Educação • 15:20h • 02 de setembro de 2025
Conservatório de Tatuí encerra inscrições para cursos gratuitos nesta quarta-feira
Mais de 100 vagas em Música Erudita e Popular estão abertas até amanhã, 3 de setembro, na sede em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação
O Conservatório de Tatuí está na reta final das inscrições para o 4º Processo Seletivo de Estudantes 2025, que oferece mais de 100 vagas gratuitas em cursos de Música Erudita e Popular. O prazo para se inscrever termina nesta quarta-feira, 3 de setembro, e as candidaturas podem ser feitas pelo site oficial da instituição ou presencialmente nas secretarias escolares em Tatuí e no Polo São José do Rio Pardo.
Considerado a maior escola de música e teatro da América Latina, o Conservatório de Tatuí é gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e vinculado à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Nesta edição, a instituição disponibiliza mais de 30 formações profissionalizantes. Em Tatuí, as áreas de Música Erudita contam com mais de 60 vagas em instrumentos como clarinete, violino, trompete, violoncelo e canto lírico. Já no Polo São José do Rio Pardo, são aproximadamente 30 vagas em cursos de sopros, cordas e canto.
A área de Música Popular também é contemplada, com cerca de 35 vagas nos setores de MPB/Jazz, Choro e Música Raiz. Assim como nos cursos eruditos, há habilitações que oferecem cadastro reserva, abrindo a possibilidade de ingresso em novas turmas no decorrer do próximo semestre.
O processo seletivo é adaptado ao perfil do candidato. Para iniciantes sem conhecimento musical, a seleção será feita por sorteio ao vivo pelo YouTube da instituição. Já para candidatos com experiência, haverá prova prática e entrevista com banca de professores, com possibilidade de realização virtual para quem mora a mais de 200 km de distância.
O Conservatório reforça ainda suas ações afirmativas, com 50% das vagas reservadas a estudantes de escolas públicas e 5% destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). A iniciativa reforça o compromisso da instituição em garantir democratização do acesso à formação musical profissionalizante.
As inscrições e os cursos são totalmente gratuitos.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço