Cidades • 13:45h • 23 de julho de 2025
Crime ambiental: população deve denunciar focos de queimada em Cândido Mota
Com tempo seco e risco elevado de incêndios, Prefeitura reforça que denúncias podem ser feitas por telefone
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Prefeitura Municipal de Cândido Mota | Foto: Divulgação

Com a intensificação da estiagem e a baixa umidade relativa do ar nas últimas semanas, a Prefeitura de Cândido Mota lançou um novo alerta sobre o risco de queimadas urbanas. A prática, além de perigosa, é considerada crime ambiental, conforme a Lei Federal 9.605/1998 e a Lei Municipal 1.521/2009, podendo resultar em multas aos infratores.
As queimadas em áreas urbanas afetam diretamente o meio ambiente, causam a morte de animais silvestres e geram impactos severos à saúde pública, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. O problema se agrava neste período do ano, em que o clima seco facilita a propagação do fogo.
A Prefeitura orienta que a população não queime lixo, folhas ou entulhos, e que evite acender fogueiras próximas a áreas de vegetação. Em casos de flagrante, a denúncia pode ser feita pelo telefone: (18) 3341-9832. Já em situações de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. Se houver risco a residências, o contato deve ser feito com a Defesa Civil, por meio do número 199.
O apelo é por consciência coletiva: cada atitude conta para preservar a vida, o meio ambiente e a saúde de toda a comunidade.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital