• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 20:36h • 06 de outubro de 2025

Como a Polícia Científica atua em grandes acidentes: da perícia técnica à identificação de vítimas

A importância do trabalho integrado entre peritos, engenheiros e especialistas forenses para esclarecer causas e identificar vítimas

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Sesp PR | Foto: PCIPR

Como atua a Polícia Científica em grandes acidentes e tragédias no Brasil
Como atua a Polícia Científica em grandes acidentes e tragédias no Brasil

Casos de grande repercussão, como a explosão ocorrida em Quatro Barras (PR), chamam atenção e levantam dúvidas sobre como atua a Polícia Científica em situações de alta complexidade. Mais do que coletar vestígios, o trabalho pericial envolve tecnologia, coordenação entre órgãos públicos e integração de especialistas de diferentes áreas, em um processo que busca reconstruir, com precisão, o que aconteceu.

“O trabalho tem início com o isolamento rigoroso da área, seguido de uma avaliação preliminar das características do evento, das necessidades materiais e humanas e dos riscos envolvidos. Após garantida a segurança, a equipe da Polícia Científica acessa o local”, explica Leonel Letnar Junior, chefe da Divisão Operacional da Polícia Científica do Paraná (PCIPR).

Uma vez liberado o acesso, os peritos iniciam o mapeamento detalhado da área, registrando imagens, coletando amostras e preservando vestígios que possam ser decisivos para a reconstituição dos fatos. Fragmentos, resíduos e até a posição de objetos podem se tornar peças-chave para determinar a causa do acidente.

Diversidade de exames periciais

Cada caso exige um tipo específico de perícia, que pode envolver setores de engenharia, química, balística, meio ambiente, computação forense e identificação humana. Essa diversidade é essencial para garantir a precisão das conclusões.


Papel dos peritos na identificação de vítimas e causas de acidentes combina tecnologia e precisão para reconstruir grandes desastres

Os laudos técnicos podem incluir testes químicos para detecção de substâncias tóxicas, exames físicos de falhas estruturais ou análises eletrônicas de equipamentos e sistemas. Todas as informações são cruzadas para que se estabeleça, com base científica, o que provocou o evento.

“A perícia cruza dados e vestígios, como registros de operação e condições dos equipamentos. Assim, é possível identificar se o defeito decorreu de uso incorreto, desgaste natural, falta de manutenção ou sabotagem”, afirma Letnar.

Além dos acidentes, a atuação da Polícia Científica também se estende a crimes cibernéticos, analisando dispositivos digitais e físicos em casos de aliciamento e exploração sexual infantil. O trabalho pode ocorrer tanto em operações de busca e apreensão quanto em laboratório, com a perícia de computadores, celulares e mídias.

A ciência na identificação de vítimas

Em tragédias com vítimas fatais, a Polícia Científica atua desde a recuperação dos corpos até a identificação dos indivíduos, utilizando técnicas de análise biológica, odontológica e exames de DNA.

“O diferencial para o rápido processo está na execução simultânea das etapas: equipes de antropologia forense atuam no local, profissionais de tanatologia fazem a separação das amostras e a Seção de Genética Molecular trabalha na identificação”, detalha o chefe da PCIPR.

O avanço das técnicas genéticas e o cuidado na preservação dos vestígios têm permitido resultados mesmo anos após as ocorrências. Um exemplo é o caso de Brumadinho (MG), em que a perícia identificou mais uma vítima em fevereiro de 2025, seis anos após o rompimento da barragem.

Em todas as situações, o objetivo da Polícia Científica é o mesmo: oferecer respostas técnicas, precisas e imparciais, contribuindo para as investigações e garantindo transparência e segurança à sociedade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância