• Basquete Assis enfrenta Limeira neste sábado na estreia do Paulista às 18h
  • Mestrado e doutorado na Unesp terão processo seletivo gratuito e integrado
  • Dicas para presentear no Dia dos Pais mesmo com grana curta
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 13:45h • 29 de abril de 2025

Dia da Trabalhadora Doméstica: combate à informalidade ainda é desafio

País tem contingente de mais de 6 milhões de profissionais

Agência Brasil | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Entre as demandas da categoria estão o combate à informalidade, à precarização das condições de trabalho, à desvalorização da profissão e à falta de informação.
Entre as demandas da categoria estão o combate à informalidade, à precarização das condições de trabalho, à desvalorização da profissão e à falta de informação.

No domingo (27) foi o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Mas, apesar de ser uma data de celebração de algumas conquistas, a categoria tem ainda uma série de reivindicações. Trata-se de um contingente de mais de 6 milhões de profissionais no país, conforme a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2023.

Historicamente marginalizada nas relações trabalhistas, a categoria teve conquistas fundamentais como a promulgação, há 12 anos, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas (72/2013), assim como os dez anos da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou seus direitos.

A escolha do dia da trabalhadora doméstica deve-se a Santa Zita, nascida em Lucca, na Itália, em 1218 e falecida em 27 de abril em 1278. A santa trabalhou desde os 12 anos para uma família da região, sendo reconhecida por sua generosidade com os pobres. A "santa das empregadas domésticas” foi canonizada pelo papa Inocêncio XII em 1696.

Para marcar o mês, representantes da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) percorreram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com uma pauta de reivindicações entregue aos ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Previdência Social e o das Mulheres.

Entre as demandas da categoria estão o combate à informalidade, à precarização das condições de trabalho, à desvalorização da profissão e à falta de informação.

A secretária de Formação da Fenatrad, Chirlene dos Santos Brito, disse que há muito desinformação entre a categoria. “Muitas trabalhadoras ainda acreditam que, ao serem registradas, perdem o direito ao Bolsa Família. Com isso, deixam de ter acesso ao FGTS, seguro-desemprego, férias e outros direitos garantidos por lei”, disse a dirigente sindical.

Mas não é verdade que o registro na carteira profissional elimina o direito ao Bolsa Família. O recebimento do benefício depende da renda per capita da família, que não pode ser superior a meio salário mínimo.

“O Bolsa Família está vinculado à renda por pessoa da família, e a inscrição no CadÚnico garante o acesso ao auxílio. Muitos empregadores usam dessa desinformação para não cumprirem com suas obrigações de pagar os encargos. Por isso, é necessário que o governo apoie uma campanha de conscientização sobre os direitos garantidos”, explicou Chirlene.

Entre os problemas centrais que precisam ser superados, a secretária destacou ainda as questões da falta de acesso a creches.

“As nossas reivindicações são ainda por direitos básicos, que, mesmo adquiridos, ainda não são respeitados. Hoje nós lutamos ainda contra o trabalho escravo, pela desagregação da nossa categoria, por uma fiscalização justa do mercado de trabalho”, disse Chirlene dos Santos Brito.

Pernambucana de Afrânio, a trabalhadora doméstica Maria Hilza Dias da Silva que chegou a São Paulo em 1991. Desde 1992, ela trabalha com registro em carteira de trabalho. Para Maria Hilza, a conquista dos direitos básicos faz toda a diferença na rotina de trabalho.

“É uma situação muito melhor, pois a gente sabe que todo mês vai ter aquele dinheiro certo. Também tem a vantagem de contar com o dinheiro do FGTS e depois a renda na aposentadoria”, ressaltou.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que “o governo do presidente Lula tem trabalhado muito para garantir trabalho decente para todos as trabalhadoras e trabalhadores e a categoria dos trabalhadores domésticos merece especial atenção”.

Segundo o ministro, “as reivindicações da categoria serão analisadas com todo carinho". "Precisamos realizar um trabalho de consciência na sociedade brasileira sobre a importância da garantia dos direitos dos trabalhadores domésticos”.

Na última quarta-feira (23), às vésperas do Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, o ministério lançou, no Recife, a Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente, com o tema “O controle da jornada das trabalhadoras domésticas como direito essencial ao trabalho decente”.

Segundo a auditora Carla Galvão de Souza, a campanha busca mobilizar e sensibilizar a sociedade, promover diálogo com entidades de empregadores e da categoria, e também ampliar a fiscalização para averiguar se há cumprimento das obrigações trabalhistas que estão na Lei Complementar 150 e na Constituição.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 15:31h • 09 de agosto de 2025

Moto cresce como opção perigosa para quem teve mobilidade negada

País tinha 29 milhões de motos em circulação em junho de 2025

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:08h • 09 de agosto de 2025

APAEs continuam essenciais para alunos com maior comprometimento

Em artigo, Lucelmo Lacerda destaca o papel atual das APAEs no apoio a estudantes com alto grau de comprometimento e rebate a ideia de que são instituições ultrapassadas

Descrição da imagem

Educação • 14:43h • 09 de agosto de 2025

Como identificar problemas de visão em crianças antes da escola e garantir um aprendizado saudável

Oftalmologista alerta sobre sinais que devem ser observados pelos responsáveis e destaca a importância das consultas regulares desde os primeiros anos de vida

Descrição da imagem

Saúde • 14:09h • 09 de agosto de 2025

Pediatras pedem aprovação de lei com licença-paternidade de 1 mês

Para entidade, mudança é uma estratégia de desenvolvimento humano

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:31h • 09 de agosto de 2025

Show especial de Dia dos Pais com Arnaldo Freitas será neste sábado em Echaporã

Apresentação acontece na Praça de Alimentação Riodante Fontana, a partir das 20h, ao lado da Prefeitura Municipal

Descrição da imagem

Educação • 13:02h • 09 de agosto de 2025

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Convocação de candidatos pela lista de espera ocorre até 19 de setembro. Pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição na página do Fies

Descrição da imagem

Saúde • 12:28h • 09 de agosto de 2025

Teve problema com produto de limpeza? Notifique!

Confira quais os principais eventos adversos, como notificar e dicas para o uso seguro de saneantes

Descrição da imagem

Esporte • 12:01h • 09 de agosto de 2025

Basquete Assis enfrenta Limeira neste sábado na estreia do Paulista às 18h

Jogo acontece neste sábado, às 18h, no Ginásio Jairão, e marca o retorno da equipe à competição estadual com entrada gratuita e clima de festa

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?