• Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris
  • Empresas de Assis seguem emitindo NFS-e normalmente durante adequações no sistema
  • Prefeitura de Assis retoma parceria com a APASS e restabelece serviços de proteção animal
  • Praça do Jardim Europa segue inacabada um ano após anúncio e gera queixas de abandono em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 14:15h • 26 de março de 2025

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular em sala de aula

Medida visa promover a saúde mental dos estudantes

Da Redação com informações da Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.
A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou na segunda feira (24) uma resolução estabelecendo diretrizes operacionais nacionais para o uso de celulares e outros dispositivos digitais nas salas de aula.

A medida orienta que as escolas e redes de ensino promovam capacitações e iniciativas para criar um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e incentivando a promoção da saúde mental dos estudantes.

O uso desses dispositivos é permitido para fins pedagógicos aos alunos do ensino fundamental e médio, sempre sob a mediação de profissionais da educação. No entanto, é proibida a utilização para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula, com exceção dos estudantes que necessitam de recursos de acessibilidade.

A recomendação prevê que as habilidades e competências dos alunos sejam respeitadas, com uma progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia. Além disso, cada escola poderá definir seus próprios critérios para o porte dos aparelhos, assim como a forma de armazenamento durante o período de aulas.

Uso de telas na educação infantil

Para a educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado, sendo permitido apenas em situações excepcionais e sempre com a mediação de um professor.

Neste mês, o governo federal lançou a publicação "Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais", visando à construção de um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável. O novo guia pode ser acessado online.

Estratégia Nacional Escolas Conectadas

De acordo com o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), que busca garantir a educação e a cidadania digital nas escolas. O objetivo é incentivar o uso intencional e estratégico da tecnologia para aprimorar o ensino e a aprendizagem, tendo como eixo central a proteção da saúde mental, física e psicológica de crianças e adolescentes.

Outras diretrizes

A resolução também enfatiza a necessidade de formação continuada para professores, funcionários e demais profissionais da educação, capacitando-os para a implementação digital e o uso pedagógico dos dispositivos tecnológicos.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 16:31h • 24 de janeiro de 2026

Início do ano expõe fragilidades financeiras e aumenta perdas entre apostadores

Desorganização financeira no início do ano e decisões impulsivas aumentam perdas nas apostas esportivas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:13h • 24 de janeiro de 2026

Louvre: um encontro emocionante com a história, a arte e a alma de Paris

Entre palácios, jardins e obras que atravessaram séculos, visitar o Louvre é mergulhar na grandiosidade da humanidade. Uma experiência que emociona tanto dentro do museu quanto em seus espaços externos icônicos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:46h • 24 de janeiro de 2026

Exibição gratuita no Cine FEMA Piracaia amplia acesso ao cinema de qualidade em Assis

Iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura amplia acesso ao cinema de qualidade e reforça oferta cultural fora do circuito comercial

Descrição da imagem

Educação • 15:10h • 24 de janeiro de 2026

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

MP assinada por Lula atualiza valor, que cresce acima da inflação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:53h • 24 de janeiro de 2026

Sofhya Vaqueira: infância no campo, autismo e uma história que conquistou a internet

Aos 7 anos, menina autista soma 1 milhão de seguidores ao compartilhar uma rotina simples, familiar e acompanhada de perto pelos pais

Descrição da imagem

Economia • 14:19h • 24 de janeiro de 2026

Preços de repelentes podem variar até 110%, diz Procon

Pesquisa identificou maior variação de preço em repelente infantil

Descrição da imagem

Saúde • 13:38h • 24 de janeiro de 2026

Laudo psiquiátrico, para que serve e quando é exigido em decisões médicas e legais

Documento tem validade jurídica em todo o Brasil, reúne diagnóstico e prognóstico clínico e já pode ser emitido de forma 100% digital por plataformas de telemedicina

Descrição da imagem

Mundo • 13:04h • 24 de janeiro de 2026

Cabeça d'água: veja orientações dos Bombeiros para não correr riscos em rios e cachoeiras

Fenômeno é caracterizado pelo aumento repentino do volume e da velocidade da água em rios, córregos e cachoeiras e ocorre, principalmente, em razão de chuvas intensas nas partes mais altas das bacias hidrográficas, comuns no verão

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar