• Assis abre nova rodada de vagas de emprego nesta semana; veja lista completa
  • Quatá lança 3º Concurso de Fotografia em homenagem ao Dia da Árvore
  • Assis Empreendedora leva empresários da beleza para imersão na Beauty Fair 2025
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:45h • 11 de novembro de 2024

Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

Resolução estabelece itinerários formativos com disciplinas opcionais

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

A resolução revisada permite que as mudanças na oferta curricular do ensino médio possam ocorrer já em 2025 ou, obrigatoriamente, deverão ser adaptadas no início do ano letivo de 2026.
A resolução revisada permite que as mudanças na oferta curricular do ensino médio possam ocorrer já em 2025 ou, obrigatoriamente, deverão ser adaptadas no início do ano letivo de 2026.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade, na última quinta-feira (7), a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Novo Ensino Médio (DCNEMs), conforme lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho deste ano Lei 14.945 de 2024.

A resolução revisada permite que as mudanças na oferta curricular do ensino médio possam ocorrer já em 2025 ou, obrigatoriamente, deverão ser adaptadas no início do ano letivo de 2026, de acordo com as condições de cada rede de ensino.

Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que mais de 200 técnicos de todas as secretarias de educação estão em processo de formação para desenvolverem os planos de ação para os sistemas de ensino de cada localidade.

Cargas horárias

A nova Política Nacional de Ensino Médio busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, assim como reduzir a evasão escolar.

Pela nova legislação, o novo ensino médio ampliou a carga horária mínima de 2,4 mil para 3 mil horas, sendo 1 mil horas para cada ano desta etapa de ensino. Cada um deles será dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.

A carga horária dos estudantes passa a ser composta por dois blocos indissociáveis: o primeiro retoma as disciplinas obrigatórias, distribuídas em, no máximo, 1, 8 mil horas. Entre as disciplinas tradicionais, língua portuguesa, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O segundo bloco tem itinerários formativos que devem ocupar, no mínimo, 1,2 mil horas dos três anos do ensino médio, nos quais há disciplinas opcionais à escolha dos estudantes, conforme seus interesses e necessidades. Cada escola deve oferecer pelo menos dois itinerários.

Itinerários formativos

Ao aprovar a resolução para o ensino médio, nesta quinta-feira, o Conselho Nacional de Educação estabeleceu diretrizes gerais para esses itinerários formativos para possibilitar a escolha das trilhas de aprendizagem/aprofundamento pelos estudantes. A ideia é ampliar os conhecimentos em uma das áreas como linguagens, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas e sociais; ou ainda, em uma formação técnica e profissional que poderá ser ofertada pela escola.

Durante o processo de construção de seus projetos de vida, os estudantes, com ajuda dos professores, poderão definir seus percursos de formação educacional.

Avaliações

Além disso, a resolução trata das mudanças que deverão ser implementadas nas avaliações dessa etapa de ensino — como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pelos ajustes nas duas avaliações para que se adaptem às novas diretrizes.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Classificados • 13:15h • 09 de setembro de 2025

Assis abre nova rodada de vagas de emprego nesta semana; veja lista completa

Oportunidades abrangem diferentes áreas e contemplam candidatos em busca de recolocação no mercado de trabalho

Descrição da imagem

Cidades • 13:10h • 09 de setembro de 2025

Quatá lança 3º Concurso de Fotografia em homenagem ao Dia da Árvore

Alunos do 3º e 4º ano das escolas municipais poderão participar; vencedores receberão bicicletas como prêmio

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:32h • 09 de setembro de 2025

Assis Empreendedora leva empresários da beleza para imersão na Beauty Fair 2025

Missão a São Paulo foi coroamento do Projeto Beleza em Ação, que também promoveu capacitações em gestão e marketing digital

Descrição da imagem

Economia • 12:02h • 09 de setembro de 2025

Limpa Nome: dívidas podem ser negociadas nas agências dos Correios com até 99% de desconto

Pendências podem ser negociadas em mais de 6 de mil agências dos Correios abertas em todo o país. Mais de 10 milhões de dívidas, com mais de 1,6 mil empresas, podem ser negociadas em ação conjunta com o Sebrae

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 11:37h • 09 de setembro de 2025

USP desenvolve nanopartículas que levam remédios direto aos pulmões

Nova tecnologia imita vírus respiratórios para atravessar barreiras de defesa e aumentar a eficácia de tratamentos contra infecções pulmonares

Descrição da imagem

Esporte • 11:13h • 09 de setembro de 2025

Bauru recebe Circuito Mais Mulher com 3 mil inscrições gratuitas

Evento contará com percursos de 3 km, 5 km e 10 km

Descrição da imagem

Saúde • 10:52h • 09 de setembro de 2025

Covid-19 segue em circulação, alerta especialista

Doença tem atingido principalmente crianças abaixo de 2 anos

Descrição da imagem

Mundo • 10:03h • 09 de setembro de 2025

SP altera regras para o setor de combustíveis com foco na conformidade fiscal

Para as empresas que não comprovarem o cumprimento das exigências previstas na norma, será instaurado procedimento administrativo para suspensão da sua inscrição estadual e, sendo o caso, sua cassação

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?