Cidades • 07:58h • 02 de setembro de 2024
Energisa desvenda mitos sobre a taxa de iluminação pública e o papel das prefeituras
Contribuição de iluminação pública é destinada integralmente às prefeituras, responsáveis pela manutenção do serviço
Da Redação | Com informações da Energisa | Foto: Assessoria de Imprensa
A Energisa Sul-Sudeste esclareceu dúvidas da comunidade sobre a iluminação pública e a taxa correspondente que aparece nas faturas de energia. Conforme explica a empresa, embora muitos associem a manutenção dos postes à concessionária de energia, a responsabilidade pela implantação, manutenção e operação do sistema de iluminação pública é das prefeituras, conforme regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Contribuição de Iluminação Pública (CIP), cobrada mensalmente nas contas de energia, é repassada integralmente às prefeituras, que devem utilizar esses recursos para custear o serviço. A cobrança da CIP é prevista na Constituição Federal e regulamentada por leis e decretos municipais. Nos municípios onde não há regulamentação para essa contribuição, a manutenção deve ser realizada pelo poder público municipal.
A Energisa reforça que sua responsabilidade é garantir o funcionamento da rede de distribuição de energia elétrica, além de atender a comunidade em casos de quedas de energia, danos a postes e outros problemas relacionados à rede elétrica. Para serviços relacionados à iluminação pública, a concessionária orienta que a população entre em contato diretamente com a prefeitura local.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita