• EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos
  • Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais
  • Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 07:57h • 23 de abril de 2025

Censo 2022 retrata melhorias na infraestrutura urbana no intervalo de uma década

Na comparação com o levantamento anterior, de 2010, aumentaram a presença de rampas para cadeirantes e a existência de calçadas e vias pavimentadas no País

Da Redação com informações do IBGE | Foto: Gabriel Borges/Secom-VR

De acordo com o Censo 2022, 119,9 milhões de pessoas moravam em vias sem rampa para cadeirante.
De acordo com o Censo 2022, 119,9 milhões de pessoas moravam em vias sem rampa para cadeirante.

Dados do Censo Demográfico 2022 mostram que a maioria da população urbana do Brasil ainda vive em locais com pouca infraestrutura de acessibilidade. Das 174,2 milhões de pessoas que moram em áreas urbanas, 68,8% vivem em ruas sem rampas para cadeirantes. Em 2010, esse número era ainda maior: 95,2%.

Entre os estados, Mato Grosso do Sul lidera com 41,1% dos moradores em vias com rampas. Na outra ponta, o Amazonas tem o pior índice, com apenas 5,6%. Maringá (PR) se destaca entre as grandes cidades, com 77,3% dos moradores em vias acessíveis, enquanto Itapevi (SP) tem só 1,3%.

Os dados fazem parte da pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, divulgada nesta quarta (17) pelo IBGE. A apresentação ocorreu em Maceió (AL), com transmissão online.

Calçadas, ciclovias e obstáculos

A pesquisa também investigou a condição das calçadas. Apenas 18,8% da população vive em vias com calçadas livres de obstáculos. Os melhores índices estão no Sul e Sudeste, com destaque para Santos (SP), onde 64,5% dos moradores têm calçadas desobstruídas. Já Bacabal (MA) aparece com o pior resultado: 1%.

A presença de ciclovias também é baixa: apenas 1,9% da população vive em ruas com sinalização para bicicletas. Balneário Camboriú (SC) lidera entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com 14%.

Outro dado inédito do Censo 2022 é a análise da capacidade de circulação nas vias. Mais de 90% da população vive em locais com circulação de caminhões ou ônibus. Em Salvador (BA), por exemplo, 17,9% dos moradores estão em ruas onde só é possível circular de carro ou van. Já em cidades como Recife, 16,1% vivem em trechos acessíveis apenas a pé, de bicicleta ou motocicleta.

Transporte público, iluminação e pavimentação

A presença de pontos de ônibus ou vans ainda é limitada: apenas 8,8% dos moradores têm esse equipamento próximo de casa. Juiz de Fora (MG) tem o maior percentual entre as cidades grandes (48,6%).

A iluminação pública é o item mais presente entre os avaliados: 97,5% da população vive em vias iluminadas. Já a pavimentação atinge 88,5% da população. No entanto, regiões como o Norte e Nordeste ainda apresentam grandes deficiências nesse aspecto.

Drenagem e arborização

Metade da população vive em ruas com bueiros ou bocas de lobo, essenciais para evitar alagamentos. Os melhores índices estão no Sul do país. Já no Piauí, apenas 11,6% das vias têm esse tipo de drenagem.

A arborização também foi analisada: 66% dos brasileiros vivem em vias com árvores. Maringá (PR) lidera entre as cidades grandes, com 98,6% dos moradores em ruas arborizadas. Já São José (SC) tem o menor índice (15,1%).

Diferenças por cor e raça

A pesquisa revela desigualdades no acesso à infraestrutura urbana. A população que se declara amarela tem os melhores índices em quase todos os quesitos, como ruas pavimentadas, presença de calçadas e rampas para cadeirantes. Na outra ponta, indígenas e pessoas pretas e pardas enfrentam mais dificuldade de acesso a esses equipamentos.

Estabelecimentos e entorno

O estudo também avaliou a infraestrutura no entorno de escolas, unidades de saúde e comércios. A iluminação pública está presente em quase todos. No entanto, a presença de rampas e pontos de ônibus ainda é limitada — especialmente nos estabelecimentos comerciais.



Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:38h • 23 de janeiro de 2026

Bilionários acumulam US$ 18,3 trilhões e ampliam desigualdade global, aponta IJF

IJF aponta concentração histórica de renda, impacto ambiental desproporcional e defende tributação progressiva dos super-ricos

Descrição da imagem

Policial • 19:29h • 23 de janeiro de 2026

Caça-níqueis e equipamentos do jogo do bicho são apreendidos no centro de Paraguaçu Paulista

Ação ocorreu após denúncia de exploração de jogos de azar em bar da região central do município

Descrição da imagem

Saúde • 18:21h • 23 de janeiro de 2026

Dentes de leite também exigem atenção: a importância da higiene bucal no primeiro ano de vida

Especialistas alertam que iniciar a escovação com o nascimento do primeiro dente reduz o risco de cáries, ajuda na formação de hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Educação • 17:32h • 23 de janeiro de 2026

EJA 2026 abre matrículas em Assis para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos

Programa da rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos em duas escolas e orienta inscrições em todas as unidades

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:03h • 23 de janeiro de 2026

Escritório na praia: litoral brasileiro se consolida como paraíso para nômades digitais

Cidades que unem conectividade e lazer atraem profissionais que buscam qualidade de vida longe dos escritórios tradicionais

Descrição da imagem

Mundo • 16:31h • 23 de janeiro de 2026

De 2016 para 2026 o trabalho mudou de eixo e segue em transformação

Liderança, transição de carreira e habilidades humanas passaram ao centro das decisões profissionais e empresariais

Descrição da imagem

Cidades • 16:10h • 23 de janeiro de 2026

Cadastro municipal abre inscrições para cursos gratuitos de valorização cultural em Cruzália

Iniciativa vai credenciar pessoas e empresas para cursos de dança folclórica alemã, culinária e artesanato, com possibilidade de participação em eventos oficiais do município

Descrição da imagem

Saúde • 15:48h • 23 de janeiro de 2026

Calor do verão eleva em até 30% os casos de pedra nos rins no Brasil

Desidratação, dieta rica em sal e açúcar e consumo elevado de proteínas explicam aumento de até 30% nos atendimentos por cálculo renal

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar