Responsabilidade Social • 08:26h • 28 de agosto de 2025
Crise climática ameaça aquíferos e pode reduzir oferta de água no Brasil
Estudo da USP e do Inpe alerta que mudanças no regime de chuvas e aumento da temperatura podem comprometer a recarga natural dos aquíferos, afetando milhões de brasileiros que dependem de águas subterrâneas
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A crise climática global pode diminuir de forma significativa a recarga dos aquíferos no Brasil, reduzindo a disponibilidade de águas subterrâneas em quase todo o território. A conclusão é de um estudo do Instituto de Geociências da USP e do Inpe, publicado na revista Environmental Monitoring and Assessment.
Segundo os pesquisadores, o país deve registrar temperaturas até 3,6 °C mais altas até o final do século, além de chuvas mais irregulares. Em regiões como Sudeste e Sul, a tendência é de períodos secos mais longos e verões chuvosos, com tempestades intensas que provocam enxurradas, mas não favorecem a infiltração da água no solo — essencial para a recarga dos aquíferos.
O impacto pode ser severo: no Sistema Aquífero Bauru-Caiuá, por exemplo, a recarga pode cair quase 28%. Outros aquíferos importantes, como Guarani, Furnas, Serra Geral e Bambuí, também estão sob risco.
Apesar de sua importância — já que mais da metade dos municípios depende de águas subterrâneas —, o tema ainda recebe pouca atenção nas políticas públicas. Hoje, o Brasil tem cerca de 5 milhões de poços, que abastecem desde residências até a agricultura e a indústria.
Os cientistas defendem medidas de recarga artificial de aquíferos, como bacias de infiltração e o aproveitamento de águas pluviais e de esgoto tratado. Essas ações ajudariam a compensar os efeitos das mudanças climáticas e garantir o abastecimento futuro.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital