• Poupatempo facilita acesso a exames da saúde para homens pelo app
  • Prefeitura de Assis abre inscrições para cursos gratuitos de pizzas e hambúrguer artesanal
  • Sinal em 1420 MHz emitido por 3I/Atlas surpreende observatórios e revela segundo objeto sincronizado
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 14:51h • 20 de novembro de 2025

COP30: Coalizão Corais do Brasil trabalhará por conservação de recifes

Iniciativa foi apresentada durante conferência em Belém

Agência Brasil | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os recifes de corais ocupam menos de 0,1% do fundo do oceano, mas têm relevância ecológica essencial, oferecendo abrigo e alimento para cerca de 25% das espécies marinhas, apontam as entidades.
Os recifes de corais ocupam menos de 0,1% do fundo do oceano, mas têm relevância ecológica essencial, oferecendo abrigo e alimento para cerca de 25% das espécies marinhas, apontam as entidades.

A conservação e a restauração dos corais brasileiros ganham esforços de uma nova frente de organizações da sociedade civil e setor privado, com o lançamento da Coalizão Corais do Brasil, na segunda-feira (17). A iniciativa, liderada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e pelo WWF-Brasil, foi apresentada durante a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.

“Queremos ampliar impactos, influenciar políticas públicas, impulsionar soluções inovadoras, criar mecanismos de financiamento sustentáveis e projetar o protagonismo do Brasil na agenda global de conservação de corais”, afirmou a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

O trabalho da coalizão será de acordo com metas internacionais, sendo uma delas a mitigação de ameaças aos ecossistemas coralíneos, como poluição terrestre, desenvolvimento costeiro desordenado e pesca excessiva.

Entre as metas, estão ainda a ampliação de áreas protegidas; o apoio a soluções inovadoras de restauração, cuja meta global é recuperar 30% dos recifes degradados até 2030; e a mobilização de recursos públicos e privados para a conservação dos corais.

Os recifes de corais ocupam menos de 0,1% do fundo do oceano, mas têm relevância ecológica essencial, oferecendo abrigo e alimento para cerca de 25% das espécies marinhas, apontam as entidades. Malu Nunes defende que é preciso agir de forma urgente para proteger esses ambientes.

“Uma das principais ameaças para os recifes de corais é o aquecimento do planeta e consequente aumento da temperatura das águas, uma pauta pertinente no contexto da COP30”, disse a diretora executiva.

Ela lembrou que os recifes de corais geram ao Brasil até R$ 167 bilhões em serviços de proteção costeira e turismo, com base no estudo Oceano sem Mistérios: Desvendando os Recifes de Corais, de 2023. Entre as regiões com recifes de coral atingidos pela onda de calor marinha está o Nordeste brasileiro.

“Defendemos soluções que unam ciência, direitos dos povos e comunidades tradicionais, sustentabilidade e justiça socioambiental. Queremos transformar os corais em símbolo de resiliência climática, cultura oceânica e futuro para as próximas gerações”, disse o diretor executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic.

O movimento em defesa dos corais conta com a participação de outras instituições nacionais como Instituto Recifes Costeiros (IRCOS), Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos (CONFREM) e AquaRIO.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 13:44h • 04 de dezembro de 2025

Unicamp abre inscrições para 133 vagas olímpicas que dão acesso à universidade

Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos anos de 2024 e 2025

Descrição da imagem

Classificados • 13:10h • 04 de dezembro de 2025

Processo seletivo da Educação 2026 entra na reta final em Assis

Inscrições terminam no dia 5 de dezembro e vagas contemplam professores e profissionais de apoio escolar

Descrição da imagem

Cidades • 12:39h • 04 de dezembro de 2025

Prefeitura amplia horário da UDM e facilita retirada de medicamentos

UDM da CAF Nova passa a funcionar até as 19h para facilitar o acesso da população aos medicamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:02h • 04 de dezembro de 2025

Catedral de Assis divulga calendário de celebrações de dezembro com programação especial de Natal

Agenda reúne missas, encontros de preparação espiritual, cantata e celebrações do fim de ano abertas à comunidade

Descrição da imagem

Cidades • 11:43h • 04 de dezembro de 2025

Prefeitura de Assis assumirá temporariamente a operação do Aterro de Inertes

Intervenção ocorre após constatação de irregularidades e atende solicitação dos caçambeiros, que apoiaram a decisão em reunião na quarta-feira

Descrição da imagem

Cidades • 11:18h • 04 de dezembro de 2025

Marília: Prefeitura divulga mutirões de emprego para esta sexta-feira, dia 5

Empresas Carino e DHL/Mercado Livre farão seleção

Descrição da imagem

Educação • 10:26h • 04 de dezembro de 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem

Segundo Manoel Palacios, anulação de três questões foi preventiva

Descrição da imagem

Mundo • 10:03h • 04 de dezembro de 2025

Deputado quer legalizar spray de pimenta para autodefesa feminina em SP

Projeto de lei em São Paulo propõe regulamentar o uso de sprays de pimenta para ampliar a proteção de mulheres e garantir acesso gratuito a vítimas com medida protetiva