• Governo de SP abre inscrições de concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
  • Assis promove nova edição da Vila Agro com produtos frescos e show musical nesta sexta-feira
  • Primeiro fim de semana de dezembro terá tempo firme e temperaturas em elevação em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 14:43h • 14 de agosto de 2025

Cientistas brasileiros identificam nova espécie de peixe pré-histórico

Fóssil foi descoberto na Península Antártica

Agência Brasil | Foto: Revista Nature/divulgação

A descoberta foi publicada na segunda-feira (11) na revista científica Nature.
A descoberta foi publicada na segunda-feira (11) na revista científica Nature.

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), identificaram o fóssil de uma nova espécie de peixe pré-histórico na Península Antártica.

A descoberta foi publicada na segunda-feira (11) na revista científica Nature.

O exemplar articulado, batizado Antarctichthys longipectoralis, viveu entre 145 e 66 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo.

O fóssil é o mais bem preservado já descoberto na região. Ele foi encontrado na Formação Snow Hill Island, na Antártica, durante expedição do projeto Paleoantar, realizada no verão de 2018/2019, em iniciativa que reuniu pesquisadores de diversas especialidades e instituições brasileiras.

Reconstituição

O processo da pesquisa durou cinco anos, tendo se iniciado com a chegada do fóssil ao Brasil e terminado com a reconstituição tridimensional.

A reconstituição do Antarctichthys foi realizada por meio da microtomografia, técnica semelhante a uma tomografia médica, que possibilita obter imagens internas de objetos por meio de raios X, sem danificar o fóssil.

Neste processo, são geradas projeções do objeto em alta resolução que são depois digitalmente integradas, permitindo a reconstrução dos tomogramas, ou seja, das “fatias” em alta resolução do objeto.

No total, foram gerados mais de 2 mil tomogramas do fóssil, que serviram de base para modelar o espécime tal como era no período Cretáceo.

Os pesquisadores estimam que o peixe media entre 8 e 10 centímetros. O Antarctichthys tinha cabeça longa, corpo delgado e pequenos espinhos neurais.

Clima

A bióloga Valéria Gallo, professora titular do Departamento de Zoologia da Uerj explica que embora ainda pouco explorada pela paleontologia, a Antártica guarda pistas fundamentais sobre a evolução da vida no hemisfério sul e as conexões históricas que moldaram a biodiversidade atual da região.

“O continente antártico, hoje uma vastidão gelada, já foi um ambiente rico em florestas e vida marinha. Descobertas como essa revolucionam nosso entendimento sobre como ecossistemas antigos responderam às mudanças ambientais, conhecimento cada vez mais relevante em tempos de transformações climáticas aceleradas.”

“A presença desse fóssil sinaliza que a área da Península Antártica provavelmente possuía um clima mais quente e maior biodiversidade durante o Cretáceo.”

Segundo a Uerj, o estudo reforça a importância da análise de fósseis de flora e fauna que servem como referência para prever como os organismos podem reagir ao aquecimento global atual, contribuindo para traçar estratégias de conservação.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 14:02h • 05 de dezembro de 2025

Dezembro Laranja: Saúde alerta sobre os cuidados para evitar o câncer de pele

O Dezembro Laranja foi criado justamente para a promoção de ações que visam o combate da doença, que segundo o Ministério da Saúde é responsável por 33% dos casos de câncer no Brasil

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 13:35h • 05 de dezembro de 2025

Programação do Aviva Assis tem início nesta sexta com apresentações gratuitas na Praça da Bandeira

Evento reúne apresentações musicais e bandas locais nesta sexta e sábado no Espaço Coberto André Francisco de Assis

Descrição da imagem

Educação • 13:01h • 05 de dezembro de 2025

Quatá abre inscrições para a Educação de Jovens e Adultos, do 1º ao 5º ano

Cadastro pode ser feito até 19 de dezembro na Secretaria de Educação, de segunda a sexta

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:33h • 05 de dezembro de 2025

Tempo Provisório chega ao Museu Casa de Taipa nesta sexta e sábado em Assis

Intervenção artística aborda território, identidade e memória nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h, com entrada gratuita mediante retirada de convites

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 12:00h • 05 de dezembro de 2025

UFG cria nanoestruturas para tratar intoxicações graves

Pesquisadora da UFG desenvolve lipossomas capazes de capturar substâncias tóxicas e acelerar o atendimento a casos de overdose

Descrição da imagem

Variedades • 11:38h • 05 de dezembro de 2025

Farinha de castanha-do-brasil tem 60% mais proteína que a de trigo, mostra pesquisa da Embrapa

Estudos da Embrapa revelam que farinha e concentrado proteico feitos a partir da castanha-do-brasil têm alto teor de proteínas e bom desempenho em alimentos vegetais como hambúrguer, quibe e proteína texturizada. A tecnologia já pode ser testada em escala comercial

Descrição da imagem

Educação • 11:15h • 05 de dezembro de 2025

MEC pretende chegar a 100% do país com escolas integrais em 2026

Ampliar alfabetização e acesso à internet também é prioridade

Descrição da imagem

Saúde • 10:48h • 05 de dezembro de 2025

Estudo aponta que apostas online geram prejuízo anual de R$ 38,8 bilhões ao Brasil

Pesquisa inédita mostra que as bets causam perdas sociais e econômicas expressivas, impulsionadas pelo aumento do endividamento, impactos na saúde mental e baixa arrecadação pública. O relatório também propõe medidas para reduzir danos e reforçar a regulação do setor