• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 10:27h • 21 de outubro de 2025

Entenda como a destruição de garrafas auxilia no combate à adulteração de bebidas alcóolicas

Vasilhames vazios foram destruídos e encaminhados para reciclagem em mais um desdobramento das ações contra a contaminação por metanol

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Os vasilhames estavam em galpão clandestino na zona leste da capital
Os vasilhames estavam em galpão clandestino na zona leste da capital

Mais de 100 mil garrafas vazias de bebidas alcoólicas que seriam reutilizadas em fábricas clandestinas para adulteração e falsificação foram destruídas. A ação, realizada na quarta-feira (15), retirou de circulação os vasilhames, impedindo a reutilização por grupos criminosos, e deu a destinação ecologicamente correta, encaminhando para a reciclagem.

Segundo o delegado Ronald Quene, titular da 1ª Cerco, a operação representa um duro golpe no esquema de falsificação. Ele explica que medidas como a apreensão e destruição das garrafas são consideradas eficazes no enfrentamento à falsificação, porque retira dos criminosos a principal matéria-prima usada para envasar bebidas adulteradas, reduzindo drasticamente a capacidade de produção e distribuição ilegal.

“Qualquer pessoa poderia adquirir esses vasilhames e utilizar da forma que quisesse. Com essa apreensão, nós asfixiamos o elo financeiro dos grupos criminosos investigados. Retirando as garrafas de circulação atingimos diretamente a adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas”, afirma o delegado Ronald Quene, titular da 1ª Cerco.

As garrafas foram apreendidas no dia 6 de outubro pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da Polícia Civil, durante ação da força-tarefa do Governo de São Paulo que atua nas investigações sobre adulteração de bebidas com metanol no estado.

Os vasilhames estavam em galpão clandestino na zona leste da capital. O local comercializava garrafas usadas, vendidas sem higienização e destinadas à falsificação de destilados. O material foi apreendido e encaminhado para a empresa O-I Glass, fabricante de embalagens de vidro, após autorização judicial. A solicitação foi feita pela Polícia Civil e autorizada pelo juiz Lucas Bannwart Pereira, do Fórum Criminal Barra Funda do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Governo de São Paulo e setores de comércio de bebidas discutem medidas de combate à contaminação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Integrantes do gabinete de crise e de segmentos de bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos trabalham para implementar medidas concretas e estruturantes para combater a cadeia de adulteração de bebidas.

Reciclagem

Na quarta-feira (15), sete toneladas de vidro foram destruídas e encaminhadas para o processo de reciclagem, na empresa O-I Glass. Em um primeiro momento, as garrafas foram destruídas de forma manual em um pátio, na zona leste, onde estavam guardadas desde a apreensão pela Polícia Civil.

Já na empresa, os materiais passaram por uma segunda etapa de destruição, limpeza e divisão por cores. Após o procedimento, o material foi pesado e enviado para um forno a 1500º, passando do estado sólido para o líquido.

“Cada máquina vai fazer um produto diferente. Daquele vidro, você pode fazer uma garrafa de cerveja, uma de vinho, de whisky, um pote de azeitonas ou de pimenta. O vidro é o único material do mundo que é 100% reciclável”, explica Maurício Carvalho de Moraes, gerente da Fábrica São Paulo da O-I Glass.

A empresa leva em média de 2 a 3 dias para fazer todo o procedimento de reciclagem. “Para o meio ambiente, é extremamente importante. Reciclando, você evita retirar matérias-primas e minerais da natureza, economiza energia e evita ocupar espaços nos lixões, que não são locais adequados para o descarte”, ressalta. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância