• Pssico: Ambientada no Pará, série da Netflix provoca reflexões sobre família, religião e vulnerabilidade social
  • USP é a melhor universidade ibero-americana pelo terceiro ano consecutivo, segundo ranking
  • Corrida com cães: especialistas destacam cuidados indispensáveis para a prática
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 13:30h • 15 de fevereiro de 2025

Brics estuda medidas para regular Inteligência Artificial

Bloco quer uso ético da nova tecnologia

Agência Brasil | Foto: Arquivo Âncora1

Entre as preocupações observadas pelo GT estão o desenvolvimento de políticas de proteção social para trabalhadores que perderem emprego diante das transformações tecnológicas.
Entre as preocupações observadas pelo GT estão o desenvolvimento de políticas de proteção social para trabalhadores que perderem emprego diante das transformações tecnológicas.

Dez países integrantes do Brics estão planejando - de forma conjunta - formas de lidar com os impactos que a Inteligência Artificial causará no mercado de trabalho. Entre as medidas em debate figura possibilidade de se desenvolver medidas regulatórias conjuntas visando o uso ético dessa tecnologia.

O assunto foi debatido nos dias 12 e 13 de fevereiro durante reuniões do grupo de trabalho (GT) formado pelo bloco para debater assuntos relacionados a emprego.

Integram o Brics Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Entre as preocupações observadas pelo GT estão o desenvolvimento de políticas de proteção social para trabalhadores que perderem emprego diante das transformações tecnológicas; e o estímulo para que jovens e idosos desenvolvam potencialidades para que possam estar incluídos nessas novas tecnologias.

Consensos

Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Emprego do Brics, Maíra Lacerda diz estar confiante de que muitos consensos serão apresentados em documento a ser assinado pelos ministros do Trabalho do bloco, durante a reunião agendada para 25 de abril no Itamaraty, em Brasília.

Segundo ela, que é também assessora de Relações Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego, as reuniões prévias para o encontro, ocorridas de forma virtual esta semana, já acenam com “propostas concretas e objetivas”, em especial relacionadas a uma regulação ética da Inteligência Artificial.

“Todos países planejam fazer algo no âmbito local, mas estamos antevendo que algo está em vista também de forma coletiva envolvendo o bloco”, disse a coordenadora do GT. “Na visão de todos, a IA não é monstro, mas ela precisa ser usada com ética”, acrescentou.

Sessões

Foram dois dias de reuniões dedicadas a discutir o tema. As atividades se dividiram em quatro sessões: impacto da IA no mercado de trabalho; transformação digital para novos setores; desenvolvimento de políticas de proteção social para trabalhadores que perderem emprego; e encorajamento ao aprendizado continuado para desenvolver potencialidades, em especial de jovens e idosos.

Maíra Lacerda disse ser grande a expectativa de colaboração entre os países, no sentido de proteger os trabalhadores. “Percebemos consensos também com relação à preocupação com educação e com a inserção de trabalhadores jovens e idosos”, disse

“Todos falam de cooperação e união do Brics para tratar do tema Inteligência Artificial. Existindo vontade, os horizontes são amplos, inclusive com troca de conhecimentos e de tecnologias, pelos países”, acrescentou.

Implementação

A fim de viabilizar ao máximo a implementação das propostas que constarão no documento a ser assinado pelos ministros, estuda-se, caso seja do interesse do país membro, a possibilidade de internalizar alguns pontos acordados em suas legislações.

Tal medida é vista como um recurso para evitar que uma eventual mudança de governo nos países resulte em retrocesso àquilo que havia sido consensual no grupo. “Mas isso é algo a ser decidido de forma individual pelo país”, pondera a coordenadora do GT.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 20:43h • 21 de agosto de 2025

Sono ruim, alergias e dores: descubra o impacto do travesseiro na sua vida

A importância da escolha correta e da manutenção para evitar dores e garantir noites revigorantes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:24h • 21 de agosto de 2025

Pssico: Ambientada no Pará, série da Netflix provoca reflexões sobre família, religião e vulnerabilidade social

Produção dirigida por Meirelles tem quatro episódios e é inspirada em livro que aborda violência, vulnerabilidade social e falta de acolhimento familiar

Descrição da imagem

Saúde • 18:29h • 21 de agosto de 2025

9 hábitos que aliviam dores nas articulações no inverno, segundo ortopedista

Ortopedista explica como reduzir desconfortos, manter a mobilidade e até quando a cirurgia pode ser necessária

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:33h • 21 de agosto de 2025

SP tem roteiros para viajantes solteiros; confira 5 dicas

Entre vinícolas e parques temáticos, Setur-SP destaca experiências em estádios de futebol, mergulhos monitorados e uma jornada pelas cavernas do Vale do Ribeira

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 21 de agosto de 2025

Arquitetura, magia e gastronomia: 7 razões para visitar a Disneyland Paris

Especialista em Disney explica por que o parque francês é único e deve entrar no roteiro de viagem dos brasileiros

Descrição da imagem

Esporte • 16:44h • 21 de agosto de 2025

Voleibol adulto feminino agita noite em Echaporã com amistosos gratuitos

Jogos acontecem nesta quinta-feira, dia 21, no Ginásio de Esportes, com entrada gratuita e presença do público local

Descrição da imagem

Saúde • 16:13h • 21 de agosto de 2025

Cresce número de mortes por ataques de abelhas e falta tratamento específico no Brasil

Número de ocorrências cresceu 83% em três anos e mortes mais que dobraram, enquanto falta tratamento específico

Descrição da imagem

Educação • 15:55h • 21 de agosto de 2025

USP é a melhor universidade ibero-americana pelo terceiro ano consecutivo, segundo ranking

Além da USP, a Unesp e a Unicamp se destacaram entre as 500 melhores instituições classificadas, ocupando o grupo entre a 401ª e a 500ª posição

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?