Ciência e Tecnologia • 19:35h • 05 de fevereiro de 2026
Chuva de meteoros Alpha Centaurids atinge pico neste domingo no Brasil
Fenômeno anual é mais visível no Hemisfério Sul e pode ser observado a olho nu entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Urania Planetário | Foto: Divulgação
A chuva de meteoros Alpha Centaurids atinge seu pico de atividade entre a noite deste domingo, 8, e a madrugada de segunda-feira, 9 de fevereiro, com possibilidade de observação em todo o Brasil. O fenômeno ocorre anualmente e, apesar de discreto, chama atenção por ser mais favorável ao Hemisfério Sul.
O horário de maior atividade varia conforme a região. No Sul do país, o pico ocorre após as 22h30. No Sudeste e Centro-Oeste, a melhor observação é esperada por volta das 23h. Já no Norte e Nordeste, o aumento da atividade acontece depois da 0h30. A média prevista é de cerca de seis meteoros por hora.

Simulações astronômicas indicam que o número de meteoros pode variar entre 5 e 20 por hora, dependendo das condições locais de observação. Alguns poderão ser vistos a olho nu como rápidos riscos luminosos no céu. A presença da Lua pode dificultar a visualização dos meteoros mais fracos, reduzindo a percepção do fenômeno em áreas iluminadas.
Os Alpha Centaurids parecem se originar em uma região próxima à estrela Hadar, uma das mais brilhantes da constelação do Centauro. Para localizar essa área do céu, uma referência prática é o Cruzeiro do Sul, facilmente visível mesmo em áreas urbanas.

Para melhorar a experiência de observação, especialistas recomendam procurar locais com pouca iluminação artificial, como áreas rurais ou afastadas dos centros urbanos. Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos, já que os meteoros cruzam o céu rapidamente e podem surgir em diferentes direções.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar
Ciência e Tecnologia
3I/ATLAS surpreende e se aproxima da esfera de Hill de Júpiter com precisão inédita