• Assis lança REFIS 2025 com até 100% de desconto em juros e multas para regularização de débitos
  • Polícia Civil recupera fios de cobre e pertences furtados durante a madrugada em Assis
  • Quando chamar o SAMU 192? Consórcio CIVAP reforça orientações na região de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 10:13h • 20 de agosto de 2025

Câncer de colo de útero: diagnóstico tardio aumenta custos e necessidade de tratamentos no SUS

Estudo com mais de 200 mil mulheres mostra que casos avançados exigem mais quimioterapia, internações e consultas, além de elevar o impacto econômico para a saúde pública

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foram reunidas informações de 206.861 mulheres com mais de 18 anos, diagnosticadas com a doença entre janeiro de 2014 e dezembro de 2021. O estudo utilizou o DataSUS, base de dados pública vinculada ao SUS.
Foram reunidas informações de 206.861 mulheres com mais de 18 anos, diagnosticadas com a doença entre janeiro de 2014 e dezembro de 2021. O estudo utilizou o DataSUS, base de dados pública vinculada ao SUS.

Um estudo sobre câncer de colo de útero aponta que quanto mais tardio é o diagnóstico da doença, maiores são os custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além de reduzir as chances de sobrevida, descobrir o câncer em estágios avançados exige mais internações, consultas médicas e procedimentos de alta complexidade.

A pesquisa foi conduzida pela MSD Brasil, farmacêutica global responsável pela vacina nonavalente contra o HPV disponível na rede privada. O imunizante é considerado a principal forma de prevenção do câncer de colo de útero. No SUS, a vacina quadrivalente também está disponível gratuitamente para adolescentes de 9 a 14 anos, protegendo contra os tipos do vírus mais associados ao câncer.

Foram analisadas informações de 206.861 mulheres maiores de 18 anos diagnosticadas entre janeiro de 2014 e dezembro de 2021, com base nos registros do DataSUS. Os resultados mostram que, em estágios iniciais da doença, 47,1% das pacientes precisaram de quimioterapia, com média de 0,05 internações e 0,54 visitas ambulatoriais por mês. Mas esse quadro se agrava conforme o avanço do câncer:

  • No estágio 2, 77% das mulheres necessitaram de quimioterapia, com 0,07 internações e 0,63 consultas por mês.
  • No estágio 3, o índice sobe para 82,5%, com 0,09 internações e 0,75 consultas mensais.
  • Já no estágio 4, o mais grave, 85% das pacientes passaram por quimioterapia, com 0,11 internações e 0,96 visitas ambulatoriais por mês.

Segundo os pesquisadores, 60% dos diagnósticos no Brasil ocorrem em estágio avançado, o que aumenta não só os custos ao sistema de saúde, mas também o sofrimento das pacientes.

Outro ponto levantado é a desigualdade social: até 80% das mortes por câncer de colo de útero acontecem em países de baixa e média renda, como o Brasil. No país, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 17 mil novos casos por ano, concentrados principalmente em mulheres não brancas, com baixa escolaridade e dependentes do SUS.

Impactos da pandemia

O estudo também mostrou que a pandemia de Covid-19 agravou o cenário. A proporção de pacientes tratadas apenas com cirurgia caiu de 39,2% (2014 a 2019) para 25,8% em 2020. Houve ainda redução de cerca de 25% nos procedimentos de radioterapia em todos os estágios, enquanto a quimioterapia isolada aumentou em média 22,6%.

Os pesquisadores avaliam que o colapso hospitalar levou a atrasos e lacunas no tratamento, cujas consequências a longo prazo ainda estão sendo avaliadas.

Prevenção

O câncer de colo de útero está associado em 99% dos casos a infecções persistentes pelo HPV. Por isso, a prevenção depende da vacinação, do rastreamento por exames de rotina e do tratamento das lesões pré-cancerígenas.

Na rede pública, a vacina quadrivalente está disponível para meninos e meninas entre 9 e 14 anos, além de grupos específicos até os 45 anos — como pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes em tratamento de câncer. Já na rede privada, a vacina nonavalente pode ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos.

“O ônus econômico e social do câncer de colo de útero no Brasil é significativo. Este estudo reitera o apelo urgente por políticas públicas para ampliar a imunização contra o HPV e os programas de rastreamento. Com o diagnóstico precoce, será possível reduzir a demanda por cuidados paliativos e otimizar o uso dos recursos do SUS”, conclui o levantamento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:35h • 20 de agosto de 2025

Viagem Literária 2025 leva histórias afro-brasileiras para bibliotecas do interior paulista

Circuito já passou por Assis na terça-feira e segue nesta semana com apresentações em Ourinhos, Presidente Prudente, Venceslau, Bastos, Tupã, Marília e Garça

Descrição da imagem

Cidades • 12:01h • 20 de agosto de 2025

Energisa instala totens de autoatendimento em Assis, Tupã, Palmital e mais cidades

Equipamentos funcionam como “caixa eletrônico” e permitem pagamento de faturas, emissão de segunda via, mudança de titularidade e outros serviços sem filas

Descrição da imagem

Classificados • 11:30h • 20 de agosto de 2025

Ambev abre inscrições para programas de Trainee e Estágio 2026 com salários de até R$ 9 mil

Companhia busca jovens talentos de todo o país, incluindo Assis e região, para oportunidades de liderança, vivência internacional e desenvolvimento de carreira

Descrição da imagem

Saúde • 11:00h • 20 de agosto de 2025

Estudo liga pregabalina a maior risco de insuficiência cardíaca em idosos

Pesquisa com mais de 240 mil pacientes nos EUA aponta que o uso da substância aumenta em até 85% a chance de problemas cardíacos em comparação à gabapentina.

Descrição da imagem

Educação • 10:37h • 20 de agosto de 2025

MEC define regras para manutenção de bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas

Portaria publicada pela Capes estabelece critérios de frequência e desempenho acadêmico para que estudantes mantenham o benefício mensal de R$ 1.050

Descrição da imagem

Saúde • 09:24h • 20 de agosto de 2025

Rolo de massagem ajuda na mobilidade e alivia dor lombar crônica

Testada em voluntários, opção para tratamento da doença aumentou a velocidade de movimento do tronco, podendo evitar fadiga precoce

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 20 de agosto de 2025

Rodas de conversa com psicólogas, escolha do local de provas: veja novidades da Fuvest 2026

Fuvest Escuta atende à necessidade de oferecer suporte psicológico àqueles vestibulandos sujeitos a crises de ansiedade ou estresse

Descrição da imagem

Saúde • 08:41h • 20 de agosto de 2025

Vacinas do Butantan entram em programa de incentivo à inovação

Programa reconhece capacidade tecnológica do Butantan, que passa a ter estímulo e condições de desenvolver as vacinas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?