• Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota
  • Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas
  • Última semana de agosto em Assis será de calor, tempo firme e chance de chuva apenas na sexta-feira
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 14:55h • 29 de janeiro de 2025

Butantan e Universidade do Texas firmam parceria em vacinas e doenças infecciosas

Novo acordo internacional contempla a realização de pesquisa e desenvolvimento, intercâmbio de estudantes e reuniões científicas

Agência SP | Foto: Instituto Butantan/Governo de SP

Um dos focos iniciais será o estudo de uma vacina contra a febre do Mayaro, doença semelhante à dengue.
Um dos focos iniciais será o estudo de uma vacina contra a febre do Mayaro, doença semelhante à dengue.

O Instituto Butantan e a Fundação Butantan assinaram na semana passada um Memorando de Entendimento com a Faculdade de Medicina da Universidade do Texas (UTMB, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. O objetivo do acordo é promover a colaboração científica entre as instituições e acelerar o desenvolvimento de vacinas para doenças emergentes, por meio de programas de pesquisa, intercâmbio de estudantes e pesquisadores, e compartilhamento de expertises e de instalações.

“A parceria com a UTMB é mais um importante passo do Butantan na política de internacionalização. O intercâmbio de pesquisadores e estudantes e o compartilhamento de conhecimento e de instalações avançadas é fundamental para alavancar a pesquisa científica”, destaca o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

As áreas previstas para cooperação entre Butantan e UTMB incluem imunogenicidade de vacinas, resposta imune e envelhecimento, desenvolvimento de novos imunobiológicos e epidemiologia de doenças infecciosas. Um dos focos iniciais será o estudo de uma vacina contra a febre do Mayaro, doença semelhante à dengue e à chikungunya. As instituições também devem organizar reuniões científicas para estreitar parcerias entre seus pesquisadores.

“Como cientistas que pensam no futuro, nossa preocupação é onde a próxima pandemia tem mais probabilidade de acontecer. Queremos estar preparados para ajudar a preveni-la, seja por meio de vacinas ou com terapias inovadoras”, diz o vice-presidente da equipe de Ciência da UTMB, Alan Landay. O pesquisador norte-americano esteve no Brasil recentemente para participar da Reunião Científica Anual (RCA) do Butantan, ocasião na qual a parceria foi discutida.

Para o diretor do Instituto de Infecções Humanas e Imunidade da UTMB, Scott Weaver, o acordo ajuda a ampliar o combate a doenças infecciosas – importante em um cenário de aquecimento global que facilita a propagação de infecções. “A colaboração com o Butantan não só favorece o desenvolvimento de vacinas contra doenças com impactos regionais imediatos, como também fortalece nossa habilidade de nos proteger contra a disseminação dessas doenças”, afirma.

Fundada em 1891, a UTMB foi a primeira universidade médica pública do Texas. Tendo já formado mais de 25 mil profissionais em medicina, enfermagem, ciências biomédicas e ciências da saúde, a instituição possui seis hospitais, uma rede de clínicas e instalações de pesquisa de última geração, além de laboratórios de nível de biossegurança 4 (NB4), que possibilitam o estudo de diferentes patógenos. Suas principais áreas de pesquisa são: doenças infecciosas, desenvolvimento de vacinas, envelhecimento e longevidade, neurociência, medicina molecular, saúde ambiental, asma, saúde gastrointestinal, câncer e diabetes.

Cooperação com a Universidade Duke

Recentemente, o Butantan também assinou um Memorando de Entendimento com o Instituto de Vacinas Humanas da Universidade Duke (DHVI), dos Estados Unidos, que prevê ações conjuntas relacionadas ao desenvolvimento de imunizantes e à preparação para pandemias.

O DHVI é um instituto de pesquisa da Universidade Duke, criado em 1990 para apoiar a universidade no desenvolvimento de vacinas e terapias para o HIV e outras infecções emergentes. A missão do DHVI é desenvolver produtos para prevenir e tratar doenças de importância global e atuar na formação da próxima geração de cientistas.

A cooperação entre o Butantan e instituições estrangeiras já rendeu frutos como o desenvolvimento da vacina da dengue, em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA, e da primeira vacina do mundo contra chikungunya, desenvolvida em conjunto com a empresa franco-austríaca Valneva. Ambas estão em estágio avançado e sob avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 13:32h • 25 de agosto de 2025

Obras de recapeamento afetam tráfego entre Assis e Cândido Mota

Intervenção acontece em frente ao Motel Bella Sintra, na rodovia que liga Assis a Cândido Mota, com tráfego controlado no sistema “Pare e Siga”

Descrição da imagem

Economia • 13:18h • 25 de agosto de 2025

Brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos em 2025, aponta ACSP

Valor foi registrado 23 dias antes do que no ano passado e reflete aumento da arrecadação em várias frentes

Descrição da imagem

Saúde • 12:30h • 25 de agosto de 2025

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Medida foi recomendada ao Ministério da Saúde pelo impacto financeiro

Descrição da imagem

Cidades • 12:05h • 25 de agosto de 2025

Assis recebe hoje simpósio sobre direitos da pessoa com deficiência na FEMA

Evento acontece nesta segunda-feira à noite no Anfiteatro do Bloco 12 e reúne especialistas do Direito com emissão de certificado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:43h • 25 de agosto de 2025

Agosto Lilás: medidas protetivas em defesa de mulheres em SP crescem 22,3% em 2025

De janeiro a julho, 67.990 pedidos de medidas protetivas foram ajuizados em São Paulo; avanço acompanha ampliação de canais digitais, salas DDM e o aplicativo SP Mulher Segura

Descrição da imagem

Mundo • 11:11h • 25 de agosto de 2025

Energisa Sul-Sudeste é destaque nacional no Prêmio Abradee 2025

Distribuidora que atende Assis e região conquistou o segundo lugar em Avaliação do Cliente e Gestão Operacional

Descrição da imagem

Saúde • 10:32h • 25 de agosto de 2025

Brasil avança na vacinação contra HPV e supera média global

Cobertura entre meninas superou 82% em 2024. Entre meninos, também houve um salto com a retomada das ações de vacinação no país

Descrição da imagem

Educação • 10:13h • 25 de agosto de 2025

Dia Nacional da Educação Infantil: desafios da inclusão de crianças autistas em creches e pré-escolas

Brasil registra mais de 636 mil estudantes com TEA, mas especialistas alertam que matrícula ainda não garante inclusão real

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?