• USP tem 7 mil vagas em cursos de verão na área de filosofia, ciências humanas e literatura
  • Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
  • Mitos e verdades sobre concursos em ano eleitoral esclarecem cenário de 2026
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:08h • 25 de outubro de 2025

Cai de 51% para 37% uso de internet nas escolas por adolescentes

Uma das causas é a lei que restringe celulares em colégios

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Pesquisa revela que 46% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet para ver vídeos
Pesquisa revela que 46% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet para ver vídeos

O uso da internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos dentro das escolas diminuiu em 2025, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (22) em São Paulo. A proporção de estudantes que acessam a internet nas escolas caiu de 51% no ano passado para 37% neste ano.

De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, uma das razões pode ser a lei que restringiu o uso de celulares em escolas, aprovada no início de 2025. Ela explicou que a coleta de dados começou em março, quando a medida já estava em vigor, o que indica relação entre a restrição e a redução do acesso à internet no ambiente escolar.

A pesquisadora destacou também que o debate político sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital tem influenciado o comportamento online. Ela lembrou que há uma queda no uso de redes sociais entre os mais jovens, mesmo antes da entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, que trata da segurança no ambiente virtual.

O estudo, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou estabilidade no número de usuários da internet nessa faixa etária. Em 2025, 92% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usaram a internet nos últimos três meses, número semelhante ao dos anos anteriores (93% em 2024 e 95% em 2023). Isso representa cerca de 24,6 milhões de jovens conectados no país.

Mesmo com essa estabilidade, houve mudanças nos hábitos de uso. “Começamos a ver uma redução no acesso dentro das escolas e nas redes sociais entre os mais novos, voltando a níveis semelhantes aos de antes da pandemia”, disse Adib.

O celular continua sendo o principal meio de acesso à internet, citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%). A maioria acessa a rede de casa (84%), várias vezes ao dia, enquanto 12% acessam várias vezes ao dia na escola, 13% uma vez por semana e 9% uma vez ao mês.

Entre as principais atividades online estão as pesquisas escolares (81%), buscas por temas de interesse (70%), leitura de notícias (48%) e informações sobre saúde (31%).

A pesquisa também apontou aumento no número de jovens que nunca acessaram a internet. Em 2024, eram cerca de 492 mil; em 2025, esse número subiu para 710 mil.

Outro dado importante é que 46% das crianças e adolescentes acessam a internet para assistir a vídeos produzidos por influenciadores digitais, muitas vezes várias vezes ao dia. “Não perguntamos qual é o conteúdo, mas observamos a presença de temas como consumo, apostas e divulgação de produtos, o que pode ter impactos variados”, explicou a pesquisadora.

Luísa Adib reforçou que os pais devem acompanhar e dialogar com os filhos sobre o uso da internet, já que a chamada “mediação ativa” é considerada mais eficaz do que apenas impor restrições. Ela ressaltou ainda que as plataformas digitais também têm papel importante na moderação de conteúdos, conforme previsto no ECA Digital, mas nenhuma medida isolada é suficiente.

A pesquisa ouviu 2.370 crianças e adolescentes e 2.370 pais ou responsáveis em todo o país, entre março e setembro de 2025. Realizado anualmente desde 2012, o TIC Kids Online Brasil é uma das principais referências sobre o uso da internet por jovens no país.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:31h • 20 de janeiro de 2026

Fusca Clube de Assis comemora Dia Nacional do Fusca com encontro aberto no centro da cidade

Evento reúne colecionadores, entusiastas e curiosos nesta terça-feira, com clássicos em exposição e integração com a Feira da Noite

Descrição da imagem

Cidades • 12:04h • 20 de janeiro de 2026

ISS Fixo 2026: guias já estão disponíveis para profissionais autônomos em Cândido Mota

Primeira parcela vence em 25 de janeiro; documentos podem ser emitidos on-line, por e-mail ou no setor de tributos

Descrição da imagem

Mundo • 11:36h • 20 de janeiro de 2026

CLT ou PJ: tire suas dúvidas sobre direitos e remuneração antes e pós férias

As férias representam um instrumento essencial de proteção à saúde física e mental do trabalhador. Conheça seus direitos

Descrição da imagem

Esporte • 11:13h • 20 de janeiro de 2026

Começaram na segunda-feira as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2026

Valor das bolsas varia de R$ 410 a R$ 16.629,00

Descrição da imagem

Mundo • 10:33h • 20 de janeiro de 2026

Mais barata e rápida: veja o que muda para tirar a CNH em São Paulo

Detran-SP já viabilizou novo formato de exame teórico e baixou taxas dos exames médico e psicotécnico

Descrição da imagem

Cidades • 10:23h • 20 de janeiro de 2026

Prestação de contas: APDESP apresenta dados financeiros para garantir lisura administrativa

APDESP publica Demonstração do Resultado do Exercício com detalhamento de receitas, despesas e fontes de recursos, reforçando compromisso com a lisura administrativa

Descrição da imagem

Educação • 10:11h • 20 de janeiro de 2026

USP tem 7 mil vagas em cursos de verão na área de filosofia, ciências humanas e literatura

As aulas são gratuitas, on-line e abertas para todos os interessados; as inscrições já cxomeçaram e as vagas serão distribuídas por meio de sorteio

Descrição da imagem

Mundo • 09:47h • 20 de janeiro de 2026

IPVA 2026: vence nesta terça (20) pagamento com desconto ou 1ª parcela da placa final 7

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar