• Conforto e autonomia mantêm o carro como principal escolha dos brasileiros em viagens
  • Prefeitura de Palmital organiza inscrições do Transporte Universitário para o novo semestre
  • Tremor na pálpebra pode ser o primeiro alerta de sobrecarga mental
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:06h • 20 de setembro de 2025

Com Rotas do Vinho de SP, vinícolas registram aumento de visitantes, faturamento e empregos

Levantamento mostra que mais de 80% das vinícolas paulistas cresceram em número de turistas

Agência SP | Foto: Governo de SP

No coração de Espírito Santo do Pinhal, a Vinícola Floresta combina tradição familiar e inovação na produção de vinhos
No coração de Espírito Santo do Pinhal, a Vinícola Floresta combina tradição familiar e inovação na produção de vinhos

O programa Rotas do Vinho, do Governo do Estado de São Paulo, já apresenta resultados concretos para o turismo regional e para o setor vitivinícola paulista. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 73,7% das vinícolas integrantes do programa avaliam os resultados como positivos.

Segundo os dados, 82% das vinícolas reportaram aumento no número de visitantes desde o lançamento da iniciativa, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico. O gasto médio por visitante é de R$ 204, impulsionando diretamente a economia das cidades envolvidas e das propriedades produtoras de vinho.

Esse movimento também se reflete nas receitas: 85,7% das vinícolas esperam encerrar o ano com alta média de 22% no faturamento em comparação a 2024.

“São Paulo é o maior consumidor de vinho do país e boa parte desse consumo está ligado às viagens turísticas. Estamos crescendo em qualidade, conquistando destaque no mercado internacional com premiações, e isso é resultado dos esforços do Governo do Estado, por meio do Rotas do Vinho de SP, da sociedade civil e de toda essa cadeia produtiva, cada vez mais organizada”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O programa também estimula novos investimentos: 92% das vinícolas já iniciaram ou pretendem iniciar obras de melhoria em infraestrutura, sendo que 38,5% dessas iniciativas são motivadas diretamente pelo aumento da demanda turística.

O impacto também chegou ao mercado de trabalho. Cerca de 67,9% das vinícolas afirmaram estar contratando novos funcionários, e, em 52,6% dos casos, as contratações foram justificadas pelo crescimento no número de visitantes. O dado reforça o potencial do programa não apenas para atrair turistas, mas também para gerar empregos no interior.

Outro reflexo positivo é a diversificação da oferta turística: 96% das vinícolas estão criando ou ampliando experiências para o visitante, como degustações guiadas, passeios entre vinhedos, eventos culturais e gastronômicos. Mais da metade dessas iniciativas (55,6%) respondem diretamente ao aumento da procura desde a implementação do programa.

Para Amanda Willoweit, gerente-geral da Vinícola Floresta São Pedro, em Espírito Santo do Pinhal, o Rotas do Vinho tem sido decisivo para a projeção da produção paulista e para o desenvolvimento regional.

“Percebemos um aumento significativo de visitantes na nossa cidade e na vinícola. Acreditamos que precisamos continuar divulgando para o mundo os maravilhosos vinhos do nosso estado e transformar as nossas rotas em um grande destino turístico, o que continuará gerando emprego e transformando vidas. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa. É maravilhoso ser parte disso.”

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 30 de junho com as 66 vinícolas participantes do Rotas do Vinho em diversas regiões do estado.

O Rotas do Vinho

Lançado oficialmente em 28 de agosto de 2024, o programa tem o objetivo de valorizar o enoturismo no Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 60 vinícolas participam da iniciativa, que mapeia, organiza e divulga trajetos turísticos em regiões produtoras como Jundiaí, São Roque, Espírito Santo do Pinhal e Serra da Mantiqueira, entre outras.

A ação é coordenada pela Casa Civil e pela InvestSP, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA) e Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:21h • 20 de janeiro de 2026

Novo comportamento do consumidor desafia funis tradicionais no marketing digital

Com usuários mais céticos, dispersos e expostos a múltiplos estímulos, modelos lineares perdem força e dão lugar a estratégias baseadas em contexto e experiência

Descrição da imagem

Mundo • 19:37h • 20 de janeiro de 2026

Presença em múltiplos canais se torna decisiva para a sobrevivência das empresas

Com avanço no fechamento de negócios no Brasil, ser encontrado em diferentes pontos de busca passa a influenciar diretamente a decisão do consumidor

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:28h • 20 de janeiro de 2026

Brasil se consolida como o segundo maior mercado de shows do mundo

Estratégia, gestão e experiência ajudam a explicar por que alguns eventos viram fenômenos de público enquanto outros enfrentam dificuldades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:33h • 20 de janeiro de 2026

Praias com o selo Bandeira Azul se destacam como opções para o verão brasileiro

País conta com 50 praias com selo sustentável na temporada 2026; saiba quais destinos estão na lista

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 20 de janeiro de 2026

Conforto e autonomia mantêm o carro como principal escolha dos brasileiros em viagens

Conforto, liberdade para fazer paradas e flexibilidade de horários reforçam escolha pelo automóvel, especialmente no período de férias

Descrição da imagem

Cidades • 16:33h • 20 de janeiro de 2026

Prefeitura de Palmital organiza inscrições do Transporte Universitário para o novo semestre

Cadastro on-line segue até 15 de fevereiro e contempla calouros e veteranos

Descrição da imagem

Saúde • 16:01h • 20 de janeiro de 2026

Tremor na pálpebra pode ser o primeiro alerta de sobrecarga mental

Sintoma comum e pouco conhecido surge como sinal físico de sobrecarga emocional; oftalmologista explica quando observar, como prevenir e quando procurar ajuda

Descrição da imagem

Cidades • 15:30h • 20 de janeiro de 2026

Coleta seletiva reforça reciclagem e sustentabilidade em Florínea

Cronograma semanal orienta moradores sobre dias corretos para descarte de recicláveis

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar