• Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
  • Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas
  • Última semana de agosto em Assis será de calor, tempo firme e chance de chuva apenas na sexta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 13:11h • 30 de janeiro de 2025

Dengue tipo 3: o que é e quais as diferenças para outros tipos?

Governo de São Paulo alerta para circulação da dengue tipo 3; entenda os cuidados

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Defesa Civil de São Paulo faz trabalho de combate ao mosquito da dengue.
Defesa Civil de São Paulo faz trabalho de combate ao mosquito da dengue.

O sorotipo 3 da dengue voltou a circular no estado de São Paulo, após ficar em baixa circulação desde 2016. Especialistas alertam para aumento de casos da doença, uma vez que a dengue possui quatro sorotipos e a pessoa infectada só fica imune ao sorotipo que adquiriu.

A circulação de sorotipos da dengue é identificada pelas unidades sentinelas de arboviroses. São 71 em todo o Estado de São Paulo, implantadas em unidades básicas de saúde e em pronto-atendimentos, que recebem amostras de PCR para monitorar casos de dengue, Zika e chikungunya. Como a linhagem ficou um tempo considerável em baixa circulação, a população encontra-se mais vulnerável a ela.

Conheça os diferenciais do sorotipo 3 da dengue e saiba como se proteger contra ele.

Dengue tipo 3 é mais grave?

O sorotipo DENV-3 é uma das quatro categorias de dengue em circulação no Brasil. Estudos apoiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) não sugerem que a dengue tipo 3 seja mais grave. No entanto, quando o indivíduo é infectado por outros sorotipos, como o DENV-1, e logo depois pelo DENV-3, a gravidade do caso pode aumentar.

Os sintomas da dengue tipo 3 são iguais aos demais: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Com o retorno do sorotipo 3, aumentam as chances de reinfecção pela doença.

Onde tem dengue tipo 3?

O interior do estado de São Paulo apresenta maior susceptibilidade para o aparecimento da dengue tipo 3. Isso porque a combinação de tempo quente e úmido favorece a proliferação do mosquito causador da dengue.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, pesquisadores da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) identificaram aumento de casos de dengue tipo 3 no Hospital de Base e nas unidades de pronto-atendimento (UPAs) da região, desde o fim de 2023. O estudo foi publicado no Journal of Clinical Virology.

Unidades sentinelas de arboviroses realizam o monitoramento dos tipos de dengue circulantes no estado de São Paulo. Elas recebem amostras e encaminham ao Instituto Adolfo Lutz. “Desde o ano passado, conseguimos verificar que o sorotipo 3 da dengue estava entrando no estado. Também foi por meio delas que identificamos, em 2024, o surgimento dos casos de febre Oropouche. Estamos monitorando isso rapidamente”, diz Regiane de Paula, coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças.

Como se proteger da dengue tipo 3?

As medidas de prevenção são as mesmas. Como a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a principal prevenção contra a doença é o combate ao vetor.

Eliminar criadouros como recipientes com água parada; instalar telas em portas e janelas, e promover a conscientização comunitária sobre as medidas preventivas que podem ser tomadas pela população são as principais medidas de prevenção.

Para denunciar focos do mosquito, procure a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária ou o Centro de Controle de Zoonoses do seu município.

Vacina contra dengue

O Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. Os estudos foram concluídos ano passado, e o Instituto Butantan já submeteu o pedido de registro do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina do Butantan é tetravalente, ou seja, oferece proteção contra os quatro tipos de dengue em circulação no Brasil. Caso o imunizante seja aprovado pela Anvisa, o Instituto afirma ter condições de fornecer cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde (MS) nos próximos três anos, sendo 1 milhão ainda em 2025.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 13:32h • 25 de agosto de 2025

Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota

Intervenção acontece em frente ao Motel Bella Sintra, na rodovia que liga Assis a Cândido Mota, com tráfego controlado no sistema “Pare e Siga”

Descrição da imagem

Economia • 13:18h • 25 de agosto de 2025

Brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos em 2025, aponta ACSP

Valor foi registrado 23 dias antes do que no ano passado e reflete aumento da arrecadação em várias frentes

Descrição da imagem

Saúde • 12:30h • 25 de agosto de 2025

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro

Descrição da imagem

Cidades • 12:05h • 25 de agosto de 2025

Assis recebe hoje simpósio sobre direitos da pessoa com deficiência na FEMA

Evento acontece nesta segunda-feira à noite no Anfiteatro do Bloco 12 e reúne especialistas do Direito com emissão de certificado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:43h • 25 de agosto de 2025

Agosto Lilás: medidas protetivas em defesa de mulheres em SP crescem 22,3% em 2025

De janeiro a julho, 67.990 pedidos de medidas protetivas foram ajuizados em São Paulo; avanço acompanha ampliação de canais digitais, salas DDM e o aplicativo SP Mulher Segura

Descrição da imagem

Mundo • 11:11h • 25 de agosto de 2025

Energisa Sul-Sudeste é destaque nacional no Prêmio Abradee 2025

Distribuidora que atende Assis e região conquistou o segundo lugar em Avaliação do Cliente e Gestão Operacional

Descrição da imagem

Saúde • 10:32h • 25 de agosto de 2025

Brasil avança na vacinação contra HPV e supera média global

Cobertura entre meninas superou 82% em 2024. Entre meninos, também houve um salto com a retomada das ações de vacinação no país

Descrição da imagem

Educação • 10:13h • 25 de agosto de 2025

Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas

Brasil registra mais de 636 mil estudantes com TEA, mas especialistas alertam que matrícula ainda não garante inclusão real

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?