Ciência e Tecnologia • 17:39h • 12 de setembro de 2025
Estudantes criam combustível ecológico a partir de resíduos de madeira
Projeto premiado alia economia circular, impacto social e ambiental, e pode ser replicado em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP no Brasil
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação
Estudantes da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Poços de Caldas, venceram um desafio estudantil promovido em parceria com a CHEP, empresa referência em soluções logísticas e economia circular. O concurso buscava soluções inovadoras para a destinação sustentável dos resíduos de madeira de paletes, ao fim de sua vida útil.
A equipe vencedora, chamada PartnerCHEP e formada pelos universitários Giovana Fontes Vitorino, João Victor Souza Diniz e Lucas Eduardo Ribeiro, apresentou um modelo de reaproveitamento de resíduos para a produção de briquetes energéticos, blocos compactados usados como combustível sólido. Além de substituir opções como lenha, carvão ou gás, o projeto prevê a produção em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP, como Louveira (SP), em parceria com cooperativas locais, gerando renda e inclusão produtiva.
De acordo com Samantha Rodriguez, Senior Manager de Sustentabilidade da CHEP para a América Latina, o projeto se destacou pela solidez técnica e pelo potencial de expansão. “A iniciativa impressionou pelo modelo de escalabilidade e pelo impacto social agregado. Agora, o próximo passo é analisar os detalhes a fundo e avaliar a viabilidade de implementação”, afirmou.
Para os estudantes, a experiência representou a chance de colocar em prática os aprendizados acadêmicos. “Foi uma oportunidade única de aplicar conhecimentos além da sala de aula, pensar em comunicação, relevância e impacto. Isso nos prepara de verdade para o mercado de trabalho”, destacou Lucas Ribeiro.
O professor Fabio Ferraço, vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção, ressaltou a importância da proposta. “Esse resultado mostra como experiências desafiadoras que unem academia, setor produtivo e engajamento social permitem transformar ideias em soluções concretas”, disse.
No total, 33 alunos participaram do desafio, com 11 propostas avaliadas por uma banca de especialistas da CHEP e da universidade. Os vencedores receberam certificado de reconhecimento, brindes da companhia e um curso on-line de ESG.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço