• EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos
  • Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais
  • Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 09:49h • 08 de maio de 2025

Domínio de matemática pode aumentar salários em 85% e impulsionar a economia nacional

Dados são de estudos divulgados pelo Ipea; áreas em que predomina o uso aplicado de matemática podem ampliar a capacidade produtiva e a competitividade internacional do Brasil

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Arquivo Âncora1

Profissões que valorizam conhecimentos de exatas oferecem salários até 160% mais altos e exigem maior escolaridade, com 20% a mais de rendimentos a cada ano adicional de estudo.
Profissões que valorizam conhecimentos de exatas oferecem salários até 160% mais altos e exigem maior escolaridade, com 20% a mais de rendimentos a cada ano adicional de estudo.

É impossível pensar em um mundo sem matemática. Ela está presente na natureza, nas artes com as proporções áureas, nas escalas musicais, no corpo humano, na tecnologia e nos trabalhos científicos. E estudos recém-publicados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reafirmam a importância do conhecimento matemático para o desenvolvimento profissional e econômico no Brasil.

A pesquisa As Competências Matemáticas no Mercado de Trabalho Brasileiro, conduzida pelo técnico de planejamento e pesquisa Maurício Cortez Reis, demonstra que profissionais em ocupações que exigem maior domínio da matemática podem chegar a ganhar 85% a mais do que aqueles em funções que demandam menos habilidades na área.

A análise, que cruzou dados do Quadro Brasileiro de Qualificações (QBQ) com informações da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicílios (Pnad) no ano 2022, revela a necessidade de maior apoio e novas ações educativas, especialmente por conta de condições históricas. Enquanto 73% dos estudantes de 15 anos não atingiram o mínimo de proficiência em matemática no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), 33% da população em idade ativa não completou sequer o Ensino Fundamental.

Quando o Brasil é comparado a outros países de economias desenvolvidas, há disparidades ainda mais preocupantes. Profissões que utilizam conhecimentos matemáticos representam apenas 4,3% do PIB brasileiro, enquanto na França esse percentual chega a 18, e no Reino Unido, a 16%. Em países como a Dinamarca, profissionais com formação avançada em matemática podem ter rendimentos até 30% superiores.

 “Estamos diante de um desafio que, se superado, pode transformar radicalmente as perspectivas profissionais dos brasileiros e a competitividade do nosso país no cenário global", afirma Reis. Segundo a publicação, profissões que valorizam conhecimentos de exatas oferecem salários até 160% mais altos e exigem maior escolaridade, com 20% a mais de rendimentos a cada ano adicional de estudo. Ainda assim, a disponibilidade de mão de obra qualificada para esses casos.

A Olimpíada Brasileira da Matemática

Um outro artigo, Notas de Matemática do Ensino Médio em 2021: Uma Análise Empírica, a Partir de Dados da Obmep, do Uso de Internet Pelos Alunos do Saeb, dos autores Luis Cláudio Kubota e Maurício Beneti Rosa, busca compreender a relação entre o desempenho de alunos em matemática, nos ensinos fundamental e médio, com os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), além de medir se o uso da internet dentro das escolas pode ser associado ao aprendizado da disciplina.

A pesquisa cruzou dados de bases como o Censo Escolar e Ideb, entre outros, além de informações sobre alunos premiados na edição da Obmep em 2021. Tal método revelou que as melhores colocações (maior número de medalhas) na competição estão associadas ao desempenho das escolas no Saeb e ao número de matrículas.

A pesquisa analisou 50 mil alunos premiados, identificando 15 mil escolas premiadas, sendo 5 mil do ensino médio. Os estados com maior destaque foram Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.

O artigo também validou a informação de que estudantes de status socioeconômico baixo tendem a apresentar desempenhos inferiores na Obmep, o que impacta diretamente suas notas e chances de classificação. Por outro lado, um recorte com 420 escolas públicas de Minas Gerais finalistas mostrou que infraestrutura adequada e boas condições de trabalho para os docentes são fatores determinantes para ter sucesso na competição.

Inclusão digital e igualdade de gênero

O impacto de programas de inclusão digital nas escolas públicas foi estudado nos municípios brasileiros. Ações como “Um Computador por Aluno” e “Educação Conectada” estão presentes em 80% da rede de ensino. Contudo, tais iniciativas não foram suficientes para garantir proficiência em matemática ou no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A presença da banda larga em escolas tem efeito nulo para o desempenho acadêmico. Dessa forma, ressaltamos a necessidade de políticas públicas estruturadas e focadas em superar as limitações do aprendizado”, comenta Kubota.

A Obmep impacta positivamente o desempenho escolar, mas enfrenta desafios como a disparidade de gênero. Nesse sentido, o estudo aponta que a relação de dois alunos para cada aluna premiada na Obmep evidencia a necessidade urgente de políticas públicas educacionais que incentivem a participação feminina nas ciências exatas, desde o ambiente escolar.

Os estudos estão disponíveis no site do Ipea. O objetivo é que sirvam como base para o debate de novas políticas públicas, além da qualificação profissional, com potencial para influenciar decisões estratégicas tanto no setor público quanto no privado.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Policial • 19:29h • 23 de janeiro de 2026

Caça-níqueis e equipamentos do jogo do bicho são apreendidos no centro de Paraguaçu Paulista

Ação ocorreu após denúncia de exploração de jogos de azar em bar da região central do município

Descrição da imagem

Saúde • 18:21h • 23 de janeiro de 2026

Dentes de leite também exigem atenção: a importância da higiene bucal no primeiro ano de vida

Especialistas alertam que iniciar a escovação com o nascimento do primeiro dente reduz o risco de cáries, ajuda na formação de hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Educação • 17:32h • 23 de janeiro de 2026

EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos

Programa da rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos em duas escolas e orienta inscrições em todas as unidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026

Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais

Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais

Descrição da imagem

Mundo • 16:31h • 23 de janeiro de 2026

De 2016 para 2026 o trabalho mudou de eixo e segue em transformação

Liderança, transição de carreira e habilidades humanas passaram ao centro das decisões profissionais e empresariais

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 23 de janeiro de 2026

Cadastro municipal abre inscrições para cursos gratuitos de valorização cultural em Cruzália

Iniciativa vai credenciar pessoas e empresas para cursos de dança folclórica alemã, culinária e artesanato, com possibilidade de participação em eventos oficiais do município

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 23 de janeiro de 2026

Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil

Desidratação, dieta rica em sal e açúcar e consumo elevado de proteínas explicam aumento de até 30% nos atendimentos por cálculo renal

Descrição da imagem

Cidades • 15:16h • 23 de janeiro de 2026

Quatá abre cadastro para castração gratuita de cachorras e gatas

Atendimento é realizado na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e exige apresentação de documentos básicos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar