• Como ser original quando tudo parece uma cópia? Ilustrador defende identidade visual com alma
  • Advogada de Assis comenta nova lei que obriga participação feminina em estatais
  • Obra da Energisa amplia subestação e dobra capacidade de energia para Tarumã até 2025
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 11:21h • 20 de julho de 2025

Doenças crônicas aumentam risco de infecções respiratórias graves em idosos, aponta estudo

Vírus Sincicial Respiratório afeta 64 milhões de pessoas por ano

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

O objetivo é ampliar o conhecimento do público leigo sobre a relação entre o VSR e o aumento do risco de pneumonia.
O objetivo é ampliar o conhecimento do público leigo sobre a relação entre o VSR e o aumento do risco de pneumonia.

Levantamento feito por infectologistas, epidemiologistas e pneumologistas de várias localidades e diferentes centros de pesquisa do Brasil permitiu que pesquisadores conseguissem avaliar os impactos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em pessoas com 60 anos ou mais hospitalizadas por pneumonia nos sistemas de saúde público e privado do país.

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a patologia é transmitida de maneira semelhante à gripe e covid-19, por meio de gotículas expelidas ao tossir ou espirrar, pelo contato próximo com alguém infectado ou com superfícies contaminadas.

Os resultados mostraram que doenças cardiovasculares (64,2%), diabetes (32%) e DPOC (24,5%) foram as comorbidades mais associadas aos casos graves dos 3.348 adultos que necessitaram de internação durante o período do estudo (entre 2013 e 2023).

A amostra revelou ainda que, em comparação aos indivíduos sem comorbidades, os adultos com algum tipo de comorbidade apresentaram maiores taxas de admissão na UTI (34,8%)1, internações mais longas (13,2 dias) e maior índice de mortalidade (26,9%).

Segundo as estimativas, são afetadas pelo Vírus Sincicial Respiratório 64 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Devido a esse cenário, subnotificação em adultos mais velhos e das taxas baixas de vacinação contra o VSR, a SBI lançou a campanha “Protegido você vai longe - Depois dos 60 o risco de ter pneumonia por causa do VSR é maior".

Meta

O objetivo é ampliar o conhecimento do público leigo sobre a relação entre o VSR e o aumento do risco de pneumonia.

“A iniciativa também pretende esclarecer e diferenciar a infecção pelo VSR na infância (bronquiolite) das suas implicações para a população idosa. A ideia da campanha é interligar a longevidade com a importância da vacinação e esclarecer que muitos dos sintomas podem não ser de gripe, mas sim do VSR, vírus que tem um grande potencial para provocar a pneumonia”, alerta a SBI.

O infectologista da SBI, Clovis Arns da Cunha, ressalta que outro ponto de atenção para o cenário atual é que a falta do teste do VSR no momento da internação no sistema público, principalmente dos pacientes com mais de 60 anos e com comorbidades, gera um subdiagnóstico e, em muitos casos, o indivíduo acaba sendo tratado como quadro de gripe ou pneumonia.

“E neste ano tivemos alta de internações em crianças com bronquiolite nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país, com aumento significativo também no Sul e Nordeste. Ou seja, se o VSR está circulando com tanta força nas crianças, certamente circula com a mesma intensidade nos avós, ou seja, as pessoas 60+”, disse.

VSR em 2025

Informações do Boletim InfoGripe da Fiocruz, em 2025, indicam que o VSR respondeu por 45% dos diagnósticos positivos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), totalizando 18.654 casos apenas no primeiro semestre, praticamente o dobro do percentual registrado no mesmo período por outros vírus como Rinovírus (22,8%) e Influenza A (22,7%)5.

“Enfrentamos, desde o começo do ano, uma tendência de aumento de casos de VSR que pode desencadear um quadro de pneumonia grave, especialmente quando pensamos numa população 60+, com maior probabilidade de ter uma doença crônica com mais de uma comorbidade associada. Por isso, assim como destacamos a importância da vacinação contra gripe para o público idoso e adulto, é fundamental que essa faixa etária também inclua no radar a imunização contra o VSR”, finalizou a consultora da SBI, Rosana Richtmann.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 21:00h • 31 de julho de 2025

Terras raras: da analogia com açúcar ao desafio da inovação no Brasil

O que são esses elementos e como se comparam ao açúcar: por que o Brasil precisa investir em ciência, pesquisa e inovação para usá-los com responsabilidade

Descrição da imagem

Variedades • 20:25h • 31 de julho de 2025

Como ser original quando tudo parece uma cópia? Ilustrador defende identidade visual com alma

Em tempos de estética padronizada nas redes, Prof. Laqua defende autenticidade como chave para conexão real com o público

Descrição da imagem

Variedades • 19:45h • 31 de julho de 2025

Você perdoaria uma traição? Brasileiros surpreendem em nova pesquisa global

Estudo revela que 43% dos brasileiros aceitariam perdoar uma infidelidade, número acima da média mundial

Descrição da imagem

Saúde • 18:33h • 31 de julho de 2025

Cinco mitos sobre a vasectomia que ainda confundem muitos homens

Especialista esclarece dúvidas comuns sobre o procedimento, que cresceu 40% no Brasil após mudanças na lei

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:30h • 31 de julho de 2025

Advogada de Assis comenta nova lei que obriga participação feminina em estatais

Lei 15.177/2025 estabelece mínimo de 30% de participação feminina nos conselhos de administração e é vista como marco democrático por especialista assisense

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:12h • 31 de julho de 2025

Turismo do bem-estar se destaca como tendência em 2025

O segmento deve movimentar 1,3 trilhão de dólares até o final do ano

Descrição da imagem

Cidades • 16:53h • 31 de julho de 2025

Obra da Energisa amplia subestação e dobra capacidade de energia para Tarumã até 2025

Com investimento superior a R$ 3,4 milhões, projeto vai beneficiar mais de 10,9 mil clientes e reforçar a qualidade no fornecimento de energia elétrica na região

Descrição da imagem

Cidades • 16:18h • 31 de julho de 2025

Gestantes e puérperas têm encontro especial em Maracaí nesta sexta-feira

Atividade marca o Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, com oficina e palestra sobre a importância da amamentação

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?