Saúde • 08:28h • 08 de setembro de 2025
Campanha Setembro Verde: 46 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil
Maioria dos pacientes está na fila por um rim; especialistas pedem ações concretas para ampliar conscientização e reduzir burocracias
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações do Voxdoc | Foto: Arquivo/Âncora1
A campanha Setembro Verde reforça a importância da doação de órgãos e tecidos no Brasil, com foco na conscientização sobre o impacto desse gesto solidário capaz de salvar milhares de vidas. Atualmente, segundo o Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde, 46.956 pessoas aguardam por um transplante no país.
Desse total, 92,75% dos pacientes estão na fila por um rim, o equivalente a 43.552 pessoas. Em seguida, aparecem os transplantes de fígado, com 2.311 em espera, e de coração, com 436. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná concentram os maiores números de pacientes, com 22.493, 4.172 e 2.663, respectivamente.

Projeto de lei busca alinhar transplantes à vontade expressa do cidadão
Perfil dos pacientes e desafios
Homens representam 59% da fila e a faixa etária predominante está entre 50 e 64 anos. Para especialistas, além da conscientização, o Brasil precisa enfrentar gargalos que dificultam a efetivação dos transplantes, como a burocracia e a desinformação.
Raul Canal, presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), alerta que a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos precisa sair do papel. “É preciso transformar a lei em iniciativas efetivas e duradouras para que a conscientização se reflita em mais doadores e menos vidas prejudicadas pela burocracia ou pela desinformação”, afirma.
Avanços legislativos em debate
O Projeto de Lei nº 3.643/2019 propõe que o consentimento familiar só seja necessário quando o potencial doador não tiver manifestado em vida sua vontade de forma expressa e válida. A proposta chegou ao plenário da Câmara dos Deputados em março deste ano, mas ainda não foi votada após seis sessões encerradas sem apreciação.
Para Canal, alinhar o sistema de transplantes à escolha individual é um passo fundamental. “A Anadem acompanha essa proposição e acredita que aproximar o processo da decisão do próprio cidadão poderá salvar mais vidas e tornar o sistema mais transparente e eficiente”, conclui.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço