• Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo
  • Maus-tratos a crianças: DDM de Assis age após denúncia e efetua prisão
  • Conheça os municípios eleitos como os melhores destinos turísticos de São Paulo em 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 14:16h • 30 de maio de 2025

Censo revela que mais de 5% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos são autistas

Dados inéditos do IBGE mostram avanço nos diagnósticos, reforçam a importância da intervenção precoce e escancaram desafios no acesso ao atendimento especializado

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Agência Temma | Foto: Divulgação

Censo 2022 traz alerta sobre avanço do diagnóstico de autismo no Brasil
Censo 2022 traz alerta sobre avanço do diagnóstico de autismo no Brasil

O Brasil tem hoje 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que representa 1,2% da população, segundo dados inéditos do Censo 2022, divulgados pelo IBGE. Essa é a primeira vez que o país contabiliza oficialmente o número de pessoas no espectro autista, graças à Lei nº 13.861/2019, que incluiu o TEA nas pesquisas censitárias.

O dado que mais chama atenção está na infância: mais de 5% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos estão no espectro autista. Segundo o levantamento, 3,8% dos meninos e 1,3% das meninas nessa faixa etária possuem diagnóstico. O aumento expressivo no número de diagnósticos revela não apenas um maior acesso à informação, mas também o crescimento na busca por avaliações e intervenções precoces.

O número também se aproxima dos dados dos Estados Unidos, onde o CDC aponta que 1 em cada 31 crianças está no espectro. No Brasil, a maior concentração de diagnósticos ocorre entre crianças de 5 a 9 anos (2,6%), seguida do grupo de 0 a 4 anos (2,1%), evidenciando que o diagnóstico precoce tem se tornado uma realidade mais presente.

Maioria dos estudantes com TEA está no ensino fundamental

O Censo também revela que a maioria dos estudantes autistas no Brasil está no ensino fundamental, somando 508 mil crianças e adolescentes, o que corresponde a 66,8% dos alunos diagnosticados. Além disso, a taxa de escolarização entre pessoas autistas é de 36,9%, superior à média nacional da população sem diagnóstico, que é de 24,3%.

Contudo, o levantamento evidencia uma realidade dura: embora o autismo não tenha relação com etnia, a maior parte das pessoas autistas se autodeclara branca (1,3%), seguida de amarela (1,2%), preta (1,1%), parda (1,1%) e indígena (0,9%). Isso reflete mais o acesso desigual ao diagnóstico do que a real distribuição do TEA entre a população.

Diagnosticar cedo faz toda a diferença

A intervenção precoce é um dos maiores aliados no desenvolvimento de crianças autistas. Quando o diagnóstico ocorre na primeira infância (até 6 anos), o cérebro tem maior plasticidade para desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de autonomia. Estudos mostram que intervenções nessa fase podem melhorar em até 40% os resultados cognitivos e adaptativos.

O acompanhamento deve ser sempre multidisciplinar, envolvendo fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia com base na análise do comportamento (ABA), uma abordagem recomendada mundialmente. Essas terapias ajudam as crianças a desenvolverem habilidades para o convívio social, a comunicação e a autonomia.

Por outro lado, o acesso a esses serviços ainda é um dos principais desafios enfrentados pelas famílias, especialmente em regiões do interior. A falta de profissionais especializados, vagas em serviços públicos e o alto custo de terapias privadas são barreiras que precisam ser enfrentadas por meio de políticas públicas mais robustas.

Caminho para o futuro

O aumento dos diagnósticos não significa que há mais pessoas autistas hoje, mas que há mais informação, mais busca e mais visibilidade. Isso também traz à tona a necessidade urgente de investimento em saúde, educação inclusiva e capacitação de profissionais em todo o Brasil.

O Censo 2022 é um marco que dá visibilidade a milhões de brasileiros que, até então, estavam invisíveis nas estatísticas. Agora, cabe ao poder público, à sociedade e às famílias unirem esforços para transformar esses números em inclusão, acolhimento e oportunidades.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:47h • 23 de janeiro de 2026

Produtos locais e cultura marcam a Feira do Produtor Rural em Pedrinhas Paulista

Evento acontece nesta sexta-feira, 23 de janeiro, na Arena Coliseu, reunindo produtores rurais, gastronomia artesanal e apresentação musical aberta ao público

Descrição da imagem

Saúde • 10:01h • 23 de janeiro de 2026

Estado reforça importância da vacinação dos alunos antes do início das aulas

Período é propício para transmissão de doenças pelo aumento da circulação de viroses e retorno da convivência em ambientes fechados. São 11 vacinas para crianças e adolescentes, todas gratuitas pelo SUS

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 09:22h • 23 de janeiro de 2026

Governo recomenda que X impeça geração de conteúdos indevidos por meio do Grok

Assistente de IA integrado à plataforma tem sido utilizado por usuários para produzir conteúdos sintéticos de caráter sexualizado. Ação busca apurar e enfrentar violação de direitos de mulheres, crianças e adolescentes pelo uso abusivo da ferramenta

Descrição da imagem

Saúde • 09:01h • 23 de janeiro de 2026

Anvisa aprova genérico do Dexilant para tratamento do refluxo

Medicamento pode ser prescrito para adultos e adolescentes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 08:48h • 23 de janeiro de 2026

Da roça à cidade, Vila Agro movimenta Assis com feira e show ao vivo nesta sexta

Evento reúne produtores locais, gastronomia artesanal e show ao vivo no espaço da Ceagesp

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:23h • 23 de janeiro de 2026

Centro TEA Paulista amplia operação e passa a ter atendimento 24 horas

Serviço que passa a funcionar 24h e aos finais de semana e feriados permite acolhimento remoto e acessível em todo o estado de SP

Descrição da imagem

Cidades • 08:03h • 23 de janeiro de 2026

IPTU 2026 já está disponível para consulta e impressão no site da Prefeitura de Cândido Mota

Contribuintes podem acessar os carnês de forma online; entrega física nas residências será feita nos próximos dias

Descrição da imagem

Variedades • 07:21h • 23 de janeiro de 2026

Previsão aponta temperaturas próximas de 30ºC em Assis até domingo

Sexta, sábado e domingo terão temperaturas em elevação gradual, predomínio de nuvens e ventos fracos a moderados

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar