Educação • 19:38h • 27 de agosto de 2025
Codifica+ busca expandir formação de professores em pensamento computacional para todo o Brasil
Programa gratuito já impactou Goiás e abre caminho para novas parcerias, com inscrições abertas também a docentes do interior paulista
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Divulgação
O Codifica+, programa de formação em pensamento computacional e habilidades de programação desenvolvido pelo British Council, está em expansão e convida professores de todo o Brasil a participarem. Gratuita, a iniciativa já certificou 55 docentes em Goiás, alcançou mais de 30 cidades e registrou aprovação de 97,87% entre os participantes. Agora, a proposta é levar o impacto para outras regiões, incluindo o interior paulista.
Com dois módulos de 40 horas cada, divididos em níveis básico e avançado, a formação foi pensada para apoiar as redes públicas na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seu complemento em computação. O diferencial é a aplicação prática dos conteúdos, que podem ser utilizados tanto em disciplinas como matemática e história quanto em atividades “desplugadas”, sem depender de tecnologia.

Patrícia Schafer durante aula presencial inaugural do módulo avançado do Codifica+ | Divulgação/Rodolfo Rizzo
A inclusão é outro ponto central do programa. Os conteúdos foram estruturados com base em princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), estimulando práticas pedagógicas que favorecem a participação de todos os estudantes desde os primeiros anos da escola.
Em Goiás, a iniciativa ainda promoveu a competição Learning Sectors, apoiada pela Fórmula 1. Mais de 150 equipes de professores e estudantes criaram soluções para problemas reais de suas comunidades, nas áreas de acessibilidade, sustentabilidade e inclusão. O resultado foram 106 protótipos testados e avaliados com feedback real. Os finalistas foram premiados com uma visita aos bastidores do Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025, unindo educação, inovação e tecnologia.

British Council abre inscrições para professores do Brasil inteiro, incluindo Assis e região | Divulgação/Rodolfo Rizzo
Com os resultados positivos, o Codifica+ já tem nova turma prevista para 8 de setembro em Goiás, com inscrições abertas desde 25 de agosto. O British Council também busca novos parceiros em secretarias de educação, instituições e empresas para levar a formação a professores de todo o país, incluindo os do interior paulista. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@britishcouncil.org.br.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço