• A solidão do concurseiro: como o isolamento impacta a performance e a saúde mental
  • Pedrinhas Paulista celebra 73 anos com shows de Paulo Miklos, Henrique & Diego e grandes atrações
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:23h • 01 de fevereiro de 2025

Curta o verão em praias com selo ‘Bandeira Azul’

Estação atravessa o feriado de carnaval e é uma ótima pedida para aproveitar as praias campeãs de sustentabilidade

Da Redação com informações do Mtur | Foto: Divulgação / Programa Bandeira Azul

 As praias e marinas certificadas precisam demonstrar continuamente seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
As praias e marinas certificadas precisam demonstrar continuamente seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O verão, estação mais quente do ano, é mesmo uma boa pedida para quem quer curtir uma praia! Não é à toa que os destinos brasileiros que ofertam sol e mar estão entre os mais cobiçados para as viagens nesta época. Para 2025, a oferta de locais sustentáveis é ainda maior. Em todo o país, pelo menos 38 praias ganharam o selo do programa “Bandeira Azul”, que avalia critérios rigorosos estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade.

Este ano, o “Bandeira Azul” aprovou 38 praias, 7 a mais que na temporada 2023/2024. Foram eleitas 16 praias de Santa Catarina, 11 no Rio de Janeiro, 3 na Bahia e, ainda, uma praia nos estados de São Paulo, Alagoas e Ceará. As praias e marinas certificadas precisam demonstrar continuamente seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, fatores que tornam o Brasil uma referência global.

Trouxemos três opções com o selo premiado. A lista completa está AQUI.

Praia do Patacho, em Porto de Pedras (AL) - É para quem busca sossego! Tem extensão de 800 metros e recebe em média 200 visitantes por dia. Com mar de águas claras, coqueiros e absoluto sossego, a praia é praticamente deserta, e uma das mais bonitas da Costa dos Corais, com um belíssimo coqueiral e um mar esverdeado e cristalino, de encher os olhos. O local é o primeiro em Alagoas a ter o selo ‘Bandeira Azul’, e isso tem intensificado as ações de sustentabilidade junto aos empresários, comunidade e órgãos competentes pelo meio ambiente.

Praia do Forno, em Armação dos Búzios (RJ) - É para os amantes de trilhas! Tem 140 metros de extensão e é bem movimentada, recebendo cerca de 500 visitantes por dia. Localizada no centro de duas expressivas Unidades de Conservação que abrangem o Parque Municipal da Lagoinha e o Parque Estadual da Costa do Sol, a Praia do Forno é uma das mais bonitas de Búzios, com belas paisagens, água do mar com tonalidade azul e areia predominantemente rosa. É um dos pontos de partida do Búzios EcoTrail, o circuito oficial de trilhas ecológicas da Prefeitura de Búzios.

Praia da Conceição, Bombinhas (SC) - Para quem ama natureza preservada! Com 450 metros de extensão, o local recebe em média 200 visitantes por dia, e está localizada ao final da praia de Canto Grande. Com areias brancas à base de cristais de quartzo e águas limpas e cristalinas, essa fixa de mar é limitada por costões rochosos nas duas extremidades. A praia apresenta características naturais bastante preservadas, com vegetação de restinga bem estabelecida. Entre seus atrativos estão as piscinas naturais formadas no costão direito. A praia está próxima do Morro do Macaco e é ponto de partida para chegar até a praia da Tainha.

Sobre o Bandeira Azul

É a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. O programa é um prêmio ecológico e voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo dentro de rigorosos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços que no conjunto caminhem para a prática do turismo sustentável.

Para atingir esse nível, outros critérios de suma importância avaliadas no programa são a responsabilidade social e ambiental, com condições que devem ser atendidas, mantidas e comprovadas anualmente. Já as marinas devem ser oficialmente áreas para barcos de passeio, à vela ou a motor, podendo estar localizada em águas costeiras e marinhas ou interiores.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 20:20h • 24 de agosto de 2025

Quatá promove concurso de quem come mais pizza e desafio artístico no centenário da cidade

Evento da Pizzaria House acontece em 5 de setembro e reúne competição gastronômica e premiação cultural com participação aberta ao público

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 19:31h • 24 de agosto de 2025

Empresas com práticas empáticas têm até 35% menos rotatividade de funcionários

Estudo da FGV aponta queda de até 35% nos desligamentos em companhias que adotam práticas empáticas; especialistas destacam ganhos em inovação, produtividade e fidelização de clientes

Descrição da imagem

Variedades • 18:23h • 24 de agosto de 2025

A solidão do concurseiro: como o isolamento impacta a performance e a saúde mental

Especialista explica de que forma o isolamento pode comprometer o aprendizado e apresenta estratégias para reduzir seus efeitos

Descrição da imagem

Cidades • 17:19h • 24 de agosto de 2025

Pedrinhas Paulista celebra 73 anos com shows de Paulo Miklos, Henrique & Diego e grandes atrações

Comemorações começam em 18 de setembro e incluem missa, desfiles, corrida, pedal, além de apresentações de Fabinho Frejat, Ivano Italianíssimo e Sandro Dhiacanga

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:39h • 24 de agosto de 2025

Programação da Independência em Florínea terá eventos de 1º a 5 de setembro

Escolas do município realizam hasteamento da bandeira e apresentações; evento principal será no Ginásio de Esportes Zuínão

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 24 de agosto de 2025

Brasil alcança recorde no turismo internacional e supera Argentina

Em 2024, o país recebeu 6,8 milhões de turistas estrangeiros e se consolidou como destino de destaque nas Américas. O crescimento continua em 2025, com alta de 47,5% no número de visitantes.

Descrição da imagem

Variedades • 15:43h • 24 de agosto de 2025

Em risco de extinção, jacutingas são devolvidas à natureza em SP

Ave típica da Mata Atlântica desapareceu de boa parte do seu habitat

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:08h • 24 de agosto de 2025

Maracaí promove 1º Encontro de Veículos Antigos com exposição e música em dezembro

Evento será no dia 14 de dezembro, na antiga AABB, com atrações para toda a família e participação de colecionadores

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?