Educação • 11:30h • 19 de julho de 2024
Escola das Adolescências é a nova aposta do MEC para o ensino fundamental
Iniciativa visa fortalecer a qualidade do ensino nos anos finais do ensino fundamental, abrangendo 15 mil escolas em todo o país
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Bruna Araújo/MEC
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira (11) a Portaria nº 635/2024, que institui o Programa Escola das Adolescências. A iniciativa busca aprimorar a oferta educativa para os anos finais do ensino fundamental, valorizando o desenvolvimento dos estudantes nessa etapa crucial da educação.
O programa é estruturado em três eixos principais: governança para a aprendizagem com equidade, desenvolvimento profissional de professores e gestores, e organização curricular e pedagógica. Em colaboração com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, o MEC implementará estratégias para alcançar os objetivos do programa.
Para apoiar a implementação do programa, os recursos serão repassados às redes municipais e estaduais por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), em uma modalidade específica para o Escola das Adolescências.
Em maio de 2024, o MEC realizou a Semana da Escuta das Adolescências, ouvindo mais de 2 milhões de estudantes em mais de 20 mil escolas para identificar os principais desafios dos anos finais do ensino fundamental. Esse diagnóstico ajudará a direcionar as ações do programa, garantindo que as escolas atendam às expectativas e necessidades dos alunos.
A expectativa é que o programa, que será implantado inicialmente em 15 mil escolas, torne a escola mais atrativa para os jovens, incentivando a frequência e a permanência dos alunos na rede de ensino.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita