Saúde • 09:23h • 18 de junho de 2025
DIU hormonal passa a ser usado pelo SUS para tratar endometriose
Nova opção gratuita amplia o cuidado e promove qualidade de vida para pessoas com a condição
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações do CFF | Foto: CFF
O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer, oficialmente, o dispositivo intrauterino (DIU) hormonal do tipo Mirena como uma nova alternativa terapêutica para o tratamento da endometriose. A incorporação da tecnologia foi publicada no Diário Oficial da União, após recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
Utilizado também como método contraceptivo de longa duração, o DIU hormonal contribui para a redução das dores intensas e de outros sintomas da endometriose, condição que afeta milhões de pessoas em idade reprodutiva no Brasil. A medida representa um avanço importante, especialmente para quem não pode utilizar anticoncepcionais orais ou não obteve melhora com tratamentos convencionais.
Com a decisão, o SUS tem até 180 dias, conforme prazo legal, para disponibilizar o dispositivo em todo o país. A expectativa é de que a ampliação do acesso ao tratamento promova mais qualidade de vida, conforto e bem-estar físico e emocional às pessoas afetadas pela endometriose.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita