Saúde • 08:02h • 04 de setembro de 2025
Dia Mundial da Saúde Sexual reforça prevenção contra IST ligadas ao câncer
Relação entre vírus e bactérias e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer reforçam a importância da prevenção e vacinação
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Sensu Comunicação | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 4 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Sexual, data criada em 2010 pela Associação Mundial para a Saúde Sexual (WAS) para conscientizar a população sobre direitos, cuidados e responsabilidades relacionados ao tema. Entre os recortes de maior impacto na saúde pública estão as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que, em alguns casos, estão diretamente ligadas ao surgimento de cânceres.
De acordo com a American Association for Cancer Research (AACR), cerca de 13% de todos os cânceres no mundo são causados por micro-organismos, como vírus, bactérias e parasitas. Aproximadamente 90% desses casos estão associados ao HPV, às hepatites B e C e ao H. pylori. Com exceção do H. pylori, todas essas infecções são transmitidas sexualmente e podem ser prevenidas com medidas simples, incluindo o uso de preservativos e a vacinação.
Entre as IST de maior risco está o HPV, responsável por diferentes tipos de cânceres, como colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e vulva. A vacina contra o vírus está disponível gratuitamente no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de grupos prioritários. Já o HIV, embora não cause câncer diretamente, enfraquece o sistema imunológico e abre espaço para doenças oncológicas. Outras infecções, como o vírus linfotrópico de células T humanas (HLTV), o herpesvírus humano tipo 8 (HHV-8) e as hepatites B e C, também figuram entre os fatores de risco mais relevantes.
O H. pylori, apesar de não ser uma IST, merece destaque por ser uma das principais causas de câncer gástrico. A transmissão ocorre por meio de alimentos e água contaminados, o que reforça a importância da higienização adequada e de hábitos de higiene.
“O dado mais importante é que muitas dessas infecções podem ser prevenidas com informação, vacinação e hábitos seguros. Investir em prevenção significa reduzir o risco de diferentes tipos de câncer e salvar vidas”, afirma o cirurgião oncológico Gustavo Guimarães, diretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital