Educação • 11:13h • 06 de setembro de 2025
Carteira Nacional de Docente começa a ser entregue em outubro
Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará a ser entregue em outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor. O documento foi aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no último dia 19 e aguarda sanção presidencial, prevista para 15 de outubro.
Segundo o ministro, a criação da CNDB representa um reconhecimento à profissão que forma todos os demais profissionais do país. A carteira será emitida pelo Ministério da Educação (MEC) e terá validade em todo o território nacional.
Entre os benefícios previstos, estão descontos em eventos culturais, como cinema, teatro e shows, além de 15% de redução em tarifas de hotéis, fruto de parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Os docentes também terão direito a um cartão de crédito sem anuidade, emitido pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.
A CNDB será destinada a professores da educação básica das redes pública e privada em todo o país. Para solicitar o documento, o interessado deverá se cadastrar no site do programa Mais Professores para o Brasil, utilizando a conta Gov.br. As informações serão cruzadas com bases de dados oficiais, como Receita Federal e Censo Escolar, para validação.
De acordo com Camilo Santana, a entrega da nova carteira faz parte de um conjunto de ações de valorização e incentivo à docência promovidas pelo governo federal.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço