• Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira
  • Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 08:19h • 13 de agosto de 2025

Conheça dez cuidados para uma viagem de moto mais segura

Frota de motos do país aumentou em quase 5 milhões desde a pandemia

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Os condutores de motocicleta só podem transportar um passageiro na garupa da moto.
Os condutores de motocicleta só podem transportar um passageiro na garupa da moto.

O uso de motocicletas no Brasil vem crescendo de forma constante, impulsionado pela falta de alternativas mais eficientes de transporte público. Desde a pandemia de covid-19, a frota aumentou em quase 5 milhões de unidades, ultrapassando 29 milhões de veículos. Em seis estados do Norte e Nordeste, as motos já superam os automóveis em número.

Com mais motocicletas nas ruas, também cresceram os acidentes fatais e não fatais. Hoje, uma em cada três mortes no trânsito envolve motociclistas. Entre 2010 e 2023, segundo o Ministério da Saúde, 1,4 milhão de condutores e passageiros de moto foram internados após acidentes — o que representa 57,2% de todas as internações por lesões de trânsito no país.

Encerrando a série Rota Perigosa: brasileiros se arriscam em motos por renda e mobilidade, a Agência Brasil reúne orientações previstas na legislação e recomendações de especialistas e plataformas de transporte para tornar as viagens de moto mais seguras.

1. Use capacete

O uso de capacete é obrigatório para condutor e passageiro. Ele deve estar em boas condições, com viseira ou óculos de proteção, adesivos refletivos e selo de certificação do Inmetro. A viseira deve permanecer abaixada, e o capacete sempre afivelado. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) estima que o uso correto reduz em 42% o risco de morte e em 69% o risco de lesões graves.

2. Não use celular

Manusear celular compromete a atenção e o equilíbrio. Tanto condutor quanto passageiro devem manter as mãos firmes no guidão ou nas alças de apoio. Segundo a Opas, usar o telefone ao pilotar aumenta em até quatro vezes o risco de acidentes.

3. Respeite os limites de velocidade

Velocidade excessiva dificulta manobras, aumenta o impacto de colisões e reduz o tempo de reação. A cada 1% de aumento na velocidade média, o risco de acidente fatal cresce 4%. A 80 km/h, a probabilidade de morte em caso de colisão é 132% maior do que a 60 km/h.

4. Viaje sóbrio

Dirigir sob efeito de álcool ou drogas é crime (Art. 306 do CTB). Passageiros embriagados também aumentam o risco, pois podem prejudicar o equilíbrio da moto. Aplicativos de transporte recomendam optar por automóveis quando houver consumo de álcool.

5. Use roupas adequadas

Jaquetas, calças e luvas de material resistente, preferencialmente em cores claras, além de calçados fechados ou botas, oferecem proteção em caso de queda. Tecidos longos e calçados abertos devem ser evitados para prevenir enroscos na moto.

6. Atenção no corredor

Embora permitido, trafegar entre veículos aumenta os riscos. Portas podem se abrir de forma inesperada e motoristas podem mudar de faixa sem sinalizar. Se necessário, passe pelo corredor em baixa velocidade e nunca pela direita.

7. Crianças só a partir de 10 anos

A lei só permite transportar crianças a partir dessa idade, com capacete adequado. A condução de motos é autorizada apenas a maiores de 18 anos com CNH categoria A.

8. Mantenha o farol baixo ligado

Mesmo de dia, o farol baixo aumenta a visibilidade. Segundo a Opas, o risco de colisão cai até 20% quando a moto circula com o farol aceso.

9. Leve apenas um passageiro

A garupa deve ser ocupada por apenas um passageiro, sentado no assento suplementar. Transportar pessoas fora dessa posição é infração gravíssima, sujeita a multa e suspensão da CNH.

10. Segure firme e mantenha o equilíbrio

O passageiro deve segurar com as duas mãos no condutor ou nas alças traseiras, manter os pés nos pedais e acompanhar suavemente os movimentos do piloto, principalmente em curvas. Evite contato com o escapamento e não segure a moto por partes laterais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:42h • 05 de dezembro de 2025

7ª Feira do Produtor Rural de Pedrinhas Paulista acontece nesta sexta, 05 de dezembro

Evento terá show de Leandro Meireles e participação de produtores locais com variedade de alimentos e artesanato

Descrição da imagem

Cidades • 14:40h • 05 de dezembro de 2025

Assis registra novo caso de escorpião-amarelo no Pacaembu nesta sexta-feira

Caso registrado nesta sexta-feira reforça aumento de ocorrências na cidade, orientação das equipes de endemias e importância da prevenção nas casas

Descrição da imagem

Saúde • 14:02h • 05 de dezembro de 2025

Dezembro Laranja: Saúde alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

O Dezembro Laranja foi criado justamente para a promoção de ações que visam o combate da doença, que segundo o Ministério da Saúde é responsável por 33% dos casos de câncer no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:35h • 05 de dezembro de 2025

Programação do Aviva Assis tem início nesta sexta com apresentações gratuitas na Praça da Bandeira

Evento reúne apresentações musicais e bandas locais nesta sexta e sábado no Espaço Coberto André Francisco de Assis

Descrição da imagem

Educação • 13:01h • 05 de dezembro de 2025

Quatá abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 5º ano

Cadastro pode ser feito até 19 de dezembro na Secretaria de Educação, de segunda a sexta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:33h • 05 de dezembro de 2025

Tempo Provisório chega ao Museu Casa de Taipa nesta sexta e sábado em Assis

Intervenção artística aborda território, identidade e memória nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h, com entrada gratuita mediante retirada de convites

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:00h • 05 de dezembro de 2025

UFG cria nanoestruturas para tratar intoxicações graves

Pesquisadora da UFG desenvolve lipossomas capazes de capturar substâncias tóxicas e acelerar o atendimento a casos de overdose

Descrição da imagem

Variedades • 11:38h • 05 de dezembro de 2025

Farinha de castanha-do-brasil tem 60% mais proteína que a de trigo, mostra pesquisa da Embrapa

Estudos da Embrapa revelam que farinha e concentrado proteico feitos a partir da castanha-do-brasil têm alto teor de proteínas e bom desempenho em alimentos vegetais como hambúrguer, quibe e proteína texturizada. A tecnologia já pode ser testada em escala comercial