• São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?
  • Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis
  • Agosto começa com vagas abertas em Assis e região; confira as novas oportunidades desta semana
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 11:15h • 04 de junho de 2025

Educação e Semil promovem participação jovem no meio ambiente

6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é destinada a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental; etapa atual deve ser finalizada até 30 de junho

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Secretaria de Educação de SP | Foto: Governo de SP

As escolas interessadas devem realizar a conferência interna até 30 de junho e registrar seus projetos no site da CNIJMA até o dia 5 de julho.
As escolas interessadas devem realizar a conferência interna até 30 de junho e registrar seus projetos no site da CNIJMA até o dia 5 de julho.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) organizaram um encontro na terça-feira (3), Dia Nacional da Educação Ambiental, para discutir ações pedagógicas que envolvam os estudantes da rede estadual de ensino. Entre as atividades, está o convite e o incentivo à participação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), iniciativa vinculada à COP 30 que busca fortalecer o protagonismo juvenil e fomentar a reflexão sobre justiça climática. A etapa escolar da Conferência deve ser encerrada no dia 30 de junho. O prazo para as escolas cadastrarem seus projetos no site oficial é 5 de julho.

A importância da Conferência pelo Meio Ambiente

Segundo a professora Andréia Cardoso, da equipe de Geografia da Secretaria da Educação e da comissão organizadora da CNIJMA, “a 6ª edição da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem o propósito de incentivar o protagonismo juvenil e mobilizar escolas públicas, privadas e comunitárias de todo o estado de São Paulo, tanto urbanas quanto rurais, e também as escolas indígenas e quilombolas. A etapa Conferência na Escola deve ser realizada até o dia 30 de junho”.

A professora explica que o processo envolve a criação da Com-Vida na escola — uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida —, o mapeamento dos riscos socioambientais locais, elaboração de projetos, mobilização da comunidade escolar. “O grêmio estudantil, por exemplo, pode colaborar e muito para a mobilização dos estudantes no processo da conferência”, destaca a professora.

Os diálogos são destinados a alunos de 11 a 14 anos, mas a professora explica que toda a comunidade escolar pode participar das discussões. “O Grêmio Estudantil pode colaborar muito para a mobilização dos estudantes no processo da conferência. A escola também pode contar com o apoio de coletivos de meio ambiente, instituições locais para fortalecer a realização de um desses momentos, com a parceria de universidades, ONGs, associações, fundações, defesa civil e órgãos ambientais, todos voltados para contribuir para o aprofundamento das discussões, oferecer suporte técnico e, principalmente, incentivar e colaborar com a implementação e continuidade dos projetos de ação que foram construídos durante a etapa da conferência na escola”, complementa Andréia Cardoso.

Além do encontro com a Semil, a Seduc-SP tem organizado lives de orientação com as escolas estaduais sobre a participação na Conferência. A proposta do encontro é que os representantes das 91 diretorias de ensino se tornem multiplicadores da ação nas escolas estaduais que atendem aos anos finais do Ensino Fundamental.

Para o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Souza da Trindade, a iniciativa representa uma construção estratégica entre áreas que, juntas, potencializam o papel transformador da educação. “Educar para a sustentabilidade é investir no presente e no futuro. A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial para enfrentarmos os desafios da pauta ambiental com profundidade e compromisso. Este evento marca a articulação entre os técnicos das áreas, criando pontes para políticas públicas que valorizam a juventude e o protagonismo estudantil. Estamos celebrando uma formação que une conhecimento, ação e pertencimento ao território.”

Semil e Seduc-SP

Além das discussões sobre a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, o encontro entre Educação e Semil no Dia Nacional da Educação Ambiental terá como pauta temas: Alfabetização Ambiental, Grêmio Estudantil Paulista e Coordenação de Saúde e Meio Ambiente, Educação Científica e Temas Socioambientais, Prêmio Jovem Cientista, Educação Ambiental e Território: Ações Inspiradoras nas Escolas, e mais.

Impacto de outras conferências

A Escola Estadual Professor Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba, é um exemplo de como a conferência pode transformar a realidade escolar. A professora Viviane Cristina Silva Ramos, atualmente vice-diretora da unidade, conta que a escola participou das edições de 2013 e 2018 com projetos voltados à sustentabilidade, o que acabou abrindo portas até para visibilidade internacional. “Foi pensando em mais ideias para tornar a escola mais sustentável que, como resultado, participamos do prêmio Zayed por dois anos, competindo com escolas do mundo todo”, conta.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é uma competição promovida pelos Emirados Árabes Unidos que reconhece projetos inovadores na área, e que contribuem para a melhoria da vida das pessoas e do planeta.

Apesar da escola não ter vencido o Prêmio Zayed, o reconhecimento veio em forma de infraestrutura sustentável. “Por conta dessa visibilidade, a companhia de energia da época entrou em contato com a gente e fomos contemplados com as placas solares de energia fotovoltaica. A companhia, a Seduc e a Secretaria de Minas e Energia tornaram nossa escola 100% sustentável, com 48 placas que permitem com que a gente produza mais energia do que a escola precisa”, celebra Viviane.

A vice-diretora, que antes já atuou como professora na unidade de ensino e tem especialização em química e biologia ambiental, segue acreditando no poder de transformação dessas iniciativas. “A Conferência tem um formato interessante para os estudantes, pois incentiva a formação de ideias para a melhoria dos ambientes escolares e até das comunidades. A gente consegue fazer ‘brotar’ ideias neles”, diz.

Cronograma da Conferência

As escolas interessadas devem realizar a conferência interna até 30 de junho e registrar seus projetos no site da CNIJMA até o dia 5 de julho e recepção dos documentos das escolas pelas 91 diretorias regionais de ensino que aderiram à Conferência. A etapa estadual acontecerá em agosto e a nacional está marcada para o período de 6 a 10 de outubro, como um dos eventos antecessores e vinculados à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá neste ano em Belém do Pará.

 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:23h • 04 de agosto de 2025

Maquiagem em crianças pode causar puberdade precoce, alerta especialista

Endocrinologista pediátrico explica como substâncias químicas presentes em cosméticos podem afetar o desenvolvimento hormonal e causar efeitos a longo prazo

Descrição da imagem

Economia • 19:46h • 04 de agosto de 2025

Inverno impulsiona negócios sazonais e abre portas para nova fonte de renda

Venda de alimentos, moda sazonal e serviços para o lar estão entre as oportunidades de renda extra que crescem com a chegada do frio

Descrição da imagem

Mundo • 18:33h • 04 de agosto de 2025

CPI das Bets aponta jogo compulsivo como crise silenciosa de saúde pública no Brasil

Audiência no Congresso reúne especialistas e propõe regulação mais rígida das apostas online, diante do aumento de transtornos mentais associados ao vício em jogos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:36h • 04 de agosto de 2025

São João, festas religiosas e gastronomia: o que fazer no Brasil durante o mês de agosto?

Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra opções para todos os gostos nas cinco regiões do país

Descrição da imagem

Mundo • 17:09h • 04 de agosto de 2025

Mais da metade das cidades paulistas não registraram homicídios em 2025

Estado de São Paulo tem 372 municípios sem mortes intencionais no 1º semestre; em 10 anos, homicídios caem 33%

Descrição da imagem

Saúde • 16:50h • 04 de agosto de 2025

Butantan e a Vacina da Gripe: Produção, Inovação e Preparação para Pandemias

Desde 2013, mais de 560 milhões de doses de vacina da gripe já foram produzidas; Butantan ajudou no combate da H1N1 em 2010 e desenvolve vacina contra a gripe aviária

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 04 de agosto de 2025

Aula gratuita de yoga ao ar livre promove bem-estar em espaço público de Assis

Aula gratuita será realizada nesta quarta-feira (06), às 14h, com participação de alunos da EMEIF João de Castro e apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Descrição da imagem

Policial • 15:43h • 04 de agosto de 2025

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine Lilás

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?