brasil no cenário internacional
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação

A Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), conhecida como as “Olimpíadas da Programação”, está com inscrições abertas até 23 de agosto para sua edição 2025. Reconhecida como a maior e mais prestigiada competição de tecnologia do país, a iniciativa já impactou mais de 20 mil estudantes ao longo de três décadas, revelando talentos que hoje atuam em empresas como Google, Microsoft, Nubank e VTEX. Neste ano, a maratona conta também com o apoio do Movimento Tech 2030, ampliando o alcance e incentivando a participação de jovens programadores de todas as regiões, incluindo Assis e cidades vizinhas.
Com etapas presenciais em mais de 50 sedes espalhadas pelo Brasil, a competição desafia estudantes universitários e técnicos a resolver problemas complexos usando programação. A fase Sub-Regional acontece no dia 13 de setembro e será a porta de entrada para a Final Brasileira, marcada para os dias 6 a 9 de novembro, em São Paulo, reunindo 400 finalistas de todo o país. Os melhores times seguirão para a Final Latino-Americana, em março de 2026, no Chile, e poderão chegar até a Final Mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC), que será realizada em Baku, no Azerbaijão.
Além do aspecto competitivo, a maratona é reconhecida pelo impacto formativo. Segundo dados da rede alumni da SBC, 80% dos ex-competidores atuam no setor privado, com destaque para as áreas de Backend, Fullstack, Dados, Inteligência Artificial e Machine Learning. Empresas de alcance global recrutam frequentemente participantes que se destacam no evento. A experiência desenvolve competências como raciocínio lógico, trabalho em equipe e tomada de decisão, habilidades que estão entre as mais demandadas pelo mercado, segundo relatórios da McKinsey & Company e do Fórum Econômico Mundial.
A participação é aberta a equipes compostas por três estudantes de graduação e um técnico, que pode ser professor ou profissional da área. Mesmo sem experiência anterior, qualquer interessado que goste de desafios lógicos e programação pode se inscrever. Para isso, o técnico deve cadastrar o time no site do ICPC e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no portal da SBC.
A presença de representantes do interior paulista, como Assis e região, é vista como estratégica para mostrar o potencial local na área de tecnologia.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital