• Aprovadas novas medidas para coibir práticas abusivas nas chamadas telefônicas em massa
  • Varal Solidário distribui roupas gratuitamente em Maracaí nesta quarta-feira
  • Agosto Lilás: SP registra aumento de quase 60% no número de abrigos para mulheres vítimas de violência
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 14:36h • 12 de agosto de 2025

Como incluir pescado na dieta em diferentes fases da vida? Manual gratuito orienta sobre consumo

Projeto Pescado para Saúde lança livro, cartilha e gibi voltados à promoção do consumo de pescado como estratégia de saúde pública

Agência SP | Foto: Governo de SP

Livro orienta sobre consumo de pescado e traz receitas
Livro orienta sobre consumo de pescado e traz receitas

É reconhecida a riqueza nutricional do pescado, termo que engloba uma variedade de organismos aquáticos, como peixes, camarões, siris, caranguejos, ostras, mexilhões, polvos, lulas, jacarés, rãs, ouriços, pepinos-do-mar e algas. O pescado é fonte de proteína de alto valor biológico, além de ser uma carne com reduzido teor de gordura. Seu consumo contribui para o atendimento das necessidades de selênio, fósforo, vitaminas A, D, E e B12, entre outros nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano. Para falar sobre os benefícios para a saúde e dar orientações práticas para uma alimentação saudável, acaba de ser lançado o livro Pescado para promoção da saúde nos diferentes ciclos e estilos de vida: manual prático sobre consumo de pescado, que pode ser baixado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP neste link.

A obra foi produzida pelo Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde (NPPS), um consórcio de instituições de pesquisa e ensino coordenado pelo Instituto Oceanográfico (IO) da USP, em cooperação com o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “A proposta é reunir, em uma só publicação, as principais evidências científicas sobre os efeitos do pescado na saúde humana em cada fase da vida em uma linguagem clara, informativa e acessível ao público geral e especializado”, explica Jéssica Levy, pesquisadora de pós-doutorado do núcleo e uma das organizadoras da obra.

A publicação esclarece dúvidas frequentes sobre o consumo de pescado, apresenta receitas e sugestões para incluir esses alimentos na alimentação do dia a dia e oferece recomendações específicas para diferentes perfis, como crianças, adolescentes, adultos, gestantes, atletas e praticantes de exercício físico, idosos e pessoas que seguem dietas vegetarianas.

Cada seção do livro foca nos efeitos do consumo de pescado em um ciclo de vida específico, como gestação e lactação, infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento – oferecendo subsídios técnicos e científicos para pesquisadores, profissionais da saúde, gestores públicos e sociedade em geral. Além de abordar os efeitos positivos na saúde cardiovascular, no desenvolvimento neurocognitivo e na prevenção de deficiências nutricionais, o livro discute temas como segurança alimentar, contaminação, preparo adequado e formas de inserção do pescado no dia a dia.

Promoção do consumo de pescado

Essa é uma das três publicações inéditas do projeto Pescado para Saúde, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e que tem como objetivo promover o consumo de pescado em diferentes fases da vida, apostando na educação infantil para formar multiplicadores da alimentação saudável. Além do livro, foi elaborada uma cartilha-resumo, Orientações para uma alimentação saudável e sustentável com inclusão de pescado, com o objetivo de ampliar o alcance das informações científicas e facilitar sua aplicação no dia a dia. De forma concisa e ilustrada, o material apresenta o conceito de pescado, sua composição, recomendações de consumo e principais benefícios à saúde. Jéssica explica que a cartilha, assim como o livro, visa apoiar decisões informadas e estimular uma relação mais saudável com o pescado.

O projeto também lançou o gibi Turminha do Peixoto, uma publicação lúdica criada para promover a educação alimentar infantil. Com linguagem leve, personagens carismáticos e ilustrações coloridas, o gibi apresenta um grupo de animais falantes que descobrem, juntos, os benefícios do pescado para a saúde humana, como mais energia, concentração e crescimento saudável. A história termina em uma grande confraternização, com receitas e pratos à base de peixes e frutos do mar.

“Mais do que informar, o gibi quer inspirar atitudes. Ele transforma as crianças em protagonistas da mudança, incentivando que elas mesmas sejam agentes de transformação nos seus lares e comunidades”, destaca Cristiane Neiva, coordenadora de Comunicação do Núcleo de Pesquisas Pescado para Saúde e diretora do Instituto de Pesca.

Os materiais já começaram a ser distribuídos em ações presenciais, oficinas, eventos científicos e atividades com crianças e estão disponíveis para acesso e download gratuitos nos links: do livro Consumo de pescado em diferentes ciclos de vida; da cartilha Orientações para uma alimentação saudável e sustentável com inclusão de pescado; e do gibi Turma do Peixoto.

Receitas

Confira algumas receitas que estão disponíveis no livro:

Hambúrguer de peixe

Os hambúrgueres de peixe são uma excelente maneira de tornar esse alimento mais atrativo para as crianças. São muito fáceis de fazer e podem ser servidos de diversas formas: em pão de hambúrguer, em wrap (tortilha) ou até mesmo sozinhos com uma salada. Também são práticos para levar na lancheira e podem ser servidos em festinhas de aniversário.

Tempo: 30 minutos

Rendimento: aproximadamente 4 porções

Utensílios

  • Processador de alimentos

  • Frigideira antiaderente

  • Espátula de silicone

  • Tigela grande

  • Plástico filme

Ingredientes

  • 3 filés de tilápia (cerca de 350g)

  • 1/2 cebola

  • 1 ovo

  • 1/2 xicara (chá) de farinha de rosca

  • 2 talos de cebolinha fatiados

  • 1 xicara (chá) de suco de limão

  • 1 colher (chá) de açafrão

  • 1 colher (chá) de sal

  • Azeite para grelhar

Modo de preparo

Descasque e pique a cebola; corte os filés de peixe em pedaços menores; numa tigela pequena quebre o ovo e reserve. Triture os filés de peixe no processador até formar uma massa, junte a cebola, o suco do limão, o açafrão, o sal e bata até formar uma massa lisa. Por último, adicione o ovo e bata apenas para misturar. Transfira a massa de peixe para uma tigela grande, junte a cebolinha picada, a farinha de rosca e misture bem até dar o ponto para modelar – a massa deve soltar da lateral da tigela, mas ainda estar úmida.

Para modelar: umedeça as mãos com água, retire uma porção da massa e enrole formando uma bola um pouco maior que a de pingue-pongue; achate levemente para formar o hambúrguer e transfira para uma travessa. Cubra a travessa com plástico filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.

Leve uma frigideira ao fogo médio, regue com 1 fio de azeite e coloque quantos hambúrgueres couber, um ao lado do outro. Abaixe o fogo e deixe dourar por 3 minutos de cada lado. Vire novamente e deixe dourar mais 1 minuto de cada lado – assim eles não queimam por fora nem ficam crus por dentro. Monte os hambúrgueres: comece com a base do pão levemente tostado, adicione um molho de sua preferência, coloque algumas folhas de alface ou rúcula para dar sabor, posicione o hambúrguer, adicione uma fatia de queijo como suíço ou mussarela, coloque algumas rodelas de tomate e cebola, se gostar, e cubra com o pão.

Peixe no forno

O peixe no forno é uma das formas mais simples e saudáveis de preparar este alimento. Basta temperar o peixe a gosto, adicionar alguns legumes e levar ao forno. É um prato suculento, saboroso e nutritivo. É a melhor opção para os dias mais atarefados, pois requer pouca atenção durante o seu preparo. Pode-se complementar o prato adicionando um molho de sua preferência ou algum tipo de cobertura como queijo ralado.

Tempo: 40 minutos

Rendimento: aproximadamente 6 porções

Utensílios

  • Assadeira grande

  • Papel alumínio

  • Faca de cozinha

  • Tábua de corte

Ingredientes

  • 2 cebolas grandes cortadas em rodelas

  • 6 filés de peixe (tilápia, merluza, salmão, pescada)

  • 3 colheres (sopa) de azeite

  • 1 colher (chá) de sal

  • 1 colher (café) de pimenta-do-reino

  • 4 tomates (sem pele e sem sementes) picados legumes variados: cenouras, brócolis, vagens, picados e temperados conforme seu gosto.

Modo de preparo

Coloque as cebolas no fundo de uma forma grande. Coloque os filés por cima. Passe 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite nos filés e acrescente o sal, a pimenta e os tomates. Asse em forno médio durante 15 minutos. Junte os legumes e cubra com o restante do azeite. Asse por mais 15 minutos. Sirva a seguir.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 09:22h • 13 de agosto de 2025

Aprovadas novas medidas para coibir práticas abusivas nas chamadas telefônicas em massa

Será obrigatório o uso do processo de autenticação de chamadas para contratantes que realizem mais de 500 mil ligações por mês

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:01h • 13 de agosto de 2025

Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país

Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho

Descrição da imagem

Cidades • 08:51h • 13 de agosto de 2025

Varal Solidário distribui roupas gratuitamente em Maracaí nesta quarta-feira

Ação do Fundo Social de Solidariedade acontece a partir das 9h no Jardim Santa Olga e busca atender famílias em situação de vulnerabilidade

Descrição da imagem

Cidades • 08:41h • 13 de agosto de 2025

Carretas do Caminho da Capacitação estão em mais 12 cidades da região de Bauru

Programa do Fundo Social oferece cursos gratuitos em unidades móveis adaptadas

Descrição da imagem

Saúde • 08:19h • 13 de agosto de 2025

Conheça dez cuidados para uma viagem de moto mais segura

Frota de motos do país aumentou em quase 5 milhões desde a pandemia

Descrição da imagem

Policial • 07:57h • 13 de agosto de 2025

Agosto Lilás: SP registra aumento de quase 60% no número de abrigos para mulheres vítimas de violência

Estado de São Paulo amplia rede de proteção, que chega a 41 abrigos com capacidade para acolher até 682 mulheres e seus filhos

Descrição da imagem

Mundo • 21:15h • 12 de agosto de 2025

Caso Felca expõe exploração infantil na internet e acelera ações de prevenção

ONG ChildFund revela que mais da metade dos adolescentes brasileiros já sofreu violência sexual na internet e lança campanha internacional para prevenção

Descrição da imagem

Saúde • 20:31h • 12 de agosto de 2025

Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea

Disseminação de serviços elevará número de mortes, prevê especialista

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?