Variedades • 11:13h • 24 de setembro de 2025
Busca por saúde emocional influencia escolha de moradia no Brasil
Tendência crescente mostra que proximidade com áreas verdes e projetos voltados ao bem-estar pesam cada vez mais na decisão de compra ou aluguel de imóveis
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da SemFronteiras Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1
No contexto do Setembro Amarelo, que chama atenção para os cuidados com a saúde mental, cresce no Brasil uma tendência que conecta o mercado imobiliário ao bem-estar emocional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país lidera o ranking mundial de casos de ansiedade, com mais de 18 milhões de pessoas afetadas. Para parte desses brasileiros, morar próximo à natureza ou em locais que ofereçam refúgios contra o estresse tem se tornado prioridade.
Pesquisas reforçam esse movimento. Um estudo da Universidade de São Paulo, publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo, mostra que a simples observação de áreas verdes pode melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar. Já um levantamento da Brain em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias revelou que 80% dos entrevistados consideram o acesso a ambientes naturais um fator decisivo ao buscar um imóvel.
Especialistas explicam que o perfil do consumidor mudou. Mais do que metragem ou localização, o que está em alta são projetos que privilegiem o contato com a natureza, iluminação natural, ambientes silenciosos e áreas de lazer integradas. Espaços voltados a práticas de relaxamento, como yoga, meditação e caminhada, além de áreas de convivência que transmitam aconchego e segurança, têm atraído cada vez mais interesse.
Para o mercado imobiliário, essa busca por refúgio reflete diretamente nos empreendimentos lançados em diversas regiões do país, que incorporam hortas, jardins, trilhas, spas e áreas de contemplação em seus projetos. O objetivo é transformar o espaço de moradia em um aliado da saúde emocional, indo além da função de abrigo.
A valorização de imóveis que oferecem essa conexão com a natureza é um sinal de que a saúde mental, antes tratada como um tema restrito ao campo médico, começa a influenciar também hábitos de consumo e estilos de vida.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo
Ciência e Tecnologia
Nova anomalia no 3I/ATLAS levanta hipótese inédita de mecanismo artificial no espaço