• Plataforma do Ipem-SP para localizar bombas antifraude chega a 60 mil acessos
  • Cursos de medicina com baixa nota podem perder vagas ou ser fechados
  • Previsão do tempo: Assis terá tempo firme no 4º final de semana de agosto, com máxima de 34ºC
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 12:32h • 01 de março de 2025

Cerca de 250 raias Ticonha são encontradas mortas no litoral paulista

Ameaçada de extinção, a espécie se aproxima da costa para se alimentar

Agência Brasil | Foto: Unesp/Divulgação

Raias da espécie Ticonha.
Raias da espécie Ticonha.

Cerca de 250 raias da espécie Ticonha foram encontradas mortas na terça-feira (25) nas praias do Itararé e Ilha Porchat, em São Vicente, na Baixada Santista. Entre os animais havia machos e fêmeas jovens, adultos, filhotes, recém-nascidos. Ameaçada de extinção, a espécie costuma se aproximar da costa do litoral de São Paulo em cardumes de até mil indivíduos para se alimentar de conchas e mariscos durante o verão.

De acordo com o professor e biólogo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Otto Bismarck Gadig a suspeita é a de que os animais tenham sido vítimas de pesca de arrasto ou de rede.

“As raias que nós encontramos ontem foram mortas à noite por rede de arrasto de praia, mas não sabemos que rede, porque normalmente os pescadores soltam as raias. A maioria deles, senão todos, soltam porque a pesca não é para elas. Quando eles veem que tem raia na rede, fazem um mutirão e vão soltando”, explica.

Bismark afirmou que não é possível dizer ao certo o que ocorreu e se essas raias foram soltas tardiamente, porque não se sabe quem foi o pescador. Entretanto, vídeos que o biólogo tem recebido apontam suspeitos. “Isso precisa de uma investigação, mas o que sabemos basicamente é que elas morreram nas redes. Isso já aconteceu e vai continuar acontecendo, infelizmente”, lamentou.

Mesmo que não tenha sido intencional, matar uma grande quantidade de animais em extinção é crime e um grande problema do ponto de vista ambiental e de conservação.

“Você eliminar tubarão e raia causa prejuízos para o ambiente marinho, além disso é uma espécie em declínio. Eu levei para o meu laboratório 132 e hoje de manhã cedo a coleta de lixo levou pelo menos 100 para o aterro e deve ter outras mortas por ali. É uma quantidade muito grande”.

O biólogo destaca que os pescadores têm total conhecimento do risco de extinção da Ticonha e por isso a situação causa estranheza e deve ser investigada com cuidado.

“O método para soltar as raias é relativamente eficiente, eles já fazem isso há um tempo e você não encontra raia morta. Os casos nos quais a gente encontrou raias mortas, exceto esse de ontem, que a gente nem conseguiu ainda trabalhar com as raias, foram claramente pescas que os pescadores não tiveram preocupação em soltar, como em Peruíbe, dois anos atrás”, disse.

Investigação

Por meio de nota, a prefeitura de São Vicente informou que solicitou apoio do Instituto Gremar, responsável pela proteção do ambiente marinho e de animais silvestres, na contagem e identificação dos animais. Posteriormente, foi efetuado o recolhimento para correta destinação. A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) ressaltou que iniciou o monitoramento do caso através de um processo de investigação e apuração das possíveis causas e justificativas.

Segundo as informações, o prefeito Kayo Amado fez um apelo por mais apoio da Marinha para a realização de ações noturnas, uma vez que, entre as suspeitas, está a de que as mortes das raias possam ter sido causadas pela chamada “pesca de arrasto”, que é proibida na região. “Ocorrências como essa, que matou dezenas de raias são inadmissíveis. A nossa Secretaria de Meio Ambiente já iniciou o processo de investigação, causas e consequências da situação”, afirmou o prefeito.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:03h • 21 de agosto de 2025

UNESP Assis promove grupo de acolhimento psicológico para mulheres na UBS Maria Izabel

Projeto de extensão “Recriarte” oferece encontros semanais gratuitos com atividades artísticas para apoiar a saúde mental de mulheres entre 18 e 59 anos

Descrição da imagem

Cidades • 11:43h • 21 de agosto de 2025

Maracaí e Sebrae oferecem palestra gratuita sobre como vender no TikTok nesta quinta

Evento online acontece em 21 de agosto e ensina estratégias de marketing digital para transformar visualizações em clientes

Descrição da imagem

Economia • 11:02h • 21 de agosto de 2025

SP destaca a aquicultura sustentável para diminuir impacto das mudanças climáticas

Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca a sustentabilidade da atividade aquícola e a aquaponia

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:39h • 21 de agosto de 2025

Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado inclui 57 municípios

Descrição da imagem

Mundo • 10:16h • 21 de agosto de 2025

EmpregAI já ajudou mais de 10 mil pessoas a conseguir trabalho desde junho

Ferramenta de inteligência artificial da CTPS Digital cruza informações do perfil dos trabalhadores com as vagas do SINE e envia notificações personalizadas. Até julho de 2025, o EmpregAI disparou 15 milhões de alertas para 3,4 milhões de usuários

Descrição da imagem

Mundo • 09:32h • 21 de agosto de 2025

Plataforma do Ipem-SP para localizar bombas antifraude chega a 60 mil acessos

Marco reforça o compromisso do Ipem-SP com a integridade no comércio e com a proteção do consumidor, consolidando o instituto como referência na área da fiscalização metrológica e em ações de cidadania

Descrição da imagem

Educação • 09:07h • 21 de agosto de 2025

Cursos de medicina com baixa nota podem perder vagas ou ser fechados

Estudante do 4° ano da graduação será avaliado a partir de 2026

Descrição da imagem

Mundo • 08:45h • 21 de agosto de 2025

Atualização de informações pessoais garante acesso a benefícios do INSS

Manter o cadastro atualizado é garantia de proteção e acesso aos direitos previdenciários

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?