• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 14:41h • 16 de outubro de 2025

Dia do Meteorologista: saiba como é feita a previsão do tempo

O meteorologista é responsável por auxiliar na compreensão e aplicação do conhecimento sobre fenômenos atmosféricos em diversos setores, como agricultura, transporte, Defesa Civil e geração de energia

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações da Agência de notícias do Paraná | Foto: Yuri A. F. Marcinik / Simepar

O Simepar concentra todas as informações em um banco de dados.
O Simepar concentra todas as informações em um banco de dados.

Não basta olhar para o céu para saber o que o tempo nos traz. Muita ciência está envolvida na arte da previsão do tempo, que conta com dados de diversos equipamentos, muitos cálculos físicos e matemáticos, e a análise de profissionais qualificados. No Dia Nacional do Meteorologista ( comemorado dia 14), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) destaca as diversas atuações dos 40 profissionais da instituição, que executam um trabalho indispensável em todos os setores da sociedade.

A previsão do tempo começa no campo. As estações meteorológicas coletam dados de temperatura, umidade, radiação solar, vento e chuva. Os radares meteorológicos estimam a movimentação e volume de chuva e vento. Já as imagens de satélite permitem a observação dos tipos de nuvens, concentração de umidade e direção dos fenômenos meteorológicos. Atualmente, o Simepar possui cerca de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas.

O Simepar concentra todas as informações em um banco de dados. As informações são analisadas, processadas por sistemas computacionais e por meio das equações físico matemáticas elas simulam os fenômenos da atmosfera. São equações que regem o movimento da atmosfera e os processos de formação das tempestades, das frentes frias e de outros fenômenos meteorológicos”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Através dos cálculos é possível analisar como os fenômenos devem se comportar nos dias posteriores, e elaborar a previsão. A previsão automática, gerada pelo computador, fica disponível para os 399 municípios paranaenses no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

A análise destes dados é feita pelos meteorologistas 24 horas por dia, e é divulgada através de diversos canais. A “Palavra do Meteorologista” na página inicial do site traz a visão do profissional de plantão, e nas redes sociais como o X, Instagram, Facebook, TikTok e Youtube, os meteorologistas trazem boletins com informações detalhadas e atualizadas para a população. 

Poder público

A meteorologia do Simepar é pioneira em Nowcasting. Os dados e análises da equipe de 15 meteorologistas do Simepar em Curitiba também são fornecidos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas e a construção de políticas públicas.

Além de fornecer dados, um meteorologista do Simepar atua diariamente na Defesa Civil do Paraná, sete atuam na Defesa Civil do Espírito Santo e outros nove na de Santa Catarina. Outros dois meteorologistas do Simepar fazem o monitoramento ambiental para o setor elétrico em São Paulo. Os demais meteorologistas, em Curitiba, atuam em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções que utilizam os dados meteorológicos para atender à necessidade dos parceiros do Simepar.

Os meteorologistas também fazem previsões e emitem alertas meteorológicos para clientes de vários setores, como de energia, petróleo, agricultura, saneamento, construção civil e turismo, em todo o país. Os profissionais também elaboram laudos, tiram dúvidas da população em geral, atendem a imprensa diariamente e participam de eventos como palestras e seminários para a sociedade, escolas e universidades, além de ofertarem treinamentos para órgãos como a Defesa Civil e a Copel. Um trabalho que causa impacto diretamente na vida de todas as pessoas.

“Temos falado muito em mudança climática, aquecimento global. A base para gerar essas pesquisas,as informações que vão sustentar os demais ramos da sociedade, está ligada aos fenômenos meteorológicos e à mudança desses fenômenos ao longo do tempo. Então, a análise do clima, que é esse comportamento a longo prazo, contribui para a atuação dos tomadores de decisão de outras áreas”, explica Kneib.

A função do meteorologista tem um papel fundamental na instituição. “Além de guardar profundo conhecimento dos fenômenos atmosféricos, o meteorologista é responsável por auxiliar na compreensão e aplicação deste conhecimento em diversos setores, como agricultura, transporte, Defesa Civil e geração de energia. Não basta a ele ser um bom leitor de dados, mas também um competente intérprete e comunicador para que as informações cheguem à sociedade com toda a clareza e precisão necessárias”, ressalta Paulo de Tarso, diretor presidente do Simepar.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância