• OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro
  • Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba
  • Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:08h • 25 de outubro de 2025

Cai de 51% para 37% uso de internet nas escolas por adolescentes

Uma das causas é a lei que restringe celulares em colégios

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Pesquisa revela que 46% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet para ver vídeos
Pesquisa revela que 46% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet para ver vídeos

O uso da internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos dentro das escolas diminuiu em 2025, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (22) em São Paulo. A proporção de estudantes que acessam a internet nas escolas caiu de 51% no ano passado para 37% neste ano.

De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, uma das razões pode ser a lei que restringiu o uso de celulares em escolas, aprovada no início de 2025. Ela explicou que a coleta de dados começou em março, quando a medida já estava em vigor, o que indica relação entre a restrição e a redução do acesso à internet no ambiente escolar.

A pesquisadora destacou também que o debate político sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital tem influenciado o comportamento online. Ela lembrou que há uma queda no uso de redes sociais entre os mais jovens, mesmo antes da entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, que trata da segurança no ambiente virtual.

O estudo, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou estabilidade no número de usuários da internet nessa faixa etária. Em 2025, 92% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usaram a internet nos últimos três meses, número semelhante ao dos anos anteriores (93% em 2024 e 95% em 2023). Isso representa cerca de 24,6 milhões de jovens conectados no país.

Mesmo com essa estabilidade, houve mudanças nos hábitos de uso. “Começamos a ver uma redução no acesso dentro das escolas e nas redes sociais entre os mais novos, voltando a níveis semelhantes aos de antes da pandemia”, disse Adib.

O celular continua sendo o principal meio de acesso à internet, citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%). A maioria acessa a rede de casa (84%), várias vezes ao dia, enquanto 12% acessam várias vezes ao dia na escola, 13% uma vez por semana e 9% uma vez ao mês.

Entre as principais atividades online estão as pesquisas escolares (81%), buscas por temas de interesse (70%), leitura de notícias (48%) e informações sobre saúde (31%).

A pesquisa também apontou aumento no número de jovens que nunca acessaram a internet. Em 2024, eram cerca de 492 mil; em 2025, esse número subiu para 710 mil.

Outro dado importante é que 46% das crianças e adolescentes acessam a internet para assistir a vídeos produzidos por influenciadores digitais, muitas vezes várias vezes ao dia. “Não perguntamos qual é o conteúdo, mas observamos a presença de temas como consumo, apostas e divulgação de produtos, o que pode ter impactos variados”, explicou a pesquisadora.

Luísa Adib reforçou que os pais devem acompanhar e dialogar com os filhos sobre o uso da internet, já que a chamada “mediação ativa” é considerada mais eficaz do que apenas impor restrições. Ela ressaltou ainda que as plataformas digitais também têm papel importante na moderação de conteúdos, conforme previsto no ECA Digital, mas nenhuma medida isolada é suficiente.

A pesquisa ouviu 2.370 crianças e adolescentes e 2.370 pais ou responsáveis em todo o país, entre março e setembro de 2025. Realizado anualmente desde 2012, o TIC Kids Online Brasil é uma das principais referências sobre o uso da internet por jovens no país.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 20:08h • 04 de dezembro de 2025

OMODA & JAECOO anuncia chegada de novo lote de veículos ao Brasil no dia 15 de dezembro

Expansão atende alta demanda nacional e reforça a presença da marca no mercado automotivo brasileiro

Descrição da imagem

Variedades • 19:00h • 04 de dezembro de 2025

Qual cor usar no Ano-Novo, veja a paleta que deve guiar 2026

Especialista explica como numerologia e psicologia das cores orientam a escolha das tonalidades ideais para começar o ano com propósito e intenção

Descrição da imagem

Saúde • 18:36h • 04 de dezembro de 2025

Água de coco ganha espaço nos treinos e impulsiona mercado global em expansão

Hidratação natural, eletrólitos e menor processamento colocam a bebida entre as preferidas de quem pratica atividade física

Descrição da imagem

Cidades • 17:42h • 04 de dezembro de 2025

Cândido Mota mantém leilão de bens aberto até sexta, dia 12, com 17 lotes disponíveis

Processo segue em andamento no portal da Sumaré Leilões e inclui veículos, equipamentos e materiais inservíveis da Prefeitura

Descrição da imagem

Cidades • 17:09h • 04 de dezembro de 2025

Grande Coral Celebra Assis reúne vozes de igrejas e grupos musicais no dia 19

Apresentação integra a programação oficial do Celebra Assis e será realizada em frente à Estação Ferroviária, com ensaio geral marcado para o dia 18

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:38h • 04 de dezembro de 2025

Fraternidade São João Paulo II se apresenta neste domingo na Semana Católica 2025 em Maracaí

Cidade recebe noite de música, oração e integração comunitária na Praça da Matriz

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:16h • 04 de dezembro de 2025

Vila Operária realiza evento em celebração ao Dia Nacional do Samba

Programação reúne grupos locais e bateria da escola, com apresentação gratuita no barracão da V.O.

Descrição da imagem

Classificados • 15:50h • 04 de dezembro de 2025

Empresa do setor digital de leitura tem vagas 100% remotas para todo o Brasil

Oportunidades incluem áreas de tecnologia, produto, editorial, marketing e financeiro com atuação integral à distância